Welcome Guest, please login or register.
Username:
Password:

Notícias: Você que é Visitante ou Membro do Fórum da MPHP Participe do Novo Tópico sobre Submarinos Nucleares: Descomissionamento, A Questão
  Mostrar Mensagens
Páginas: 1 2 3 [4]
46  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 21:03:07:03:28:21

Aquele artigo sobre a Ressurreição, o querigma e o gnosticismo tá muito bom, né. Foi o Sr quem o escreveu?
Até breve.
Eu de início tinha respondido sim, mas já faz tanto tempo e fui reler. Na verdade, ele é baseado em Burton Mack.

Só escrevo quando alguma coisa me inspira ai uso a inspiração alguma pesquisa e transpiração.

Achou que não era típico para um engenheiro? Como acho que já disse e está na página principal no texto sobre Edgar Morin, sou universalista, mas você acertou, pois está muito em cima de alguns textos e idéias de Burton Mack e algumas poucas minhas.


Abs
47  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 20:03:07:17:24:21

Falando sobre artigos... agora eu estou tão sem tempo...    resolvi priorizar minha pesquisa e não há nada que me remova dessa decisão... eu me envolvi demais com preparação de temas para debates durante o ano que passou, me atrasei na pesquisa e fiquei sobrecarregada, não vou fazer mais isso... os artigos ficarão para o futuro. Mas... só por curiosidade... que temas o Sr gostaria que fossem tratados em artigos escritos por mim?

Por que não sugere ao Sr Gildemar uma abordagem sobre Thiering a partir do que foi discutido no Grupo Jesus Histórico? Isto ajudaria os leitores a ficarem mais situados.


Aíla
Eu gostaria de um artigo mais técnico, como vc sabe escrever, sobre estes eventos da ressurreição que o Tarciso está abordando.

Eu fico um pouco preocupado com a repercussão destes artigos na MPHP, embora eu tenha corrido o risco de forma assumida.
Você pode notar, a estatística é nova, mas mesmo contando os inúmeros acessos repetidos que nós mesmos fazemos, os artigos estão tendo uma boa visitação/leitura.

O risco a que me refiro é a invasão de idéias místicas, porque por mais que a Thiering se esforce e o Tarciso a aprove, eu acho suas idéias mirabolantes e lendárias.

Assim seria um contraponto, mas respeito o seu timing torcendo para que sobre um tempinho no futuro.

Estou também aguardando um artigo do Sérgio, que pelo tempo que ele está preparando deve vir uma coisa densa.

Já pedi algo ao Gildemar, mas vou conversar novamente com ele. Eu havia pedido a ele para dissertar sobre a experiência que ele tem tido ao discutir com um grupo com tanta diversidade religisosa como o JH, sendo ele um homem de muita fé tradicional.
Acho que é possivel ele escrever algo para a MPHP sem ferir sua linha editorial, ou seja, não posso aceitar pregações.

Abs
48  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 19:03:07:17:21:32
Sobre o segundo artigo do Tarciso: Jesus Morreu na Cruz?

Eu vi seu comentário lá Aíla.

Quando eu convidei o Tarciso para enviar artigos eu sabia com quase toda a certeza que ele ira fazê-los sobre as teses de Barbara Thiering.

Esta estudiosa australiana sobre certos aspectos é inusitada. Possui excelente background acadêmico, mas em virtude de suas interpretações como especialista no DSS (Dead See Scrolls) não é levada muito a sério embora tenha alguns seguidores. Inclusive, até o meio do ano passado existia um grupo no Yahoo 'qumran_origin · Qumran and The Early Christian Church " no qual ela era a mentora, mas com a sída dela em abril de 2006 o grupo, praticamente, cessou suas atividades, mas ainda existe e pode ser acessado.

Geza Vermes, outro conhecido especialista nos DSS, é um de seus maiores críticos e assim se manifestou quando da publicação do livro da Dra. Thiering, "Jesus and the Riddle of the Dead Sea Scrolls" em 1994:

Citar
A reinterpretação da Professora Barbara Thiering do Novo Testamento, na qual ela casa, divorcia, coloca Jesus como pai de quatro crianças e o torna o "Sacerdote da Iniquidade" dos Manuscritos do Mar Morto, não criou nenhum impacto entre a opinião especializada. Os estudiosos dos Manuscritos e do Novo Testamento consideram as bases na nova teoria, o uso da chamada "Técnica do Pesher" por Thiering, sem substância. O pesher de  Qumran — a palavra em si significa "interpretação"— é uma forma de Exegese Bíblica que busca determinar a significância de um texto profético já existente apontando para sua confirmação em pessoas ou eventos pertencentes à era do interpretador. A Professora Thiering, em contrapartida, vira a seqüência de cabeça para baixo e alega que os autores do Novo Testamento compuseram a história dos evangelhos de maneira que a técnica do pesher pudesse subsequentemente ser ajustada a ela.

Na verdade, esta interpretações da Barbara Thiering não tem muita relação com as origens das lendas sobre o Santo Graal que alguns jornalistas exploraram e acabou no bestseller de Don Brown, mas não deixam de ser, na minha opinião, míticas embora o Tarciso aparentemente não gostou quando mencionei isto em minha nota na MPHP.

Abraços

P.S. Falando sobre artigos, aonde estão os seus Piscar
49  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Vaticano condena teólogo : 15:03:07:20:50:10
Oi
Já que ninguém tá a fim de muita conversa eu vou aproveitar o espaço, se me permite o Adm, para divulgar a notícia de que o Vaticano condenou os escritos do teólogo jesuíta Jon Sobrino, entre outras coisas e principalmente, porque, segundo o Vaticano, este teólogo colocou em dúvida a divindade de Jesus Cristo.

abraços

Realmente, um fórum como este leva tempo para engrenar, mas depois que engrena como não existem email enviados ele tende a ter discussões mais eficientes e visitantes mais fiéis.

Interessante esta notícia que vc. postou. Não conheço a obra de Sobrino, mas pelo que li na notificação assim como o Boff este pessoal fica sempre em cima do muro para evitar perder suas cátedras.

Falar que o NT apenas deixa pressupostos da divindade e não falar nada é a mesma coisa. Ele, claramente, tem receio de afirmar que a divindade de Jesus foi uma criação da Igreja, deixando isto apenas nas entrelinhas.

Continue alimentando as discussões é uma ajuda neste início do Fórum. Já enviei um email ao Tarciso reiterando que ele apareça por aqui, mas até agora nada.

Abraços
50  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 11:03:07:18:12:48
Ele conseguiu afinal colocar sua resposta na página, nos comentários ao artigo, logo abaixo do seu.
O meu comentário no outro artigo ele ainda não conseguiu responder.

Abs
51  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 10:03:07:13:20:04
Aíla
O Tarciso informou-me por email que havia respondido, mas como vc sabe ele não tem muita intimidade com estas ferramentas online e não vi o comentário dele em nenhum local, nem aqui nem no artigo.
Já o avisei por  email.
À propósito tem outro artigo dele no site no qual eu coloquei um comentário. Trata-se, no meu entendimento de um artigo preparatório, para introduzir as idéias de Barbara Thiering e por isso achei importante colocar uma nota.

Abs
52  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 4:03:07:22:50:51
Você pode fazer aonde preferir.
Vamos ver se ele aparece aqui ou lá.
Já liberei seu comentário na Página abaixo do artigo.

Abs.
53  Geral / Assuntos Gerais / Nova MPHP : 4:03:07:02:01:25
Olá Todos

A Nova MPHP dispõe de várias funcionalidades para seus membros e visitantes tais como: Chat, Fórum, a possibilidade de comentários em cada artigo e o download de artigos e brindes se você se tornar um membro.

Cadastra-se como memmbro é grátis, basta preencher o formulário disponível em cada página.

Querendo discutir qualquer artigo você pode também fazê-lo diretamente no próprio artigo e se for o caso trazer a discussão para este Fórum juntamente com seu autor.

Visite: http://mphp.org

Sejam bem-vindos.
54  Pilares da MPHP / Problemas Brasileiros / Criminalidade, Legislação Penal e Direitos Humanos : 4:03:07:01:44:45
Olá Todos

Gostaria que refletíssemos sobre os assuntos tratados em:

http://www.mphp.org/problemas-brasileiros/criminalidade-legislacao-penal-e-direitos-humanos.html

Abs
55  Pilares da MPHP / Singularidade Tecnológica / O que é Singularidade Tecnológica : 4:03:07:01:41:15
Olá Todos
A maneira mais rápida de introduzir o conceito no Fórum será direcionando as pessoas interessadas para um arquivo que escrevi na MPHP em 2005:

http://www.mphp.org/ciencia-e-tecnologia/singularidade-tecnologica-e-nanotecnologia.html

A partir deste artigo poderemos partir para muitas discussões proveitosas.

Abs.
56  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Re: Testemunhas da ressurreição : 4:03:07:01:33:52
Olá Aíla
Bom que vc voltou às lides.
Como o Fórum está muito no início seria também útil que vc fizesse este questionamento dentro do próprio artigo, ao final, no módulo de comentários. Acredito que a resposta do Tarciso viésse mais rápida, visto como vc sabe e ele mesmo confessa não ser muito costumas a Fóruns etc.
Mas de todo foi bom que vc postasse também aqui, ajuda a dar fôlego ao Fórum em seu início.
57  Regras do Fórum / Mensagens Administrativas, Regras... / Re: Abertura do Fórum da MPHP : 2:03:07:03:57:26
Conforme prometido, estão restaurados as permissões de postagem.

Os membros já podem postar livremente , dentro das regras.

Abracos a Todos
58  Pilares da MPHP / JesusHistórico / Jesus Histórico : 1:03:07:03:25:17
As pesquisas no tema Jesus Histórico vem se desenvolvendo nos últimos dois séculos de maneira tal que não é mais possível olhar-se para os Evangelhos Sinópticos e considerar que eles representam a totalidade daquilo que Jesus disse e agiu.
Neste Fórum, pretendemos abrir espaço para a discussão de assuntos relacionados com os artigos sobre o tema existentes na http://mphp.org. No entanto, não queremos nem desejamos discutir o assunto de forma ampla. Para isto já existe o Grupo Jesus Histórico que também é patrocinado em grande parte pela MPHP.

Querendo discutir a fundo o Jesus Histórico cadastre-se em:http://groups.yahoo.com/group/JesusHistorico/

Desejando comentar nossos artigos, faça-o aqui.
59  Regras do Fórum / Mensagens Administrativas, Regras... / Regras do Fórum MPHP : 1:03:07:02:56:12
Estas são as regras de utilização do Forum MPHP. O aceitamento das mesmas é necessário para leitura e postagem. O cadastramento implica na aceitação tácita destas regras. Caso não concorde com os termos abaixo postados, por favor entre em contato com um de nossos moderadores / administradores solicitando o cancelamento de sua conta junto com uma mensagem explícita dizendo se autoriza ou não que seus antigos posts continuem em nosso fórum.

Um abraço a todos.

--------------------------------

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO FORUM MPHP

--------------------------------

1 - O uso deste fórum – visitação, leitura, escrita, registro, cópia e referência (link) – implica na aceitação integral destas regras.

2 - Este fórum foi criado com o objetivo de ser um canal de discussões em lingua portuguesa do temas apresentados na MPHP. Todas as mensagens deverão ser postadas em português sob pena de serem apagadas sem aviso prévio.

3 - Todas as postagens publicadas no fórum estão sob a licença Creative Commons "by-sa" 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/)
   
4 - O uso de material intelectual alheio deve ser feito com a indicação da fonte e/ou dos devidos créditos. A licença adotada pelo site não se aplica a materiais citados de fontes externas, a menos que estejam junto com uma especificação do próprio autor.

5 - O conteúdo das postagens, mensagens privadas e a conduta dos usuários devem estar de acordo com a legislação da República Federativa do Brasil.
      5.1 - Somente os autores das postagens e mensagens privadas são responsáveis judicialmente por seu conteúdo. A administração do fórum não endossa qualquer prática criminosa realizada em seu sistema e se compromete em colaborar com as autoridades no fornecimento de dados de usuários sob solicitação oficial.

6 - Todo o conteúdo do Forum é meramente didático, com o objetivo de instruir, esclarecer, ajudar, divulgar o conhecimento e combater a ignorância. Nenhum utilizador do Fórum ou membro da equipe têm a obrigação de saber resolver qualquer problema ou sanar qualquer dúvida.

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

8 - Para zelar pela harmonia no fórum, postagens e mensagens de cunho publicitário, pregação religiosa ou propaganda política (vide anexo A) não serão permitidos (vide anexo B).
     8:1: Não serão aceitas também mensagens com ofensa pessoal, insinuação maldosa, calúnia, difamação ou qualquer outro ataque pessoal a usuários deste ou de outro fórum. A infração será punida conforme item 14.

9 - Nenhuma postagem poderá conter informações, instruções ou procedimentos que causem, disseminem ou fomentem danos à computadores, invasões, quebra de privacidade, ataques de rede e similares. Também não serão permitidas postagens relacionadas direta ou indiretamente a conteúdos pornográficos, nudez explícita ou qualquer material destinado a maiores (de 18 anos).

10 - Os utilizadores são responsáveis pelo uso que fazem da informação que recolhem no fórum. Aos moderadores e aos administradores não será imputada qualquer responsabilidade pelo uso que os usuários fizerem das informações nem pela procedência das mesmas. O Fórum MPHP, bem como seus administradores e moderadores, isenta-se de qualquer responsabilidade por possíveis infrações decorrentes do envio, por parte dos usuários, de informações ilegais indicadas por terceiros.

11 - O tamanho máximo para avatares (imagens de exibição) é de 110x110 (110 pixels de largura por 110 pixels de altura) e 12 KB. Cada usuário poderá utilizar o espaço de até 468x60 (468 pixels de largura por 60 pixels de altura) em sua assinatura onde será permitido colocar o que quiser, desde que compatível com todas as demais regras. O tamanho em KBs total da assinatura, sem considerar textos (que também fazem parte da área), não deve ultrapassar os 15KBs (15.360 bytes). Qualquer conteúdo publicitário é passível de moderação. Assinaturas maiores que o permitido estarão sujeitas a remoção sem qualquer aviso prévio.

12 - As mensagens deverão ser postadas nas seções corretas, de acordo com o assunto que mais condiz com seu conteúdo. Mensagens consideradas em locais impróprios estão passíveis de moderação sob penitência de serem movidas ou até mesmo apagadas sem qualquer tipo de aviso prévio.

13 - A administração do forum não se responsabiliza por interrupções na disponibilização do serviço nem com a continuidade do mesmo.

14 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário.
     14:1: As medidas administrativas são: advertência, moderação e expulsão.

15 - Estas regras poderão sofrer futuras emendas com aviso prévio de 30 dias.

ANEXO:
A) Serão consideradas propagandas políticas mensagens que enalteçam ou desmereçam políticos, candidatos, partidos ou filosofias (ex: socialismo, anarquismo etc). Durante o período de propaganda política gratuita no rádio e na TV, não será permitido a menção de nomes de candidatos, números ou legendas. Fora desse período, a menção só será permitida quando relacionada ao escopo do fórum.

B) Serão  consideradas pregações religiosas mensagens que, de forma imperativa, anunciem, divulguem ou exaltem um credo, líder ou preceito. Também serão inclusas nessa categoria as mensagens que desmereçam a crença de outros indivíduos ou o ateísmo.


 
 
60  Regras do Fórum / Mensagens Administrativas, Regras... / Abertura do Fórum da MPHP : 1:03:07:02:25:14
Olá Visitantes e Membros

O Fórum da MPHP está sendo instalado e portanto, enquanto não são postadas algumas regras e não são organizados os tópicos e também suas regras internas não existe ainda liberação de postagem, mesmo para os membros cadastrados.
Aproveitem para conhecer o Fórum e suas facilidades.
Embora ainda não liberamos as mensagens o cadastramento está aberto para quem desejar se antecipar.
Em breve, no máximo até o dia 02/03, estaremos liberando a postagem.

Obrigado por Visitar o Fórum da MPHP
Páginas: 1 2 3 [4]

Theme by webtechnica.net