Welcome Guest, please login or register.
Username:
Password:

Notícias: Você que é Visitante ou Membro do Fórum da MPHP Participe do Novo Tópico sobre Submarinos Nucleares: Descomissionamento, A Questão
  Mostrar Mensagens
Páginas: 1 [2] 3 4
16  Pilares da MPHP / IURD / As ações da IURD contra a Folha de São Paulo : 20:02:08:15:36:26
Pessoal

O que acham da ação orquestrada da IURD orientando fiéis a entrar com ações contra a FS em diversos pontos do país com intúito claro de complicar o direito de defesa.

As ações são idênticas tipo copie&cola e algumas audiências são praticamente simultâneas.

O que causa ainda mais indignação é ver o Presidente da República defender as ações por nítida motivação política, já que não quer desagradar seus aliados inclusive o vice do PRP, partido comandado pela Universal.

Que país é este!!!!!!!!!!!!!!!
17  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 19:02:08:23:41:53
Dra. Aíla (seguindo o tratamento utilizado pelo Gildemar e que eu estava esquecendo)

Adorei as informações sobre messias e Hillel.

Isto está muito bom!!!

Como contribuição olhem que interessante:

http://www.ebionite.org/ (em especial o manifesto ebionita)

http://ebionite.com/
18  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 19:02:08:23:32:35

Perfeito e para discutir precisamos dos pontos de discussão.
Por exemplo, você viu o argumento de Maccoby a respeito da analogia de Paulo e deve ter lido nossa contra-argumentação, você indicaria algo que eu deva considerar novamente ou algo que não considerei? Se não, eu diria que é melhor começar a desconfiar de Maccoby.
Não é desconfiando que desenterramos o que preferiram enterrar?

Sim, eu li sua argumentação e não tenho nada a criticar ou acrescentar. Bela exegese, mas a questão Maccoby não se resume a Rm 6 e 7.


Muito interessante, mas sem dados concretos não tenho como avaliar a seriedade das afirmações do grande Eisenman a respeito desse "pré-cristianismo no qual Jesus ainda não havia alcançado centralidade".
Lembro que estou discutindo isso com o Paulo Dias, e sinceramente, me parece ser meio estapafúrdio, isso, de colocar Tiago como o grande líder desde o princípio e Jesus como uma figura marginal que foi lembrada somente no final do século I.
Agora é certo que Tiago, irmão de Jesus, foi um dos grandes líderes do cristianismo primitivo, o próprio NT mostra isso.
Mas é complicado conectar Tiago ao movimento dos ebionita, entendendo como ebionita o judeu-cristão que exigia que os gentios se tornassem judeus para se habilitarem a ser cristãos.
Mesmo assim, me parece que esse livro do Eisenman vale a pena comprar, talvez por causa da estatura de Eisenman.
Então vamos desenterrar, apontar aquilo que apoiamos, identificar os pontos que lhes dão apoio, os escritos, os cenários antigos, como estamos a fazer lá na Lista com nosso amigo Brian, que é um ótimo debatedor, apesar de ter pedido para que eu não viesse com churumelas.


Quanto ao livro de Eisenmam eu lhe faço uma proposta. Você me encaminha seu endereço de correspondência por email e eu envio de presente um exemplar Zero Km para você. Tenho dois, um da edição de 2002 que chegou primeiro e já iniciei os amarelamentos etc e outro da edição de 1997 que burramente comprei pensando que era outro livro. Pura distração, porque a capa era diferente e não observei direito. São idênticos no conteúdo, só a forma é diferente.

Não sabia o que fazer com o livro e lhe oferecer me parece um bom destino.

Quanto a Tiago, ainda não estou suficientemente preparado, mas acho, me desculpe a expressão, que o buraco é mais em baixo. Não é tão simples e Eisenmam é um grande ponto de partida. São mais de 1000 páginas de um estudo profundo.

Abs
19  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 19:02:08:17:54:44

E Marião,

Gostar da leitura e da aparente lógica não é nada objetivo. Pra gente discutir, a gente precisa que você indique para nós quais argumentos lhe parecem lógicos para que avaliemos.

Por exemplo, fazer menção aos textos dos Ebionitas que afirmam que Paulo era um gentio jagunço do sumo-sacerdote, e não indicar exatamente que textos são esses, ou pior, indicar errado, o extrato chamado "Evangelho dos Ebionitas", presente no Panarion de Epifânio, que nem fala de Paulo, é fraquíssimo.

Um grande abraço a todos,
Gildemar

Bom, eu gostaria mesmo de ver estes textos e estou na esperança que a Aíla mostre as referências ou você destrua a argumentação do Maccoby. Eu não disse que ele está certo, mas acho que é para chegar às respostas que estamos aqui a discutir.

Sem querer complicar posso introduzir também as opiniões de Rober Eisenman no seu maravilhoso livro "James The Brother of Jesus' Watkins Publishing - London 2002, 1073 páginas, originalmente publicado pela Faber & Faber em 1997.

Eisenmam conta a história da formação do cristianismo pré-histórico e aborda as divergências Paulino ebionitas emprestando a ela uma seriedade que com sua credibilidade precisa ser levada em conta. Eisenmam descobre um proto-cristianismo ou um pré-cristianismo no qual Jesus ainda não havia alcançado centralidade. Segundo um comentário de Robert Price (do Jesus Seminar), "enquanto Burton Mack enxerga o germe original do cristianismo como uma variante dos cínicos, Eisenmam restaura ou justifica a alegação antiga de Renan de que o cristianismo começou como 'um essenismo'."

Por  isso, objetivamente não tenho nada a acrescentar (quem sou eu para isto) e sim estou querendo desenterrar, se possível. Tudo com a "mentalidade Brian" de discutir estes tópicos, se você como membro da JH me entende. Rolar os Olhos
20  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 18:02:08:23:38:13
Ô Marião,

Você podia explicitar essa quedinha em pontos objetivos para que a gente pudesse discutir.

Um grande abraço,
Gildemar

Tem relação como que a Aíla citou abaixo

Oi Sr Mário

Quanto ao Maccoby, bem... é uma leitura agradável sem todos aqueles aparatos de grego e hebraico que encontramos nesse tipo de literatura, na qual os autores lutam para provar por A+B que seus argumentos são bem fundamentados. Então, Maccoby não faz esse tipo de prova dos argumentos e assim a leitura é agradável e fluente. Mas, apesar de algumas intuições boas, como ele não usa as tais provas dos argumentos, as hipótese que ele levanta deixam muitas brechas para as críticas, como essa acima  sobre o Evangelho dos Ebionitas. E no campo da abordagem dos fenômemos religiosos o terreno é minado, a gente tem que ser esperto, não pode ir dizendo qualquer coisa e achar que todo mundo vai aceitar.
Contudo, Maccoby tem seu valor, ele levantou muitas suspeitas que fazem sentido. Eu não acho que ele seja um autor ruim, eu acho que ele necessita de uma base mais sólida para a argumentação.
O Sr pode continuar tendo sua quedinha por ele Contente, isso fará a nossa conversa mais agradável.
Um forte abraço


A leitura é fácil e as argumentações têm lógica e eu gostaria de aprender com a Aíla aonde e como especificamente ele precisa tornar mais sólida a sua argumentação. Eu quero dizer aprender mesmo, gostaria de conhecer os pontos fracos em detalhes. O que li retirei da Internet, mas estou comprando o seu livro. O que acho é que não nos podemos fiar somente nas cartas e nos Atos para definir Paulo. Esta questão dos ebionitas me interessa muito, pois seria uma fonte extra-NT e gostaria de ter uma relação de documentos e como consegui-los.
21  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 16:02:08:14:29:32
Tem razão Aíla o movimento na JH está grande e bom.
Convido você a ler as duas mensagens de hoje relativa à participação exemplar de um novo membro de nome Brian.

Os arquivos como você já percebeu estão abertos novamente para quem não é membro.

Estou acompanhando com muito interesse este seu estudo, mas já te antemão informo que tenho uma quedinha pelo Maccoby.  Contente
22  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 13:02:08:23:27:10
Aíla e Gildemar

Excelente proposição.
Vou acompanhar.

E não se preocupem, aqui o meu controle é total. Lá no Yahoo embora tenha criado a Lista não me considero dono e sou e tenho que ser tolerante. Aqui não. Não admitirei nenhum tipo de atitude daquelas que conhecemos bem por lá..
23  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Paulo de Tarso e Jesus de Nazaré : 9:02:08:23:09:56
Olá Aíla e Gildemar

Interessante a discussão, vou ler com atenção para poder participar. O que sei de Hyam Maccoby eu li na Internet tendo inclusive citado nos artigos 2000 Anos ..., os quais retirei do ar.

No momento, estou bastante envolvido nisto, pois resolvi escrever um livro sobre Tiago "O Justo", mas é coisa para daqui há dois anos estou ainda na pesquisa e investindo muito em livros e referências.
24  Pilares da MPHP / Singularidade Tecnológica / Re: Vernor Vinge (entrevista) : 30:01:08:19:55:29
Para mim pode usar qualquer dos endereços de email para contato com o site MPHP.
Não eu não preparei ainda, também estive muito ocupado em uma pesquisa que estou fazendo.
25  Pilares da MPHP / Singularidade Tecnológica / Re: Vernor Vinge (entrevista) : 1:12:07:15:07:03
Edgar, você tem resenha de contos do Vinge editados em português?
Se tiver gostaria de publicá-los assim como outros contos de FC que já vi você publicou na Macrocosmo

Edgar, sobre resenhas podemos publicar alguma de suas resenhas da Revista MacroCosmo?
26  Pilares da MPHP / IURD / Re: As práticas da IURD e a Fé : 14:11:07:19:38:28
A MPHP tem três artigos que dão uma boa idéia do que é a IURD:

http://www.mphp.org/religiao-e-seitas/sobre-as-categorias-universais-relevantes-aspectos-observados-na-igreja-universal-do-reino-de-deus..html

http://www.mphp.org/religiao-e-seitas/templo-maior-farsa-ainda-maior.html

http://www.mphp.org/religiao-e-seitas/orar-porque.html
27  Pilares da MPHP / Singularidade Tecnológica / Re: Vernor Vinge (entrevista) : 14:11:07:02:35:11
Edgar, você tem resenha de contos do Vinge editados em português?
Se tiver gostaria de publicá-los assim como outros contos de FC que já vi você publicou na Macrocosmo
28  Pilares da MPHP / Príncípio Antrópico / Temas correlatos no Blog da MPHP (CanalMPHP) : 12:11:07:19:49:12
As seguintes postagens no Blog CanalMPHP têm relação com o asssunto:

http://mphp.org/blog/2007/10/universos-paralelos-realmente-existem.html

http://mphp.org/blog/2007/10/teoria-m.html

http://mphp.org/blog/2007/11/buracos-negros-podem-encerrar-universos.html

29  Pilares da MPHP / Problemas Brasileiros / Sucateamento das Forças Armadas : 12:11:07:18:50:35
Bastante preocupante a matéria de O Globo neste domingo 11/11/2007 com relação à falta de investimento nas FAs.

Como já tive oportunidade de escrever em alguns Fóruns e mesmo aqui em artigos da MPHP isto também se deve à falta de compromisso de nossos chefes militares com a vontade nacional. Desde a ditadura ainda não foi restabelecido o laço de respeito e consideração entre a sociedade e as forças armadas, à despeito de a maioria de seus integrantes hoje não terem participado daquela época.

É lastimável a situação de nosso material bélico, mas enquanto as FAs não provarem para a sociedade qual é realmente a função que devem desempenhar que eu acho deve ser planejada olhando-se mais para dentro de nosso território e de nossos problemas ao invés de continuar-se com sonhos de potência intercontinental. Com isso quero dizer, referindo-me, por exemplo, à Marinha que não precisamos de submarinos nucleares ou porta-aviões, mas sim de navios leves e modernos que fiscalizem nossos portos marítimos e águas interiores.

Quando esta compreensão de que os objetivos devem estar afinados com o que a sociedade deseja os investimentos virão.

Estou aceitando textos sobre o tema para serem publicados na seção de Problemas Brasileiros da MPHP. Os interessados devem entrar em contato.
30  Pilares da MPHP / Singularidade Tecnológica / Re: Vernor Vinge (entrevista) : 12:11:07:18:40:37
Obrigado Edgar

Tanto por se filiar como pela disponibilização da entrevista.
Bastante interessante.
Espero que você possa me ajudar a decolar os debates neste tema. Como você pode notar são muitos os acessos, mas quase zero a participação.
Páginas: 1 [2] 3 4

Theme by webtechnica.net