Welcome Guest, please login or register.
Username:
Password:

Notícias: Você que é Visitante ou Membro do Fórum da MPHP Participe do Novo Tópico sobre Submarinos Nucleares: Descomissionamento, A Questão
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Topic Tools  
Read
15:03:08:18:17:42
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá
Atos 12:17 é importante para autenticar a importância de Tiago na Igreja Primitiva, mas não seria também o anúncio da morte de Pedro invalidando qualquer evangelização posterior em Roma?

eporeuyh eiv eteron topon como neste artigo que encontrei na The Society of Biblical Literature não significaria ir para a morte, morrer? (não tenho o artigo todo, só esta parte)


Gostaria dos comentários.

Mário
Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Read
16:03:08:03:21:25
brian_kibuuka
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 9



Caro amigo,

O texto expressa um recurso literário recorrente utilizado pelo autor lucano.

É simples - mas um pouco difícil de observar.

Há no texto de Atpos uma tensão entre a necessária pregação aos gentios e a manutenção do cristianismo em domínios judeus. Quando o autor de Lucas escreve, ele já sabia do sucesso da pregação cristã entre gentios, além das histórias da morte de Pedro e Paulo. Conhecia também a dificuldade inicial de aceitação da pregação as gentios.

Que recurso ele utiliza então?

Todos os que descobrem e se lançam à pregação aos gentios "desaparecem".

Pedro, após entender o ministério da pregação aos gentios, desaparece - o que possivelmente indica mais que a sua morte - indica o verdadeiro perpetuamento do seu ministério, uma vez que a sua ida a um campo de trabalho gentílico, após a sua relutância em pregar aos gentios, a sua rejeição ao lenço com alimentos impuros e a sua dificuldade com a pregação e batismo a Cornélio são superadas. Após ele entender a mensagem divina, ele desaparece!

Paulo, o outro grande personagem de Atos, insiste em anunciar o testemunho primeiramente em sinagogas - e não é chamado de apóstolo enquanto assim procede! Os principais adversários, que trouxeram grandes dificuldades para a sua pregação, eram judeus. Por fim, Paulo descobre, após a prisão domiciliar, que deve parar de insistir na idéia que durante todo o livro ele praticou, e se entregou com intrepidez à pregação aos gentios. O que acontece após isto? O livro acaba. É sempre assim em Atos - o silêncio sobre a morte desses personagens se traduz em "sumiço" - e o sumiço só ocorre após os mesmos se convencerem da necessária pregação aos gentios.

Acredito que é um recurso literário importante, desde que não seja feito dele uma desculpa para o antisemitismo!

Abraços,

Brian
Registrado
 

Read
27:03:08:03:07:17
Gildemar
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 26



Oi Mário,

Não esqueci os outros assuntos não. Só estou muito sem tempo. Mas, assim que possível vamos voltar a eles.

Sobre esse caso específico, acho importante verificar como os proponentes da tese de que Atos 12 contém uma narrativa romanceada da morte de Pedro, tratam a participação de Pedro no Concílio de Jerusalém no ano 50 EC, igualmente narrado em Atos, no capítulo 15, mais de cinco anos depois do ano no qual eles identificaram a morte dele.

E então. Qual é a solução deles para essa outra narrativa de Atos?

Um grande abraço,
Gildemar

P.S.: Brian, interessante a tese de que o autor de Atos pontua a decisão definitiva pelos gentios com um desaparecimento.
Registrado
 

Páginas: [1]   Ir para o Topo
Ir para:  


Theme by webtechnica.net