Welcome Guest, please login or register.
Username:
Password:

Notícias: Você que é Visitante ou Membro do Fórum da MPHP Participe do Novo Tópico sobre Submarinos Nucleares: Descomissionamento, A Questão
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Topic Tools  
Read
28:07:08:01:23:50
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá Todos
Estamos mais acostumados a ler trabalhos que colocam a opisição de Paulo contra o judaísmo cristão ou judaizantes.

No entanto, existem alguns estudos modernos que pretendem colocar a opisição de Paulo, explicitamente, contra o Império Romano.

Aonde alguns enxergam considerações teológicas outros vêem aspectos políticos de anti-imperialismo romano.

Um dos autores que tem escrito sobre isto e que possui tradução em português é Richard Horsley em seus livros Paulo e o Império: religião e poder na sociedade imperial romana (1997 publicado no Brasil pela IMAGO em 2004) e Paul and the Roman Imperial Order (Harrisburg, Pa.: Trinity Press International, 2004).
As alegações de anti-imperialismo são em diversas cartas principalmente em Romanos, Filipenses e 1 Tessalonicenses.

As análises são complicadas, não muito evidentes e se iniciam na escolha de certos termos gregos. Confesso que muitas não me convenceram, mas o problema pode estar em alguma deficiência minha na filologia destes termos. Pretendo me aprofundar mais neste tema, pois é também tangente à pesquisa que venho fazendo sobre Tiago.

Em breve escreverei uma resenha sobre o primeiro livro citado e vou abordar com mais detalhes. Quem tiver algo a complementar é muito bem-vindo.




Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Read
29:07:08:19:16:39
Mário
Newbie

*
Offline Offline

Mensagens: 30



Olá todos

A resenha citada no post anterior já está publicada em:

Horsley, Richard, Paulo é o Império
Registrado

Abs.
Mário Porto
 

Páginas: [1]   Ir para o Topo
Ir para:  


Theme by webtechnica.net