Grupo Jesus Histórico PDF Imprimir E-mail

O Grupo Jesus Histórico. foi inicialmente criado no final do ano de 1999, hospedado no ListBot e não "decolou", principalmente, em função do desaparecimento da NET, do seu coordenador, Marcelo Carreiro, em ago. 2000. Posteriormente, em ago. de 2001, o próprio ListBot encerrou suas atividades e a Lista literalmente morreu.

Em 07/12/2001 reativamos a Lista, já então no Yahoo Groups, e em Janeiro de 2002 iniciamos os debates. Completamos em 7/12/2008 sete anos de operação, com os participantes (120) entre historiadores, exegetas, teólogos e leigos gerando, até agora, mais de 10.000 mensagens sobre o tema. A Lista é aberta a todos que se interessem pelo tema, não é moderada, mas o registro inicial depende de aprovação da moderação.

Após o preenchimento de um formulário e a posterior postagem de uma ou duas mensagens que demonstre o correto entendimento das regras o candidato tem sua admissão aprovada para postar na Lista. Este questionário visa apenas obter dados do candidato e informações sobre seu interesse e experiência no tema. Isto não impõe qualquer restrição ao ingresso, pois qualquer pessoa, mesmo alguém leigo no assunto, pode obter as prerrogativas de participação.

A Lista, depois de algum tempo fora da indexação pelos mecanismos de busca com o ingresso dos participantes sendo efetivados apenas por convite e não mais por uma pesquisa no Google, voltou temporariamente, e este é o estado atual, a ser indexada permitindo inscrições sem convite. Portanto, aproveite este momento para fazer o seu ingresso na Lista, pois tão logo sejam preenchidas vagas em número suficiente ela voltará a se fechar para o Google. 

Dentro dos objetivos traçados, que visam torná-la uma referência em língua portuguesa sobre o Jesus Histórico, as conclusões serão futuramente publicadas e serão promovidos seminários nacionais e internacionais sobre o tema.

Se você se interessa por este tema, acesse agora mesmo a Lista e solicite seu ingresso.

Quem foi Jesus? O que realmente disse? Que atos realizou? O que pretendia? Existe um Jesus Histórico? A Lista tem como objetivo debater o Jesus Histórico, aquele Jesus, homem ou mito, que podemos resgatar, retomar ou reconstruir, utilizando os instrumentos da moderna pesquisa histórica. Como documentos recentes, tais como os manuscritos encontrados em cavernas às margens do Mar Morto ou próximo à vila de Nag Hammadi, no alto Nilo, reformularam nosso entendimento deste personagem? Este Jesus Histórico será construído sem apelo à fé e será, com certeza,um produto científico que poderá ou não coincidir com o Jesus de Nazaré apresentado nos evangelhos.

Assim como agiram em suas pesquisas, autores já citados neste site, Jesus dentro do Judaísmo de James Charlesworth e Jesus um Judeu Marginal de John P. Meir , a participação exige que não se apele para a fé. Você pode obter livros sobre o tema, nas livrarias associadas ao Site, fazendo a busca através dos links acima. Optando por obter seu livros aqui você está ajudando a manutenção deste Site. Dentro do espírito acima consideramos perfeitamente possível a participação conjunta de céticos e crentes.

Veja abaixo nossas regras que são enviadas a todos os assinantes da Lista.

NOME DO ARQUIVO: MENS_INICIAL.TXT (rev ago/08)

Prezado membro: POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO:

Estas são as Diretivas Gerais da Lista e são, automaticamente, enviadas a todos os participantes no momento de sua aprovação como membro da Lista. Modificações nestas regras são realizadas conformesejam necessárias. Não envie mensagens para a Lista a menos que você concorde em respeitar os pontos 1 até 15 que foram estabelecidos de maneira a propiciar um debate civilizado.Sua assinatura na Lista JesusHistorico é uma aceitação tácita das regras abaixo descritas.

PARA ENVIAR MENSAGENS PARA A LISTA USE O EMAIL

"Jesus Historico" http://groups.yahoo.com/group/JesusHistorico

1) Como explicado na página da lista, Debatendo O Jesus Histórico é uma lista de discussão de acesso restrito que pretende debater:

Quem foi Jesus? O que realmente disse?Que atos realizou? O que pretendia? Existe um Jesus Histórico? A Lista tem como objetivo debater o Jesus Histórico, aquele Jesus,homem ou mito, que podemos resgatar, retomar ou reconstruir,utilizando os instrumentos da moderna pesquisa histórica.Como documentos recentes, tais como os manuscritos encontrados em cavernas às margens do Mar Morto ou próximo à vila de Nag Hammadi,no alto Nilo, reformularam nosso entendimento deste personagem? Este Jesus Histórico será construído sem apelo à fé e será, com certeza,um produto científico que poderá ou não coincidir com o Jesus de Nazaré apresentado nos evangelhos.

A Lista possui três tipos de categorias de membros:

  • membros integrais:são os debatedores que não possuem qualquer restrição de postagem;
  • membros moderados: são membros novos ou que ainda não preencheram o formulário de apresentação exigidos pela regras da Lista para se tornarem membros integrais. Os membros novos permaneceram moderados até que com uma ou duas mensagens postadas possa ser verificado que já compreenderam o funcionamento e as regras da Lista membros moderados por inobservância de regras;
  • membro que passou à condição de moderado por haver infringido alguma regra da Lista.

2) Vamos debater este interessante tema, apelando para todos os instrumentos disponíveis na moderna pesquisa histórica. Aqui não usamos a fé.Todas as correntes religiosas do ateísmo ao islamismo são bem-vindas, reiteramos apenas que a Lista não é local para propagação da fé ou de crenças.

Participe com ética. É nossa intenção manter esta Lista como não-moderada, mas isto depende, exclusivamente, da aderência de todos os membros a estas regras. Numa Lista não moderada dependemos para o funcionamento que os mecanismos de auto-regulação funcionem.

Cumpra estas regras e a Lista e manteremos apenas uma função de coordenação. Os novos membros somente tem seu ingresso na Lista aprovado após preencherem o formulário de apresentação regulamentar.

Sua condição de membro integral somente será adquirida e mantida se demonstrarem, pelo perfil de sua participação, compreensão das regras da Lista. Pedimos ao novos membros que leiam mensagens da Lista antes de postarem sua primeira mensagem.

Caso sua participação nas primeiras mensagens não se coadune com as regras, o novo membro poderá ser mantido na condição de moderado até demonstrar perfeito entendimento das regras.O formulário de apresentação é enviado ao novo membro logo após sua solicitação de ingresso.

O membro tem 14 dias para enviar seu formulário antes que sua solicitação de ingresso perca validade.Aprenda mais sobre a Lista JesusHistorico Visitando:

http://groups.yahoo.com/group/JesusHistorico


3) Pedimos aos membros que não utilizem argumentos "Ad Hominem"(ataques pessoais) a nenhuma outra pessoa da lista, por mais acirrado que os ânimos possam estar. Por outro lado, é importante não confundir um ATAQUE A IDÉIAS com um ATAQUE A PESSOA.A primeira é até mesmo estimulada pois deixa os debates mais polêmicos e acirrados, mas a segunda é altamente reprovável.Ou seja, você pode (é até bom) discordar das opiniões dos outros listeiros, dizendo o que acha certo e errado no que ele pensa.Mas você não deve atacar a pessoa dele ou fazer comentários que indiretamente induzam conclusões subjetivas sobre as idéias de seu interlocutor.O tratamento deve ser respeitoso beirando à formalidade. Exemplo:

 

a) COMPORTAMENTO CERTO: "fulano de tal, discordo totalmente de suas idéias, porque recentemente li num livro que o que você está dizendo já foi demonstrado falso pela comunidade científica" ---ou "acho que a idéia que você está colocando não é adotada pela religião católica, porque os padres sempre falam que as imagens ainda são válidas".

 

b) COMPORTAMENTO ERRADO: "fulano de tal, suas idéias são estúpidas e preconceituosas"--- ou "acho que você só pensa assim porque é um idiota radical".Para evitar inclusões emotivas deixe sua resposta de "molho" por algumas horas, de preferência volte a analisá-la no dia seguinte.Você, naturalmente, sentirá vontade de abrandar os termos,retirando o excesso de manifestações emotivas.

3.1) A ocorrência de ataques pessoais burlando o estabelecido acima é passível de sanções administrativas na seguinte seqüência:

1ª ocorrência - advertência na Lista acompanhada de solicitação para que o ofensor se desculpe com o ofendido. A falta de retratação num prazo de 24 horas da mensagem de advertência implicará em suspensão do direitos de postagem por 15 dias. A recuperação de sua faculdade de postar será acompanhada de moderação pelo prazo de 15 dias.

2º ocorrência - Perda dos direitos de postagem por 30 dias.A recuperação de sua faculdade de postar será acompanhada de moderação pelo prazo de 30 dias.

3ª ocorrência - Suspensão por tempo indeterminado e envio do caso para a Comissão de Moderadores para fins de avaliar eventual banimento. Caso não seja decidido ainda o seu banimento o membro permanecerá moderado por tempo indeterminado.

4º ocorrência - Banimento automático

4) Os debates seguem um Plano de Trabalho conduzido por um membro responsável e não são permitidas postagens extemporâneas ou fora do tema em discussão. Procure manter-se dentro do tema em discussão na Lista. Assuntos fora do tema são chamados no jargão da Lista de off-toppics. Enfoque apenas aspectos relevantes para a busca do JesusHistórico.

Não faça proselitismo religioso ou utilize qualquer argumentação que denote pregação de sua fé. Isto não significa que você não pode se referir a temas considerados dogmas. Faça-o na tentativa de explicar atos e atitudes dos antigos cristãos, mas nunca tentando com estes argumentos comprovar aos participantes da Lista a correção da sua fé.

Mensagens ou links para websites de natureza apologética não são apropriados para este Fórum. Tendo dúvidas não hesite em discutir em caráter privado com o moderador as suas intenções quanto a postar um tema potencialmente fora do objeto central da Lista. Encorajamos os membros a realizarem este contato. Postagens fora do tema poderão tornar o membro integral moderado.

4.1) As ocorrências de desvios do tema caso sejam reincidentes podem implicar em sanções administrativas conforme seqüência abaixo:

1º Ocorrência - Advertência do Moderador ou de qualquer membro da Lista em mensagem privada para o moderador. O moderador se encarregará de informar o registro em PVT para o participante.

2º Ocorrência - Nova Advertência do Moderador ou de qualquer membro da Lista em mensagem privada para o moderador. O moderador se encarregará de informar o registro em PVT para o participante.

3º Ocorrência - Identificada pelo moderador, sujeita o membro a sofrer moderação nas sua postagens por 30 dias.

4ª Ocorrência - Identificada pelo moderador, sujeita o membro a sofrer moderação nas suas postagens por tempo indeterminado.

5) Ao dar uma resposta ou comentário faça o "quote" apenas da parte da mensagem relacionada com seu comentário. Nunca reproduza, desnecessariamente, a mensagem anterior na íntegra. Tome cuidados ao selecionar corretamente a parte da mensagem objeto de sua discordância ou comentário visando evitar a indução de conclusões erradas por parte dos outros participantes devido ao "quote" fora do contexto geral.

6) Mensagens muito longas que abordam várias questões podem ser entediantes para outros participantes. Encaminhe um ou dois, no máximo três pontos por mensagem e submita mensagens posteriores para completar suas questões. Quanto mais difícil você se mostrar aos demais participantes menos atenção sua mensagem receberá. Seja claro em suas referências.

7) Ao encerrar sua mensagem coloque seu nome. Não encerre a mensagem apenas com o endereço de email. Não podemos exigir, mas recomendamos que você abra um "passaporte Yahoo". As operações se tornam facilitadas dentro do Yahoo e você nele pode identificar apenas os dados que deseja tornar públicos, tais como nome, idade e localização(estado/país). Dentre os seus dados pessoais estes são aqueles que gostaríamos de conhecer. Se você não abrir um passaporte indique sua localização junto com a assinatura nas mensagens.

8) SPAMS NÃO SERÃO PERMITIDOS NA LISTA. Entende-se por SPAM toda forma  de propaganda comercial ou não comercial, alertas de vírus, "correntes", anúncios de outras listas de discussão, etc. Se você achar o tema muito relevante, consulte antecipada e reservadamente o moderador. A postagem de spam na Lista pode implicarem sanções administrativas do tipo definido nos itens 3. e 4. Não copie na Lista, textos disponíveis na Net use ao invés da cópia a disponibilização do link correspondente. Não poste mensagens de outras listas sem autorização do autor. Mensagens cruzadas não são permitidas.

9) Reitero a necessidade de utilizarmos a lista sem receios.Há normalmente dois tipos de membros, os meramente observadores e os ativistas. Como nossa lista não trata de assuntos unicamente técnicos ou específicos, PEDIMOS QUE VOCÊ SEJA UM ATIVISTA. Não esqueça que segundo a netiqueta é geralmente interessante fazermos uma breve apresentação quando entramos em uma lista-de-discussão. Na verdade isto será exigido de você como requisito para liberar a sua inscrição bem como a moderação inicial a que vc estará sujeito ao entrar na Lista.

10) Sinta-se livre para convidar seus amigos e colegas virtuais para fazer parte da lista. Quanto mais pessoas houverem, melhor será a polêmica e o entusiasmo nas discussões e debates, e mais formas de pensamentos diferentes poderão ser manifestas. Basta enviar o nome e o e-mail da pessoa para o moderador fazer o cadastro. Mas NÃO SE ESQUEÇA de antes ter CERTEZA que a pessoa quer fazer parte da lista.

11) COISA A EVITAR NA LISTA: Acentos no campo de assunto, mensagens em HTML e linhas com mais de 80 caracteres (ou parágrafos contínuos). Para não enviar HTML basta checar as opções do programa de email e selecionar 'Texto' no lugar de 'HTML'.Textos em inglês, especialmente os muito longos, devem ser evitados.Preferencialmente indique o link no qual o texto original é encontrado e faça na Lista um pequeno resumo ou comentário em português.Não se deve partir do pressuposto que todos da Lista podem ler em inglês.

12) CONFIGURAÇÃO DE RECEBIMENTO DAS MENSAGENS NA LISTA. Existem quatro maneiras possíveis de você configurar o recebimento de suas mensagens da Lista:

1) Mensagens Individuais (individual messages) Você receberá as mensagens em seu endereço cadastrado na Lista.

2) Mensagens Condensadas (Digest) Você receberá em seu endereço cadastrado na Lista as mensagens deforma condensada. Várias mensagens dentro de um mesmo envio.

3) Notas Especiais (Special Notes) Você receberá no seu endereço cadastrado na Lista apenas as mensagens que o moderador vier a classificar como "notas especiais". Normalmente algum aviso ou informação relevante para o uso da Lista.O número destas mensagens é muito reduzido (média de 1 por mês).

4) Nenhum email (no email) Você não receberá nenhuma mensagem e terá que consultar as mensagens no Website da Lista. Se você não tem o costume de visitar o site da Lista não aconselhamos este método e sugerimos que se utilize do método "notas especiais" no qual receberá um número muito reduzido de mensagens, mas ficará informado de algum acontecimento importante relativo à Lista que você assina e evitará deixar de tomar conhecimento de alguma matéria de interesse.

13) RECORTE DE NOTÍCIAS (RN) Um tipo de informação bastante útil à Lista e que pode ser fornecida por qualquer participante é o RECORTE DE NOTÍCIAS (RN).A idéia é manter o Grupo informado sobre as notícias veiculadas na imprensa relacionadas com o tema central da Lista. As mensagens que trazem estes recortes devem iniciar o cabeçalho com a sigla RN. Algumas convenções ao final do recorte são úteis, como por exemplo:Terminar o último parágrafo com uma letra minúscula entre colchetes que indica fim de texto e origem: [a] transcrição de áudio, [e] texto editado,[i] texto na íntegra (ou quase), [t] tradução pessoal e [p] redação pessoal.O recorte deve sempre que necessário apresentar um link para a notícia ou artigo original.

14) NUNCA envie mensagens para a lista pedindo para sair da mesma. Se em algum momento você desejar cancelar a sua assinatura(não receber mais as mensagens) faça um pedido ao moderador através do e-mail: email

ou envie uma mensagem em branco (através do seu programa de e-mail) para:

http://groups.yahoo.com/group/JesusHistorico

15) Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou problemas que estiver tendo com as mensagens, com a operacionalidade da lista ou com algum membro favor entrar em contato com o moderador, através do e-mail:

SEJA BEM-VINDO(A).

Moderador da lista.  
Trackback(0)
Comentarios (2)add
...
escrito por Rui Humberto Matias Coelho , 19 junho 2007
Respeitados/as Senhores/as:

Há já algum tempo que tento aceder à lista de discução e ao grupo JESUSHISTORICO.
A minha aprovação para entrada no grupo encontra-se pendente para ser aprovada.
Assim gostaria de saber o que devo de fazer para poder efectivar a minha entrada no grupo o mais breve possivel. Já enviei um outro mail com um pedido de ajuda mas não obtive resposta.
Ficaria muito grato caso fosse possivel ver este problema resolvido.
Um bem hajam todos e muita PAZ

De portugal:
Rui Coelho
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Aprovação
escrito por Administrator , 20 junho 2007
Prezado Rui

Provavelmente vc. não enviou o formulário de ingresso. Se desejar, por alguma dificuldade com os anexos, pode enviá-lo por email.

Administrador
MPHP
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: