Contemporalizando Cristo PDF Imprimir E-mail

Faça No Final Desta Página O Download Da Tese Completa de Marcelo Carreiro:

 

"Contemporalizando Cristo:
Um Estudo Histórico e Documental do Cristianismo Primitivo".

 

  • Cap. I Os Judeus e o Mundo no Início da Era Cristã - Fazendo um breve histórico do Judaísmo, de sua origem até por cerca do século I, focando sua estrutura social e cultural. É impossível uma análise histórica do cristianismo sem estudarmos seu predecessor histórico - o judaísmo.
  • Capítulo II – O Jesus Histórico; - Questões Sobre o Estudo Histórico de Jesus; – Análises Históricas & Questões de estudo.
  • Capítulo III - A Igreja Primitiva e Seu Desenvolvimento; Paulo; A primeira Expansão Cristã; A Consolidação da Igreja com o Império.
  • Cap IV Os Evangelhos Apócrifos - Um estudo sobre as obras de autores do início do cristianismo excluídas ou não reconhecidas pelo cristianismo. Quais são esses textos, qual seu conteúdo, sua importância e os estudos atuais sobre eles ? Qual seu impacto nos dogmas do cristianismo ?
  • Cap V As Fontes Históricas - Uma análise dos "corroboradores clássicos" - autores não-cristão que a Igreja aponta como comprovação da existência de Cristo e de parte dos evangelhos.
  • Cap VI Os Estudos Atuais - Tratando da atual pesquisa histórica sobre o "Jesus Histórico", os centros de pesquisa, as obras, publicações e autores relevantes.
  • Cap. VII A Igreja e a História - A resposta da Igreja Católica Apostólica Romana sobre as conclusões do estudo sobre o "Jesus Histórico". Uma visão da Igreja e, comparativamente, a resposta de um cristão.
  • Bibliografia & Leituras Recomendadas.

 

Sugerimos a leitura de três outros artigos do site que podem servir como referência ao entendimento do tema: FAQ do Problema Sinótico , 2000 Anos do Mito Cristão e Existe um Jesus Histórico?

Esta leitura pode servir de base para a participação no novo grupo Jesus Histórico. Como alguns sabem este grupo foi criado no final do ano de 1999 e não "decolou", principalmente, em função do desaparecimento da NET, do seu coordenador, Marcelo Carreiro, em ago 2000.

Posteriormente, em ago de 2001, o próprio ListBot encerrou suas atividades e a Lista literalmente acabou. Em 07/12/2001 reativamos a Lista, já então no Yahoo Groups, e em Janeiro de 2002 iniciamos os debates. Completamos em 7/12/2006 cinco anos de operação com os participantes (110) entre historiadores, exegetas, teólogos e leigos gerando, desde então, mais de 5000 mensagens sobre o tema.

A Lista é aberta a todos que se interessem pelo tema, não é moderada, mas o registro inicial depende de aprovação da coordenação (preferimos nos auto-denominar desta forma) quando então após o prenchimento de um formulário o candidato tem sua admissão aprovada para postar na Lista. Este questionário visa apenas obter dados do candidato e informações sobre seu interesse e experiência no tema. Isto não impõe qualquer restrição ao ingresso, pois qualquer pessoa, mesmo alguém leigo no assunto, pode obter seu ingresso.

Desta maneira, a Lista não é mais indexada pelos mecanismos de busca e o ingresso dos participantes passou a ser efeivado por convite e não mais por uma pesquisa no Google. Dentro dos objetivos traçados, que visam torná-la uma referência em lingua portuguesa sobre o Jesus Histórico, as conclusões serão futuramente publicadas e serão promovidos seminários nacionais e internacionais sobre o tema.

Se você se interessa por este tema, acesse Agora mesmo a Lista, e solicite seu ingresso.

Quem foi Jesus? O que realmente disse? Que atos realizou? O que pretendia? Existe um Jesus Histórico? A Lista tem como objetivo debater o Jesus Histórico, aquele Jesus, homem ou mito, que podemos resgatar, retomar ou reconstruir, utilizando os instrumentos da moderna pesquisa histórica. Como documentos recentes, tais como os manuscritos encontrados em cavernas às margens do Mar Morto ou próximo à vila de Nag Hammadi, no alto Nilo, reformularam nosso entendimento deste personagem? Este Jesus Histórico será construído sem apelo à fé e será, com certeza,um produto científico que poderá ou não coincidir com o Jesus de Nazaré apresentado nos evangelhos.

Assim como agiram em suas pesquisas, autores já citados nesta página,
Jesus dentro do Judaísmo de James Charlesworth e Jesus um Judeu Marginal de John P. Meir , a participação exige que não se apele para a fé. Você pode obter livros sobre o tema, nas livrarias associadas ao Site, fazendo a busca através dos links acima. Optando por obter seu livros aqui você está ajudando a manutenção deste Site.

Dentro do espírito acima consideramos perfeitamente possível a participação conjunta de céticos e crentes.

 


 

Para assinar a Lista você pode fazê-lo aqui mesmo:

 


Assine JesusHistorico
Powered by groups.yahoo.com

  Clique na imagem abaixo para fazer o download da Tese de Marcelo Carreiro

"Contemporalizando Cristo:
Um Estudo Histórico e Documental do Cristianismo Primitivo".

download

Trackback(0)
Comentarios (0)add
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: