Welcome Guest, please login or register.
Username:
Password:

Notícias: Você que é Visitante ou Membro do Fórum da MPHP Participe do Novo Tópico sobre Submarinos Nucleares: Descomissionamento, A Questão
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
Topic Tools  
Read
6:03:08:13:51:49
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30




A obviedade deste interesse sobre o Jesus humano é típico do nosso tempo.
Mas as comunidades do primeiro século não eram "humanistas seculares".
Abraços,
Brian


Obrigado Brian pela sua intervenção.
Eu tento me esforçar para compreender e aceitar explicações lúcidas como esta sua, mas acabo sendo remetido à discussão sobre ideologia que estou considerando de importância capital em nosso estudo.
Muito me agradaria ter sua opinião naquele tópico. Alguns conceitos que a Aíla colocou lá têm provocado reflexões interessantes dentro de mim. Algumas delas nem me agradam muito para não dizer que são decepcionantes.
Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Read
6:03:08:16:12:06
brian_kibuuka
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 9



Olá, Mário...

Cabe um complemento na minha fala.
Os cristãos primitivos também não eram:
-católicos
- protestantes
- ortodoxos
- comunistas
- liberais ou neoliberais...

Eu vou postar lá sim! Só quero registrar aqui uma opinião que tenho, e que desejo deixar clara para todos: ficar defendendo a fé, seja ela qual for, é um atraso de vida!!! Quem tem fé, seja no que for, deve entender que ela é coerente apenas para si e para o seu grupo. Ficar con-BATENDO e con-VENCENDO é uma bobagem, que só destila o ódio!

E tentar con-BATER e con-VENCER quem tem fé é inútil!

Nessa dialética é que caminho...

Abração e até logo - lá no post da ideologia,

Brian



Registrado
 

Read
20:04:08:23:52:07
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá Todos e, especialmente, Gildemar

Hoje eu revi, cuidadosamente, toda a discussão deste tópico, leitura que confesso não tinha feito com tanto cuidado na época, cerca de dois meses atrás.

Tenho a dizer que realmente não tenho nada de objetivo (solicitação sua Gildemar) a acrescentar na discussão e reafirmo o elogio que já tinha feito à análise do Gildemar.

Lembro apenas que estávamos falando, exclusivamente, de Rm 7 e ainda não me sinto satisfeito, inteiramente, com relação a Maccoby. Ainda não recebi o livro dele e espero que esta discussão seja expandida pela Aíla em futuro próximo.

Pretendo alimentar alguma coisa neste tópico com trechos do texto pseudoclementino "Recognitions" e algumas observações sobre o assunto de Eisenman, mas ainda estou analisando.
Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Read
19:06:08:02:31:51
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá todos

Comecei a publicar a tradução do texto do Hyam Maccoby disponível na Internet: Jesus e a Resistência Judia.

Estou fazendo em 3 partes:

Jesus e a Resistência Judia - Parte 1 (Já Publicado) Introdução, Religião e Revolta: Os Fariseus, O Messias

Jesus e a Resistência Judia – Parte 2 – (Já Publicado) O Rei dos Judeus;

Jesus e a Resistência Judia – Parte 3 – (Já Publicado) O Dia do Senhor e Prisão e Julgamento.

Todas as 3 partes publicadas.




« Última modificação: 13:08:08:17:47:36 por Mário » Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Read
22:03:10:18:50:11
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá Aíla e Gildemar

Depois de receber o livro e lê-lo ficou para mim a impressão que essa discussão foi impregnada por ideologias dos debatedores em um grau acima do razoável.

O livro de Maccoby é excelente e não se resume à discussão sobre Romanos 7 que foi levada a efeito por aqui.

Eu espero que a Aíla e o Gildemar voltem para que possamos colocar outras teses do Maccoby em discussão.

The Mytmaker - Paul and the Invention od Christianity é um trabalho corajoso que merece uma discussão menos ideológica.

Segue abaixo o conteúdo do livro:

CONTENTS

PART I: SAUL
   I The Problem of Paul                   
   2 The Standpoint of this Book    
   3 The Pharisees                     
   4 Was Jesus a Pharisee?            
   5 Why Was Jesus Crucified?             
   6 Was Paul a Pharisee?                 
   7 Alleged Rabbinical Style in Paul's Epistles     
   8 Paul and Stephen
          
PART 11: PAUL
   9 The Road to Damascus           
   10 Damascus and After    
   I I Paul and the Eucharist       
   12 The 'Jerusalem Church'    
   13 The Split                     
   14 The Trial of Paul            
   15 The Evidence of the Ebionites         
   16 The Mythmaker       
   Note on Method                   
   Notes                       
   Bibliography                    
   Index                           
   Index of Quotations    
   
« Última modificação: 22:03:10:18:59:45 por Mário » Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
Ir para:  


Theme by webtechnica.net