O Melhor do Livro de Visitas PDF Imprimir E-mail
O texto e as entradas abaixo se referem ao antigo Livro de Visitas da MPHP que foi bloqueado para novas entradas em 28/02/2007 quando um novo e mais moderno LV foi instalado.
Algum tempo atrás visitando um site com temática parecida com a nossa deparei-me com uma seção que apresentava as melhores entradas do GuestBook. No momento que o nosso GuestBook alcançou mais de 60 registros e com alguns dignos de serem apresentados, resolvi fazer algo similar e publicar o melhor desses comentários. Desde então venho, regularmente, incluindo os dignos de nota, tanto Pró como Contra.

É interessante notar, que dos 61 comentários presentes em 24 de janeiro de 2000, apenas 5 podiam ser consideradas críticas contrárias ao tema e ao conteúdo dessa página. Não tenho a ingenuidade de imaginar que essa seja uma estatística a ser considerada como de aprovação do ceticismo ou ateísmo. Evidentemente, que além de ser uma amostragem pequena, ela é direcionada visto que aqueles que se identificam, são os que mais se aventuram a deixar suas opiniões.

Alguns visitantes, talvez por desconhecimento da operação do GuestBook, não completam seu comentário apenas registando nome e e-mail. Estes estão computados como indiferentes, somando na estatística dos contra. Algumas das entradas foram em carater "private" e as que foram selecionadas deste conjunto, não terão a identificação da origem, em respeito à opção de privacidade escolhida pelos assinantes. Coloquei no início alguns comentários em "Private" mas hoje dou prioridade para colocar apenas os públicos. Muitos dos comentários colocados em "private" não possuem nada que justifique não serem públicos, a única explicação que se imagina é o desejo de seus autores de manterem seus e-mails em segredo.

Desde o início o número de assinantes/mês tem crescido pouco o que, com o crescimemto de acessos do site, provoca uma queda no percentual de assinantes em relação aos visitantes. Começamos Janeiro de 2000 com 2,5%, mas em outubro de 2001 este valor já é de apenas 1,15% e vem caindo lentamente desde então, pois entre outubro/2000 e outubro/2001 o número de comentários aumentou para cerca de 10/mês, situando a média do ano de 2001 em 8/mês.

Em janeiro de 2001 surgiu o primeiro comentário usando baixarias. Na verdade não pode sequer ser chamado comentário. Foi colocado apenas nas estatísticas, com o texto e autoria obviamente removidos. É de se lamentar que alguém que se diga fiel a um Deus seja tão intolerante. Eis então mais uma prova cabal da desvinculação entre moral e a existência de um Deus.

Outro fato digno de nota é que a grande maioria dos comentários de crentes não possuem indicação de e-mail ou mesmo do nome correto do autor e em alguns casos os endereços eletrônicos são fictícios. Considere-se também que incluo como indiferente, aumentando a cota de contra/neutro/brancos, os comentários em branco ou simplesmente com uma saudação. Outra informação importante é que são apagadas as entradas feitas, unicamente, com o intúito de promover algum produto ou página, fato que vem aumentando à medida que o site cresce no conhecimento dos internautas.

Por outro lado têm sido freqüentes os comentários de alguém que se intitula "um cristão". Um ou outro comentário dele chegou a ser incluído nesta página de melhores comentários. No entanto, embora não os elimine do GB, não os estou incluindo mais nesta página por se tratar de proselitismo programado.

Este arquivo se tornou muito grande, complicando por ocasião das atualizações. Acho que ele dá uma boa idéia dos tipos de manifestações pró e contra e devido ao formato dele que acarreta muita dificuldade na atualização não pretendo mais atualizar este artigo.


Resumo das Entradas no GuestBook


GuestBook Instalado em 27/03/99


Estatísticas em 15/06/2002 (38 meses)
Total de Entradas no Guest Book : 241
Média Mensal: 6.3 (estável)
Percentual de assinantes: 1,10% (decre.)
Comentários privados: 50 - 20,70%
Comentários favoráveis: 185 - 76,76%
Comentários contra/neutros/brancos: 57 - 23.65%
Baixarias (apagadas): 1 - 0,40%
Comentários Pró, apresentados neste resumo:      38 (20% do total de Prós)
Comentários Contra, apresentados neste resumo: 24 (42% do total de Contras)

Observação: Em 27 de fevereiro de 2007 o Livro de Visitas foi fechado, (95 meses) contando com 505 comentários (5,31/mês), mas como as estatísticas não mudam muito e é grande o trabalho de atualização das mesmas, vou deixar os dados como estão acima, pois eles representam a realidade. A queda no número de comentários mensais deve-se muito ao spam no último ano. Eram retirados por mês quase 100 comentários spams. O novo Livro de Visitas não é sujeito a Spam.  Acesse-o no menu lateral esquerdo.


 

GuestBook Contra

Record 6 Private Mode
Name :
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From :
Time : 1999
Comments : para: Mario Sergio.

Bom dia caro amigo!

Sou eu de novo, o xxxxx
Espero não estar incomodando, e minhas desculpas por não ter lhe repondido antes, tenho um vida um tanto corrida e não tenho internet em casa, sendo necessário utilizar o e-mail de meu futuro sogro, aqui na universidade.
Dei um breve olhadinha na home que você me pediu e, concordei com o ponto de vista em que se deve separar o estado do movimento religioso, isto implica em sérios problemas, já mostrados pela prática da história, como na inquisição. Uma das tendências do mundo atual está sendo a favor deste ponto, isto está designado nas profecias da Bíblia, e esta união igreja-estado facilitará a perseguição de quem não concordar com isto. Parece uma fantasia?
As coisas estão acontecendo como se a história estivesse imitando a Bíblia, se quiser posso te mandar algum material sobre profecias já cupridas, e não é nada daquelas baboseiras de Nostradamus.

Seria interessante você dar uma olhada, é só me pedir, terei prazer em te mandar, de preferência por correio "arcaico". Não vai arrancar pedaço.

A propósito, sobre o velho testamento, talvez eu não esteja à altura para lhe explicar, mas vou tentar:

-Na época em questão, os homens estavam se esquecendo de Deus, e eram bárbaros, blasfemavam contra Deus, zombavam Dele, O desafiavam. -O povo de Israel era um povo pequeno e fraco, dominado, mas Deus o adotou como seu povo, para mostrar quem realmente era o verdadeiro Deus.

-Não pegou o Egito ou outro povo de grande poder, pegou um siples e fraco povo. E com este pequeno povo mostrou o Seu grande poder. -Você acha que eram métodos brutrais?
-Então me diga, como você iria falar de Deus, com educação e bons costumes com tipos de pessoas que te esfolariam vivo ou coisa pior?
-As guerras eram muito mais do que por território, eram guerras para provar o quem era o verdadeiro e único Deus, pois os homens estavam desafiando à Deus.-Por que matar as mulheres, homens e crianças? Preconceito?

No caso da passagem que me indicou, as crianças foram poupadas, aquelas que não tinham sido sexualmente usadas, porque aquelas pessoas que já tinham seu caráter formado, e corrompido simplesmente não queriam e não iam aceitar a Deus, e isto serviria para influenciar o povo de Deus, corrompendo-o. Ora, se você coloca uma laranja podre perto de várias larajas boas, elas se contaminam e apodrecem...

-Se aquelas pessoas quisessem realmente aceitar a Deus como seu Senhor, com certeza Deus as pouparia, mas elas escolheram seu próprio destino. -Se você ou eu fossemos um deus, com certeza teríamos muito menos paciência com a raça humana do que Ele tem, e você sabe disso. Se alguém vem, na rua e te xinga ou te humilha, com certeza você fica bem irritado, e isto é pouco comparado com o que eles faziam.

-Todos defendem tando a liberdade, mas esquecem de que certas liberdades podem gerar problemas gravíssimos, desrespeitando o próximo.

-Eles também, as pessoas do velho testamento, iriam aprisionar e torturar ou matar o povo de Deus, se Ele não os protejesse. Imagine você perdendo sua esposa para um homem, que é seu inimigo e que vai fazer horrores com ela? ou com seu filhos? -As vezes a crueldade está escondida no verdadeiro sentido das coisas, sempre olhamos o que Deus fez, mas nunca o que aconteceria se Ele não o tivesse feito.

Respeito sua opinião do mesmo modo que eu sei que respeita a minha e isso é um dom de pouco, admiro isto em você.

Até a próxima e espero ter conseguido explicar, na minha ignorância as coisas que as vezes a gente não compreende.

Um grande abraço... ...pelo menos uma coisa nós dois concordamos... ...viemos da mesma mãe mitocondrial...(depois eu explico). By!!!
Record 51
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website : Jugend na Web
Referred by : Just Surfed On In
From : Curitiba / Brasil
Time : 1999-11-22 13:44:16
Comments : Caro amigo. Sou cristão, no entanto, gostei de seu site. Ainda estou em fase de início de pesquisa, mas quero dizer que admiro o fato de vestires sua camisa.

Sem entrar aqui no mérito da questão, faço um convite a qualquer um.. se com válidos argumentos derrubar minha fé, viro ateu, esta ai o meu desafio.. afinal, quem acredita em alguma coisa deve viver pelo que acredita.. eu vivo.
Record 31
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From :
Time : 1999-10-11 03:26:44
Comments : Meu amigo, só tenho uma coisa a dizer dessa pagina:

Pena, tenho pena de seu autor, que não conhece as maravilhas de se ter uma religião qualquer que seja, muito menos a alegria de ser cátolico. Sou cátolico apostolico romano, não odeio pessoas que sejam de outras religiões, mas ateus costumam ser insurpotáveis,e olhe que em geral convivo bem com protestantes, evangelicos, espiritas...

Essa pagina mostra bem o espirito de seu autor como o de todos ateus em geral, um orgulho e uma megalomania insuportaveis.
Record 32
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website : Finotti HP
Referred by : Just Surfed On In
From : ?
Time : 1999-10-11 03:51:46
Comments : Nossa Senhora! Acabei de ler o GuestBook e constatei que os ateus são mais megalomaniacos, insuportaveis e de curta visão do que eu pensava. Alias minha HP está p/ ser atualizada.

Minha resposta:

From: Self To: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Subject: Signed Guestbook
Send reply to: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Date sent: Mon, 11 Oct 1999 11:32:59 -0300
Caro Leandro Finotti
Primeiramente agradeço a visita à minha página.
E em segundo lugar lamento e não compreendo o porquê de classificar-me "orgulhoso e megalomaníaco". Gostaria até que você me explicasse os motivos que o levaram esse julgamento.
Se você realmente leu e não apenas passou os olhos e emitiu pré-julgamento terá visto que esta foi uma caminhada pessoal de mais de 50 anos.
Terá lido que não pretendo "fazer a cabeça" de ninguém, cada um encontra sua própria verdade.
Terá lido que tenho uma filha praticante católica, crismada, em cuja fé não interfiro. Apenas, estou manisfestando o meu direito de, livremente, pensar. Acho que suas palavras ao contrário do que voce escreve encerram algum tipo de ódio. Me parece que você não está ainda preparado para esse debate sem paixões e culpas ocultas.
De qualquer maneira é sempre bom receber comentários e de maneira alguma espero apenas comentários a favor. Se esperasse não deveria sequer ter preparado o site. Afinal este não é um mudo teísta?

Um grande abraço e aguardo por gentileza que voce explicite suas opiniões para eu poder entender.

Record 45
Name : Lauro Cavalcanti
Website :
Referred by : From a Friend
From : Rio de Janeiro, Brazil
Time : 1999-11-14 17:53:14
Comments : Mario, por ser católico e muito convicto de minhas idéias e "certezas" sobre minha religiao e sobre Jesus Cristo, senti-me na obrigaçao de checar sua página, visto que seus argumentos despertam nao só curiosidade como dúvidas, sendo estas últimas as mais perigosas para a fé de quem nao tem uma base espiritual forte e uma experiencia propria,pessoal, particular com Deus.

Gracas a este Deus, eu tenho esta base forte e esta experiencia propria, mas espero poder rebater suas constatacoes para fortalecer ou quem sabe restaurar a fe daqueles que nao a tem.

Talvez este comment devesse vir apos eu ter consultado toda a pagina, mas a gisele insistiu que fosse agora, pra vc saber que a gente passou por aqui.

Abraco e melhoras pra perna. (vou rezar pra vc melhorar logo....... Brincadeirinha )

Minha resposta:

Subject: Signed Guestbook Date: Mon, 15 Nov 1999 17:50:51 -0200
From: Mario Porto
To: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Obrigado pela visita.

Não tenho a intenção de abalar a fé de ninguém, apenas oferecer um caminho para aqueles que como eu tinham ou tem dúvida, demonstrando claramente que não são melhores ou piores do que aqueles que tem fé e, principalmente, desvinculando a moralidade da fé religiosa que considero um dos maiores crimes perpretados pelo cristianismo.
Porque não participa do futuro grupo sobre Jesus Histórico. Em breve será instalado.
Um abraço
-- Mário Sérgio Paranhos de Lima Porto
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Record 67
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Yahoo!
From :
Time : 2000-02-21 20:59:15
Comments : PREZADO AMIGO, CREIO QUE VOCE PRECISA CONHECER INTELESTUAIS TAIS COMO FÍSICOS NUCLEARES E OUTROS QUE FAZEM PARTE DA ABU Aliança Bíblica Universitária, GPEU (GRupo Pentecostal de Evang;eização Universitária), BEM COMO LER OS LIVROS DE JOSH MACDOWEL PELA EDITORA CANDEIA PARA SABER QUE A CIÊNCIA NÃO É APENAS UMA VISÃO EMBASSADA DE PESSOAS QUE FICAM NA SUPERFÍCIE E NÃO VÃO A FUNDO NO SENTIDO DA MENSAGEM DA BÍBLIA, UM LIVRO CONTRA O QUAL ATÉ HOJE NENHUMA TEORIA CONTRARIA SE SUSTENTA. NEM MESMO A TAL EVOLOÇÃO QUE, POR NATUREZA, É INIMIGA DA TERMODINÂMICA. JOSSY SOARES

Minha resposta
Caro Jossy

Obrigado pela visita e por ter assinado o GuestBook
Não podemos misturar jamais fé e razão. São como água e óleo não há como misturar de forma homogênea.
Ciência é ciência e não tem nada em comum com a fé.
Não posso no entanto me abster de fazer um comentário na sua menção à Termodinâmica.

A segunda lei da termodinâmica por seu caráter intuitivo e, principalmente, porque muito pouca gente a estudou em profundidade, mesmo se considerando as carreiras ditas de ciências exatas, se presta sob medida para apologia de teses obscurantistas.

Os criacionistas parecem ignorar a existência de sistemas abertos que podem, local e temporariamente, reverter a tendência universal de aumento de entropia com o aumento da desordem.

Aqui cabe um alerta: a palavra ordem no uso popular é altamente ambígua e deveria ser escrupulosamente evitada nas explicações sobre entropia para alguém não familiarizado com o jargão científico, sob pena de causar confusão. Não cabe neste espaço explicar como ordem e desordem são utilizados nos experimentos físicos.

Assim, através da má interpretação da 2ª Lei da Termodinâmica, seja por ignorância, que não pode ser o caso de cientistas, ou por má fé ou por ambos, os creacionistas tentam convencer plateias desavisadas sobre a impossibilidade da evolução.

O argumento criacionista que utiliza a 2ª Lei da Termodinâmica só pode ser visto como uma evidência da intenção de levantar falso testemunho contra a ciência.

Esta técnica tem sido utilizada pelos criacionistas, até com um certo sucesso, por saberem que sempre encontrarão audiências não completamente familiarizadas com a Termodinâmica Clássica, mesmo se dela participam pessoas que tem graduação em física, química e biologia.

Não sei qual é a sua formação e "background científico", mas se não estiver realmente familiarizado com a Termodinâmica e quiser manter uma postura ética nas discussões, aconselho a não entrar por esse caminho.

Um abraço
Record 15 Private Mode
Name :
Website :
Referred by : From a Friend
From :
Time :
Comments :
O primeiro contato com a HP foi através da sua visão do que é o ateísmo. Não vi nada de incoerente ou incompatível com as visões mais esclarecidas do que você rotula de teísmo. Na vida, todos somos livres ( até certo ponto ) para escolher os caminhos a serem percorridos.

O importante é saber onde chegar. "Nenhum vento lhe será jamais favorável se voce não souber a direção para onde está indo".

Vou ler com calma o conteúdo das outras seções para então poder comentar. Em princípio, respeito todos que defendem honestamente uma posição.

Considero, no entanto, o racionalismo puro como a negação do novo. Ele se atrela, basicamente, ao passado e lastreia-se em estruturas pré-existentes . Como considerar racionais os rasgos de genialidade que têm iluminado a humanidade e permitido o seu desenvolvimento ? Terá a Teoria da Relatividade sido postulada dentro de um processo racional ? Parece-me que não. Enfim, vou ler e considerar .

Sou aberto e sensível a uma boa argumentação, mas meus anos como instrutor de Estudos de Estado-Maior e lógica ensinaram a identificar falácias bem encobertas .

Um grande abraço .
Record 82
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From :
Time : 2000-04-29 17:58:03
Comments :

Sinto profunda pena dos ateus. Primeiro porque geralmente o ateísmo é fruto de problemas mal resolvidos (familiares, sexuais e\ou sociais).

Segundo porque o ateísmo nào tem base filosófica (haja vista o exemplo do relógio de Tomás de Aquino, do movimento dos astros de Kepler e da continuidade da razão ontológica.também de Tomás de Aquino.

A terceira razão de minha dó é que os ateus não tem como negar a ressurreição de Cristo. Geralmete dizem três coisas:

1)Seu corpo foi roubado
2)Foi uma ilusão dos discípulos
3)Os próprios romanos deram cabo dele

As respostas aos três argumentos são simples até demais pois a resposta está na própria questão em si. Se quiser alguém quiser saber mais...

Minha resposta

Olá Alexandre

Obigado pela visita e pelos comentários. Não vou polemizar com você porque não vale a pena. Prefiro não perder meu tempo contra argumentações circulares e muito menos contra comentários apaixonados e/ou baseados apenas na fé.

A propósito, os ateus não precisam negar a existência da ressurreição pois pode-se negar a existência do próprio Cristo, na verdade, a cada estudo histórico que se faça, aumenta a percepção de que a sua existência seja um grande mito.

Se voce quiser discutir esses assuntos comigo afaste-se do campo pessoal e discuta apenas as idéias. Discuto as idéias que as pessoas apresentam não as pessoas que as idéias apresentam..

Um grande abraço

Mario Porto
Record 101
Name: Dr.Sérgio Nagelstein
Website:
Referred by: Just Surfed On In
From: Brasil
Time: 2000-10-04 04:01:35
Comments: Caro Mário:a partir de hoje vou incluí-lo diáriamente em minhas orações. Uma pessoa que tão orgulhosamente se declara um ateu( o expoente máximo conhecido de ignorância)e que com argumentos infantis tenta desautorizar o Senhor Jesus, só consegue despertar minha compaixão. Apesar disto digo-lhe que, se o senhor não conhece um demônio, é fácil,vá até o espelho mais próximo. Que o Senhor Jesus o abençoe e se apiede de sua alma.

Minha resposta

Caro : não deixou o nome

Obrigado pela visita na Homepage.
Apesar de não achar que sirva para alguma coisa, agradeço suas orações, pois pelo menos são um ato de boa vontade para comigo.
Achei interessante quando você diz que ser ateísta é o expoente máximo da ignorância.
Procure encontrar um ateu analfabeto ou mesmo que não tenha curso superior. Acho que será uma busca difícil.
Para ser ateísta é preciso um pouco mais do que simplesmente saber ler.
Será que a ignorância não é mais comum do outro lado?
Deus encontra um terreno fértil entre os incultos.
Não parece sintomático?
Faça uma pesquisa e verifique o índice de cultura médio, no Brasil, entre a massa crente. Acho que muito mais da metade não terminou o segundo grau.

Mário
Record:107
Time : Friday 11/03/2000 2:42:06pm
Name : alcione leão
E-Mail:
Homepage Title:
Homepage URL : http://
Referred By: Just Surfed On In
Location:
Comments: O que eu tenho a dizer é que, Deus tenha misericórdia da sua vida
Record : 114
Time :Thursday 12/07/2000 3:36:31pm
Name : Fanático por JESUS
E-Mail :
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location:
Comments : *** JESUS É A SALVAÇÃO *** GENTEm ESTE NEGÓCIO DE TANTRA, IOGA, ESOTERISMO, GNOSE NÃO ESTÁ COM NADA!!!!!!! TUDO ISTO É LIXO PARA OS CONVERTIDOS EM JESUS. ELE JÁ PAGOU O PREÇO PARA NOS SALVAR. NÃO PRECISAMOS DESTAS LOUCURAS QUE PARECEM GINÁSTICA PARA DOENTE MENTAL. ELE MORREU NA CRUZ PARA QUE NÃO PRECISÁSSEMOS DE TUDO ISTO QUE NÃO PASSA DE ESPIRITISMO DISFARÇADO! MAGIA NEGRA! MACUMBA! ONDE ACHAM QUE VÃO PASSAR A ETERNIDADE? EM UMA PIRÂMIDE FAZENDO SONS RIDÍCULOS TIPO "OOOONNNNNN" OU ADORANDO AO SENHOR? NO INFERNO NINGUÉM FICA FAZENDO "OOOONNNNN" NÃO! FICAM ARDENDO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE DEVIDO AOS PECADOS COMETIDOS. NÃO SÓ ME REFIRO À PECADO AO ATO DE MATAR, ROUBAR, CALUNIAR... PRATICAR MAGIA NEGRA COMO VOCÊS TEM FEITO É UM PECADO MUITO MAIS GRAVE. PORTANTO DEIXEM ESTAS FUTILIDADES. ISTO TUDO NÃO LEVA À NADA. ESTAS RELIGIÕES PORCAS DO MUNDO SÓ TRAZEM PROBLEMAS, AFASTAM AS PESSOAS DO CAMINHO QUE LEVA À JESUS. ONDE QUE JESUS ENSINOU SOBRE REENCARNAÇÃO, SAIR DO CORPO, FAZER SEXO PARA SER ILUMINADO? ALÉM DE MAGIA NEGRA É TAMBÉM PROSTITUIÇÃO? PENSEM NO FATO DE QUE JESUS PROMETEU VOLTAR E VOCÊS DEVERÃO PRESTAR CONTAS DOS SEUS ATOS. A HORA ESTÁ CHEGANDO... BUDA, SAMAEL AUN WEOR, ALAN KARDEC, O PAPA, O AIATOLÁ, O DALAI LAMA NÃO TEM O MESMO PODER DE JESUS. SÃO TODOS HUMANOS SEM FÉ E SEM CORAÇÃO QUE USAM FALSAS FILOSOFIAS PARA FAZER A OBRA DE SATANÁS. ESTE JÁ É UM DERROTADO ASSIM COMO ELES. PORTANTO FAÇAM A ESCOLHA: OU SEGUEM MANÍACOS QUE SE ACHAM OS DONOS DA VERDADE OU AQUELE QUE DEU SUA VIDA PELA HUMANIDADE. LEIAM A BÍBLIA! É A MELHOR FORMA DE SE CONHECER JESUS. ESTES LIVROS SOBRE MAGIA NEGRA DEVEM SER QUEIMADOS! OREM, LOUVEM, CLAMEM PELO NOME SAGRADO DE JESUS! SOMENTE ELE COM SEU SANGUE PODE LIBERTAR VOCÊS DAS GARRAS DO ESPIRITISMO. "O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ".
Record : 120 Time : Wednesday 01/03/2001 2:51:07pm
Name : ONIMOLA
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Web Ring
Location:
Comments: Apesar do texto ser muito bom, o autor em vez de atacar as religíões deveria apenas analisar o aspecto científico do universo. é de muito péssimo mal gosto atacar religiões ou filosofias, sejam elas quais forem. Meus pesâmes por usar tanta inteligência num texto bem escrito para tanta hipocrisia. Onimolá/Babalorixá
Record : 128
Time : Monday 01/29/2001 6:50:18pm
Name :
E-Mail :
Homepage Title :
Homepage URL :
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Este registro foi colocado sem o comentário apenas para fins de estatística. Trata-se de um texto repleto de baixarias que só serve mesmo para mostrar que são poucos os que agem dessa maneira. Evidentemente o covarde não deixou seu e-mail, mas esqueceu-se de que seu IP Address fica registrado. Hoje sua conta está cancelada por ferir o código de ética de seu provedor.
Record: 130
Time : Tuesday 01/30/2001 8:26:12am
Name: Exterminador de Demônios
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments: Para o sr. pesquisador, pesquise neste livro também: MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E "CONTRADIÇÕES" DA BÍBLIA - Norman Geisler / Thomas Howe - Editora Mundo Cristão - http://www.mundocristao.com.br/produtos.htm - Parabéns pelo alto nível cultural, mas lamentável cegueira espiritual.
Record : 134
Time : Sunday 02/11/2001 6:37:50pm
Name : flavio
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title : Homepage URL: http://
Referred By : Search Engine Location:
Comments : Sou ateu. Mas este site só me fez ter pena do autor, que parece uma freira em crise de religiosidade que criou um site para desabafar. Pela sua trajetória de vida e dado o empenho com que tenta expressar suas idéias, nota-se claramente que é alguém com problemas psicológicos. Um típico pseudo-cientista. Autodidata, leituras de escritores de autoridade duvidosa, deslumbre com idéias de impacto e excessiva importância para o acessório. Sinceramente, desisto de procurar na rede artigos sobre ateísmo e correlatos. Só me decepciono. Ah, e sem falar dos comentários dos assinantes deste livro, que se acham com inteligência superior mas que são de uma primariedade que quase me fez quebrar o monitor. Bom tratamento a todos.
Record : 135
Time : Thursday 02/15/2001 5:34:15am
Name : Pierre
E-Mail : Homepage Title:
Homepage URL : http://
Referred By : Just Surfed In
Location : Universite de Paris
Comments : Caro senhor, Nao seriam os religiosos que deveriam provar a existencia do seu deus ou de suas crencas? Pelo que vi em sua pagina, parece que os ateus (nao sei se posso tomar como geral) e que precisam ficar provando uma serie de coisas. E pra isso inventam sociedades (ou seriam religioes?)para continuarem se enganando... Inventam argumentos absurdos e superficiais que enrolam e nao dizem nada. Cabe lembrar que essa visao de termodinamica que aparece no seu texto e um pouco arcaica em relacao ao que existe hoje, tente se atualizar, a ciencia tambem evolui. E aquela parte de fractais... Felizmente, nos cristaos nao precisamos provar nada, o poder de Deus e suficiente e alimenta os nossos coracoes e almas. E no diabo, vc cre no diabo? Ele nao e ateu...
Record : 137
Time : Sunday 02/18/2001 8:05:49pm
Name : Frank de Souza Mnagabeira
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title : Homepage URL: http://
Referred By : Friend
Location :
Comments : Mário, meu amigo, tudo bem com vc? Lembra-se de mim? Travamos um diálogo algum tempo atrás, através de e-mail. Fiquei triste ao ver tantos comentários mal-educados por parte de alguns. O espírito crítico da maioria reflete uma atitude preconceituosa ao extremo. Digo-lhe que mesmo não aceitando o Ateísmo sou declaradamente contra certas ofensas de pretensos "cristãos" que defendem sua fé usando o grito. A verdade é serena e não precisa de certos expedientes para se defender. Sou contra o seu ateísmo, mas sei que sempre poderemos dar as mãos em uma causa justa e comum.A propósito, quero comentar algo: O Ateísmo está longe de ser uma rigorosa construção lógica comparável àquilo que exige a Lógica Matemática. Admitamos que seja. Damos-lhe o mesmo nível de rigor da Lógica Matemática. No dia em que o Ateísmo estivesse no rigor máximo, seria como a Lógica Matemática. Esta Lógica jamais soube como demonstrar o teorema da negação de Deus. Portanto, o Ateísmo jamais poderá demonstrar que Deus não existe. A mais rigorosa construção lógica feita de entidades imanentes (funções, equações, etc) não consegue descobrir a Lógica da Criação nem demonstrar o teorema da negação de Deus. E o fundamento do Ateísmo é a não-existência do Transcendente. Deveria, então, ser possível à estrutura lógica do Ateísmo demonstrar que não deve existir o Transcendente. Mas não é assim. De fato, tomando a mais perfeita estrutura lógica rigorosa no Imanente que o homem conseguiu construir, ninguém sabe demonstrar o teorema que Deus não deve existir. Estamos diante de um discurso tautológico? Não. O Ateísmo é que é uma antinomia. Antinomia significa contradição. O Ateísmo aceita apenas o Imanente, negando a existência de uma esfera transcendental. Se tudo se exaure no Imanente e se o Ateísmo aceita o rigor lógico, que o homem descobre no Imanente, O Ateísmo deve aceitar tanto a Lógica Matemática quanto a Ciência. Para o Ateísmo, deveria, portanto, ser possível conseguir demonstrar, graças à Lógica Matemática e à Ciência, que não existe a esfera transcendental. A demonstração do teorema que nega a existência de Deus não existe. Nem existe a descoberta científica que negue a existência do Criador. O ateu poderia dizer quando a Lógica Matemática e a Ciência demonstrarão que Deus não existe. Esta fuga para adiante em nada altera a conclusão de que hoje o Ateísmo é uma construção lógica contraditória. Ela, de fato, parte da negação de Deus e confia toda a sua credibilidade ao rigor lógico, obviamente no Imanente. Este rigor lógico não leva à negação de Deus e, portanto, a estrutura lógica do Ateísmo é contraditória. O ateu, na verdade, diz: por amor à lógica, não posso aceitar a existência de Deus. Mas o rigor lógico não consegue demonstrar que Deus não existe. Nem tampouco que exista. Mesmo a cultura atéia deve aceitar a hipótese de que, se Deus existisse, a descoberta científica de Sua existência seria a maior descoberta, absolutamente. Nada poderia existir além desta descoberta. Assim, a descoberta de Deus só poderia acontecer depois, não antes, de a Ciência conseguir responder a todas as questões pendentes. E ela ainda tem muitas questões insolúveis no Imanente. Se a Ciência e a Matemática um dia conseguissem descobrir Deus, o que deveria ser esta entidade em que alguns de nós acreditam e outros não? Deus, se fosse a Ciência que o descobrisse, só poderia ser feito de Ciência e pronto. E se fosse a Matemática a chegar ao Teorema de Deus, o Criador do Mundo só poderia ser feito de Lógica Matemática e pronto. Em nenhum caso, Deus seria aquilo que deve ser: Deus. Esta verdade de Fé não pode ser resgatada nem pela Ciência nem pela Matemática. Concluindo: O Ateísmo nega o Transcendente, portanto, deve se ajustar ao Imanente. Aqui as duas expressões supremas são Lógica Matemática e a Ciência. Assim como nunca se provou um teorema que negue a Deus e não foi realizada nenhuma descoberta científica que negue a Deus, o Ateísmo não é ato de razão no Imanente mas exclusiva e injustificada negação do Transcendente. O incrédulo Voltaire jactanciosamente disse certa vez: "Estou cansado de ouvir dizer que doze homens estabeleceram a religião cristã. Eu provarei que basta um homem para suprimi-la." Faz mais de um século que morreu. Milhões têm aderido à guerra contra a Escritura Sagrada, seja deturpando sua mensagem, seja negando-a abertamente. Mas tão longe está de ser destruída que, onde havia cem no tempo de Voltaire, há hoje milhões de exemplares do Livro de Deus. Nas palavras de um primitivo reformador, relativas à igreja cristã, a "Bíblia é uma bigorna que tem gasto muitos martelos." Disse o Senhor: "Toda ferramenta preparada contra ti, não prosperará; e toda a língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás." Isaías 54:17. "A Palavra de nosso Deus subsiste eternamente." O que quer que seja edificado sobre a autoridade do homem será destruído; mas subsistirá eternamente o que se acha fundado sobre a rocha da imutável Palavra de Deus.
Record : 156
Time : Monday 05/14/2001 11:16:45pm
Name : heli
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Web Ring
Location : Boston
Comments : Uma coisa voce nao sabe, Deus nunca respondera as suas perguntas. Coisa que voce nao entende e nao tem capacidade para entender e porque o proprio Deus ocultou esta resposta de todas as pessoas que se dizem sabias, sabe porque, e porque se um dia alguem tiver algum conhecimento dos planos de Deus esse alguem vai destruir a si proprio. Deus e o dono de tudo, ele da a vida ele tira a vida, ele tem todo o controle. Catastrofes acontecem e por que Deus permite. Ele nao gera catasttrofes ele apenas tira a mao um pouquinho so pra fazer esse povo que virou as costas pra ele enchergar. O povo so se lembra de Deus quando esta doente, sofrendo sem rumo. Quando esta bem, com dinheiro no bolso, so querem abusar, maltratar os outros, compram coisas sem necessidade ate consumir todo o dinheiro, depois, fica com fome e necessitado, doente em cima de uma cama e a primeira coisa que ele lembra e de Deus. Suas perguntas nunca vao ser respondidas por ninguem, se um dia voce quiser saber de todos os segredos voce deve recordar dessas perguntas e perguntar diretamente pra Ele, isso e se voce tiver a chance de encontrar com ele, como temos livre arbitrio de escolha eu acho que voce esta do lado oposto, porque se estiver eu te garanto que voce nao tera nenhuma chance apos a morte. Apreveite enquanto voce esta vivo pra poder parar de questionar Deus. Ele nunca vai te responder se voce nao tiver em comunhao com Ele. Quando estamos em comunhao com Deus tudo e esclarecido, e tao esclarecido que nao interessa saber o que vai acontecer aqui, pra nos o que interessa e o outro lado que e muito mais precioso. Isso aqui tudo passa mas o que Deus tem preparado pra todos nos nao e apenar um mundinho todo poluido Deus tem e galaxias e mais galaxias,
Bye..
MINHA RESPOSTA:
Prezado Heli
Obrigado pela visita ao site e pela longa mensagem deixada no Livro de Visitas. Não precisava. Não procuro respostas. Sou feliz por não acreditar na maior invenção humana chamada DEUS. Pena que você nunca poderá comprovar a sua não existência e quanto tempo você perdeu adorando um mito humano, pois quando formos seremos apenas pó e não possuiremos a percepção para saber sequer que não mais existimos. Faremos parte do universo e isto por si só já e imortalidade. Um grande abraço
Record : 159
Time : Tuesday 05/22/2001 8:32:18am
Name : eduardo vaz
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location : nova lima/mg
Comments : Olá mario,estou eu aqui de novo.Tudo bem com você? de fato a muitas pessoas afirmando que jesus nunca existiu,que ele era apenas um personagem mítico. bertrand russel,coloca a questão nestes termos :"eu posso dizer que alguem não está preocupado com o problema histórico.historicamente ,é bastante duvidoso se cristo de fato existiu,e se existiu não sabemos nada sobre ele;assim eu não estou preocupado com o problema históricoque é muito difícil.eu estou preocupado com cristo como ele aparece nos evangelhos"(why i am not a christian,p.11,nota8). CONTUDO OS QUE FAZEM TAL ACUSAÇÃO CERTAMENTE NÃO SÃO HISTORIADORES,MAS SÃO SURPREENDENTE IGNORANTES DOS FATOS. O NOVO TESTAMENTO CONTÉM 27 DOCUMENTOS DISTINTOS QUE FORAM ESCRITOS NO PRIMEIRO SÉCULA.D.ESSES ESCRITOS CONTÉM A HISTÓRIA DA VIDA DE JESUS E OS PRIMÓRDIOS DA IGREJA CRISTÃ,DESDE APROXIMADAMENTE 4 A.C ATÉ OS FINS DOS ANOS NOVENTA. OS FATOS FORAM REGISTRADOS POR TESTEMUNHAS OCULARES QUE DERAM OS TESTEMUNHOS EM PRIMEIRA MÃO DO QUE VIRAM E OUVIRAM.ATÉM DO MAIS A EXISTENCIA DE JESUS É REGISTRADA PELO HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO NASCIDO EM 37 A.D.CORNÉLIO TÁCIDO(112 A.D),UM HISTORIADOR ROMANO,ESCREVEU SOBRE O REINADO DE NERO ,REFERE-SE A JESUS E A EXISTENCIA DE CRISTÃOS EM ROMA .Á LUZ DE EVIDÊNCIA,É ABSURDO SUSTENTAR TAL PONTO DE VISTA.NÓS SABEMOS MAIS SOBRE A VIDA DE JESU8S QUE SOBRE QUALQUER PERSONALIDADE DO MUNDO ANTIGO. ACHO RIDÍCULO USAR MÉTODOS PARA AVALIAR CRISTO,BÍBLIA E NÃO USAR O MESMO MÉTODO PARA OS OUTROS TEXTOS E COMPROVAÇOES DA ANTIGUIDADE.SERIA ISSO MÊDO OU PRECONCEITO?VAMOS LER MAIS OBRAS DE INTELECTUAIS CRISTÃOS.ARGUMENTAR CONTRARIAMENTE SEM TER BASE FICA ALGO MUITO SUBJETIVO E INCOMPLETO, POE ACASO O AMADO COLEGA É UM HISTORIADOR? ESPERO RECEBER UM EMAIL PARA CONTINUARMOS ESSA HISTÓRIA. REALMENTE MUITAS PESSOAS OPTAM PELA FÉ SEM PENSSAR ,MAS JESUS NUNCA DISSE PARA FAZERMOS ISSO,O MAIOR MANDAMENTO É (AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISA COM TODA SUA FORÇA,E COM TODO SEU ENTENDIMENTO)E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.FICO TRISTE QUE 60%DOS CRISTÃOS NA ENTENDERAM ISSO E ANDAM FALANDO BESTEIRAS EM NOME DE DEUS.
GOD BLESS YOU

Minha resposta:
Caro Eduardo
Não quero efetivamente polemizar com você pois acho que não é produtiva a polêmica entre fé e a razão.
Mas diria apenas duas ou três coisas.
Primeiro, não posso dizer que sou um historiador pois não vivo disso e não tenho obras históricas publicadas, sou apenas um amante da história. Mas isto não me impede de apresentar meus pontos de vista tão ou mais sérios dos que os de historiadores de renome. A internet me dá esta facilidade.
Segundo você se engana quando fala de observadores oculares. nenhum dos evangelistas era contemporâneo ou escreveu contemporaneamente a Jesus. Isto é história meu caro, não é fé. O mais próximo que escreveu sobre Jesus foi Paulo. mas se você é, realmente, um conhecedor do evangelho sabe que o Cristo de Paulo nào é o Cristo dos evangelhos com vida pública e sacrificado. É um Cristo cósmico onde os detalhes de sua passagem pública não são detalhados ou importantes para o objetivo da pregação. Experimente ler, sem preconceitos, a 5ª Parte do artigo 2000 anos do Mito do Cristianismo, embora ainda não esteja totalmente pronto este capítulo:
(http://www.iis/com.br/~mporto/crimit05.html).
O texto de Flavio Josephus é sabidamente um texto interpolado por cristão posteriores. Se retirarmos as interpolaçoes (aceitas inclusive por historiadores cristãos) não fica muita certeza da existência de Jesus como relato de primeira mão.
Eu leio sim muitos historiadores cristãos. (leia os que citei na minha página, são bons) e a maioria deles apresenta, quando isolados da fé, as mesmas dúvidas.
Estão sendo usados sim os mesmos métodos para avaliar o Cristo da Bíblia e até mais acurados devido ao grande interesse de desvendar este MITO.
A pesquisa histórica da Bíblia tem sido feita com muita seriedade no últimos 600 anos e não é acessível a maioria das pessoas comuns. Primeiro por ser complexa e exigir um certo grau de intelectuakidade e segundo por dificuldades causadas pelos lobbies religiosos de toda espécie.
De resto os seus argumentos, me desculpe, são de alguém pouco afeto a documentos fora da Bíblia e portanto só pode argumentar de forma circular. Acredito em Jesus por que está na Bíblia. A Bíblia por si só não pode ser considerada como uma fonte histórica quando se deseja exatamente certificar-se da historicidade da Bíblia. Portanto, provando a verdade da Bíblia através da Bíblia ficamos apenas no campo da Fé. E ai não vale.
Um grande abraço
Mário Porto
Record :167
Time : Saturday 07/14/2001 2:56:00am
Name : Jessé V. da S.Júnior
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title
: Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location : Sobral-Ceará
Comments : Ainda não terminei de ler todoseu conteúdo ofertado através da rede. Desde já,impressiona-me a quantidade de informações de vossa pesquisa. Também o apuro do trabalho. Amo a Jesus. E a cada dia Seu resplendor está mais digno em cada um de nós através da indagação e questionamento que levantamos sobre a nossa existência e Sua existência. Isto nos diferencia dos demais frutos de Sua Engenharia Divina. Parabens pelas formulações apresentadas. Isto somente me ajuda a crer que a fé é exatamente " cega ", gratuita e sem garantias materiais. A fé aliena em sua superior desalienação ! Tornando-nos puramente zumbís e submissos servos gentís. Um perfeito quadro de sábia ignorância que nos leva confortavelmente, como pequeninos, ao Reino dos céus !
Paz E Bem.
Jessé Júnior.
Record: 179
Time : Sunday 09/09/2001 10:18:55pm
Name : Um cristão
E-Mail : Tudo bem!!!!!!
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By: Search Engine
Location:
Comments : MEUS AMIGOS, QUERO ESCLARECER QUE O LIVRO DE ESDRAS APARENTA UM PRECONCEITO QUANDO NA VERDADE O POVO JUDEU TINHA SIDO ORDENADO POR DEUS PARA QUE SE MANTIVESSEM SEM SE MISTURAREM COM QUALQUER PAGÃO, VISTO QUE ESTES NÃO ESTAVAM APTOS PARA INICIAREM O REINO DE DEUS!MAS COMO O SUJEITO QUE FEZ ESTE SITE É MAIS UM POBRE ATEU QUE JULGA PELO QUE CONVÉM, OU ENTÃO ME DESCULPE AMIGO MAS VOCÊ INTERPRETA ERRADO ESTAS PASSAGENS!!!!!
Record: 234
Time: Tuesday 05/14/2002 9:33:50pm
Nome: Marcelo Alt
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage (Título): nao tenho
Homepage (URL): http://
Referenciado por: Search Engine
Local: Boa Vista- Roraima- BRAZIL
Comentários: olá, seria ótimo se vc respondesse ao meu e-mail, obrigado.
Gostaria de dizer apenas o seguinte:
Vc diz que quando morrermos viraremos pó (e isso é uma "forma" de vida eterna).
Eu digo que quando morrermos iremos para o céu ou inferno (conforme tenhamos escolhido ou rejeitado a Cristo). Logo: se vc estiver certo, nosso final será o mesmo: apenas pó, e eu perdi meu tempo crendo na religião cristã. MAS SE EU ESTIVER CERTO, EU VOU PRO CÉU E VC PARA O INFERNO.(a não ser que se arrependa). poxa amigo, vc não deve crer por medo de ir para o inferno como fazem muitos "crentes", mas pelo menos seja honesto de considerar o risco que vc corre, pois a Bíblia é um livro que deve ser no mínimo levada a sério.
espero que vc me envie a resposta. E acredito que sua honestidade em ser ateu, seja lá no fundo uma vontade tremenda de que DEUS ainda se revele pessoalmente à vc algum dia.
abraços, marcelo alt
Record: 240
Time: Tuesday 06/04/2002 2:13:41pm
Nome: um Cristão
E-Mail: Deus existe,mas ateus eu não sei!
Homepage (Título):
Homepage (URL): http://
Referenciado por: Search Engine
Local:
Comentários: Eu continuo com a minha Fé,mesmo depois de ter começado a ler seus artigos.Para mim começa a ficar mais difícil de acreditar na existência do ateu.Sabe por que?Porque a visão do ateu é uma visão ignorante em relação a Deus e ao Cristianismo(CALMA!,eu também sou ignorante,assim como todos os seres humanos,pois só Deus não é).O que quero dizer em relação a ignorância dos ateus é que a lógica religiosa é deficiente em seus pensamentos.Olha,existem diferentes tipos de lógicas e raciocínios,os quais para certas pessoas há uma facilidade maior para entenderem um determinado assunto do que outras,e assim é com os ateus,pois geralmente têm dificuldades em compreender a real exisência de Deus.E isto se deve a vários motivos:falta de orientação,experiência religiosa mal sucedida(que depende de outros fatores),decepções(morte de alguém),conveniência(é aquela passagem Bíblica que está no início do artigo sobre o ateísmo)-onde as pessoas preferem não acreditar em Deus somente por motivos particulares,geralmente que vão de encontro com alguma Verdade estabelecida pelo Cristianismo,podem também simplesmente não entender o motivo pelo qual Ele existe,mas entendem o motivo pelo qual um ateu acha que Ele não deve existir.
Ao ler seus textos comecei a observar que o ateu sabe o que é ser ateu,e só.Mas eu tanto compreendo a sua vìsão como também não deixo de aceitar a minha e nem de me convencer pelo que é apresentado aqui exatamente por entender o que deve ser o "ateísmo".Explico melhor,eu não posso reconhecer alguém como ateu verdadeiro enquanto este não demonstrar que mesmo entendendo as idéias que dão base a minha Fé continua se proclamando ateu.
Quero chegar ao ponto de que propagar apenas as idéias ateístas sem discutir a visão sobre O Cristianismo dá o verdadeiro descrédito a esta HP no que se trata A Verdade,uma vez que para se chegar A Verdade é necessário conhecer corretamente ambos os pontos de vista.
Confesso que quando comecei a ler o texto sobre a Religião judaica me deu vontade de rir,desta colocação dos fatos,claro.
E ao ler tantos motivos pelos quais os ateus se tem dito ateus,e vendo que não há argumento que me convença e que não tenha furo,acabo apenas por fortificar a minha Fé,e devo confessar e agradecer à RR por isso.
Se o objetivo desta hp fosse realmente discutir A Verdade ela abriria debates e não apenas colocar o que os "ateus" pensam.E deveriam chamar VERDADEIROS RELIGIOSOS para discutir.Digo verdadeiros porque os "ateus" vivem confundindo e generalizando os dois tipos(coisa de quem não se preocupa com A Verdade),e que são pessoas esclarecidas e com experiência de preferência em discussões com ateus.
Portanto,permaneço na minha Fé,e digo sem que esta hp,por enquanto não é digna de crédito ao se tratar da Verdade,mas é boa para se conhecer o ateísmo.E que por nada disso Deus deixará de existir, querendo os ateus ou não,entendendo os ateus ou não.
--------------------------------------------------------------------------------
Como já informei antes, não costumo dar respostas no próprio GB, mas este comentário me obriga pois como todos podem ver, e é comum em comentários deste tipo, o visitante deixou um email fictício.
Apenas gostaria de lembrar que este próprio GB é um Forum aonde "os verdadeiros religiosos" podem colocar suas idéias. Também existe a seção específica FORUM e outros instrumentos na página. Mas os "verdadeiros religiosos" sempre preferem se ocultar em endereços eletrônicos inexistentes.
Por outro lado, percebi que este visitante que se intitula "um cristão" tem postado neste GB, constantemente, fazendo proselitismo e sem se identificar. Não colocarei mais seus comentários nesta página e continuando a não se identificar também não aceitarei suas entradas no GestBook a partir desta data
14/06/2002

Mário Porto
Record: 241
Time: Wednesday 06/12/2002 6:05:40pm
Nome: Zilda
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage (Título):
Homepage (URL): http://
Referenciado por: Just Surfed In
Local: Brasil
Comentários: Queria saber de qual Bíblia foi que vc tirou todas aqulas blafêmias , Jeová não é sanguinário, e se houve castigos com morte é porque o ser humano só entende essa linguagem e exemplos eram necessários, passe-me referências bílicas exatas dos absurdos que escreveu e se eu encontrar as mesmas coisas que vc perco a fé na vida, pois Cristo é a única razão para que eu continue nesse mundo cruel e triste.
Saiba que vc está sendo instrumento do satanás em que não acredita, pense nisso.

GuestBook Pró

Record 2 Private Mode
Name :
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : São Paulo
Time :
Comments : Também sou ateu e minha jornada até concientizar-me desta verdade é bem parecida com a sua. Desde os meus 14 anos de idade venho estudando as diversas religiões e cultos desenvolvidos pela raça humana e cheguei então a conclusão da não existência de um deus ou de vários, como pregam alguns cultos. Foi uma jornada recheada de preconceitos gerados por familiares e colegas, mas hoje não abro mão da minha forma de pensar e os meus verdadeiros amigos também trilharam comigo estes anos e chegaram a mesma conclusão: O homem criou a religião e os cultos unica e exclusivamente para negligênciarem ou ocultarem o enorme medo coletivo da morte, algo aparentemente inaceitável para a condição humana e, uma vez que não se aceita um fato, o ser humano tende a desconfiar da real existência deste fato e coloca-o como algo inexplicável e logo tenebroso, já que o homem teme naturalmente tudo que não consegue explicar ou aceitar. É tudo pura ignorância generalizada. A morte é algo latente e real para todo ser vivo e deve-se aceitar isto, pois nada nos espera após o nosso fim ou de qualquer outro ser vivo. O pensamento lúdico de um ser superior ou de seres divinos é uma maneira de enganar o a realidade dos fatos, da nossa insignificancia perante o universo. O mundo seria bem melhor se todos aceitassem esta simples verdade, pois não haveria as estupidas "guerras santas" e a exploração financeira difundida pelas seitas e religiões espalhadas pelo mundo. Continue a divulgar seus pensamentos e descobertas e, quem sabe, um dia a raça humana "caia na real"....
Obrigado Mario Porto por ser mais um ateu consciente.
Record 16
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From :
Time : 1999-08-29 13:01:53
Comments : Espero que a raça humana se dedique unica e exclusivamente a ela, pois o verdadeiro valor esta dentro de cada um e não em um ser onipotente, e que os meios de comunicaçoes mundias abram espaço a novos "profetas" da verdade que tentam explicar ao mundo que nós somos talves até filhos de Deus, mas de um deus de carne e osso !
Record 20
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Net Search
From :
Time : 1999-09-14 08:17:07
Comments : Site sensacional, parabéns... A crença religiosa é uma afronta à inteligência humana, penso que as pessoas que hoje sabem que "Deus é tão poderoso quanto um grampo de cabelo ou um ladrilho no banheiro" serão ós pioneiros de uma nova era, pois não é possível que tantos acreditem por tanto tempo em tamanha idiotice, onde pensar e fazer o bem tem menor importância do que acreditar em algo por acreditar.
Record 24
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Brasil
Time : 1999-09-21 18:57:03
Comments : dê um pão a um homem e você poderá matar sua fome por algmus dias dê uma religiâo a um homem e ele morrerá de fome rezando por um pão.
Record 25
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Carapicuiba-SP-Brasil
Time : 1999-09-26 05:54:40
Comments : Como dizia o filósofo alemão Feuerbach : Não foi Deus que criou o homem, mas sim o homem que criou Deus. Na busca de um ser perfeito, que não encontrara em si mesmo ,projetou esta perfeição em um ente imáginário, que com o poder da tradição ganhou o status de eterno e inquestionável.Nós com como homens racionais podemos , se quisermos, questionar tais dogmas. Como indivíduo agradeço pela contribuição nessa difícil tarefa.
Record 28
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Brasília, DF
Time : 1999-10-05 02:58:39
Comments : Maravilhoso o texto agnóstico. Demonstra exatamente tudo o que penso sobre o assunto. "Há um Deus? Não sei", jamais poderei saber, e uma reflexão mais aplicada demonstraria que existem tantas outras coisas mais importantes do que saber "de onde viemos", ou "quem ou o quê nos criou". Por exemplo, basta ler qualquer texto filosófico que questiona a veracidade do mundo sensorial, para fazer perguntas ainda mais importantes, como: "aonde estamos", "aonde existimos", e "o que é o mundo à nossa volta?"
Record 49
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Brazil
Time : 1999-11-17 17:03:02
Comments : Parabéns pela home-page, ela esclarece e desmistifica esta nossa opcao q eh o ateismo e procura tirar o ateu da marginalidade moral.
Record 54
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website : Centro Acadêmico do Instituto de Química
Referred by : Just Surfed On In
From : Rio de Janeiro
Time : 1999-12-28 07:05:24
Comments : Muito obrigado pela oportunidade de ler o texto de Ingersoll. Ele contrapõe muito bem o ceticismo com a crença e mostra o bravo novo mundo dos céticos uma vez libertos das amarras dos dogmas e todo o mundo que há para se viver e trasformar fora da mão cruel do Senhor que não há.
Record 55
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Yahoo!
From : Brasilia
Time : 2000-01-04 16:30:22
Comments : Muito boa a homepage. Apresenta questões que precisam de discussão. Infelizmente, a grande maioria das pessoas ainda faz parte da massa manipulada.. Mas, para os poucos que conseguem quebrar o ciclo da ignorância, essa homepage traz muita coisa interessante.. De discordância, basicamente Ingersoll.. Considerei-o arrogante em sua ignorância, e manipulativo demais. Se ele fosse conteporâneo, teria lido mais, tido mais acesso a informação, e possivelmente teria pensado um pouco diferente.. JJ Benitez tem ótimos livros sobre a Bíblia, Judeus e Cristo.. Qualquer questão cética ou atéia deve ser colocada com base em profunda análise histórica... A paixão é para os fanáticos religiosos... Sobrou paixão e faltou estudo em Ingersoll... Quanto a Jesus, não importa se ele é filho de Deus, ou se fez milagres.. Ele deixou uma mensagem de amor, e isso é o que importa. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Se todos seguíssemos essa linha, o mundo seria um lugar muito melhor.
Record 57
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Yahoo!
From : São Paulo
Time : 2000-01-05 20:19:26
Comments : Caro Mário, Novamnete venho dar o meu apoio total à sua página! Tenho uma grande preocupação em trabalharmos para dar argumentos às pessoas honestas que estão com dificuldade de encontrar a verdade nesse mar de idiotice e ignorância religiosa e espiritualista que vai pela nossa midia, principalmente a TV. Veja por exemplo as confusões que se faz com o que Cristo disse ou não disse. Ao lermos a Bíblia ficamos perplexos de como é possível tanta ignorância, tanta violência, tanto apoio ao esclavagismo, tanto ódio aos pais e à família. Quantas mentiras nos contaram, nos encheram a cabeça! Temos urgentemente de destruir todos esses mitos que evitam o desenvolvimento socio-economico e cultural do Brasil e do mundo católico. As idéias católicas e franciscanas levam aos maiores absurdos e impasses, bloqueando as mentes para o espírito científico e racional. Vejam como os países católicos estão tão atrasados em relação aos protestantes, mais democráticos e racionais. Desde a implantação da Contra-Reforma no século XVI, que a inteligência desses países ficou parada no tempo, devido ao terror imposto aos intelectuais pela Santa Inquisição... Ficar caladinho ou morrer no fogo eram as únicas opções dos sábios e cientistas da época, como Giordano Bruno, Galileu, Copérnico, etc. Depois continuamos. Vai enfrente, a tua luta é de um bilhão de seres humanos que são ateus conforme se lê na Enciclopédia Britânica.
Cada vez seremos mais, com certeza.
Cassiano
Record 12 Private Mode
Name :
Website :
Referred by : Yahoo!
From : São paulo
Time :
Comments : : Caro Companheiro, Achei a sua página muito boa, muito interessante. Força para a frente!Parabéns! Temos muito em comum além do ateismo. Também fiz a Academia Militar em Lisboa, Portugal, em Infantaria, terminando em 1962. Servi nas tropas paraquedistas. Depois meti-me nos movimentos anti-salazaristas contra o fascismo e a ditadura. Tive de me exilar em França. Estudei então engenharia civil em Paris e na Polônia e depois vim trabalhar para o Brasil em 1972. Quando os militares meus colegas fizeram a Revolução dos Cravos em 1974, voltei, reconheceram o meu trabalho e fui reconduzido no posto de major, como se não tivesse saído. Mas a engenharia estava já no meu sangue... Pedi para passar para a reserva não remunerada e voltei para S.Paulo, onde estou desde 1978.Mas as crises sucediam-se as firmas fechavam e eu andava numa sinuca desgraçada. Resolvi há 4 anos fazer concurso público para assessor técnico da Câmara Municipal de SP, onde me encontro trabalhando, mais tranquilo, sem aquele sufoco das firmas particulares... Agora já tenho 60 anos, estou em fim de carreira...e estou gostando de política novamente! Você tem razão quando diz que faltam traduções e mais trabalhos em português sobre livre-pensamento. As nossa páginas são ainda muito fraquinhas, mas repare que são todas recentes. Logo serão melhores e mais completas.Não seria melhor, em vez de pequenas páginas, juntarmos esforços e fazer uma melhor e mais completa? Tenho esperança nos companheiros da Terra Redonda e em Você. Este movimento vai crescer, tenho a certeza. Na Enciclopédia Britânica está que os ateus são 1 bilhão em todo o mundo, ou seja 15% da população. Temos de juntar as forças por aí dispersas, talvez até um partido moderno, com idéias modernas, que falta no ambiente nacional, não? Conhece o pessoal do www.freespeech.org/despertar? Tenho lá alguns artigos. Saudações ateias XXXXX
Record 63
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website : Spanish and Portuguese Dept.
Referred by : From a Friend
From : Brazil living in the US
Time : 2000-02-11 04:22:06
Comments : I share your beliefs and I respect them. In fact, this subject will be discussed in the class that I teach in my insitution. I am glad that we can enjoy a so well written and well based argumentation. If you could develop more it would be even better. Escaping from logic and epistemology wouldn't be a good move, however if you could insert more historic facts maybe should be a way to enrich the text. Best regards, Jordano Quaglia
Record 78
Name : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website :
Referred by : Yahoo!
From : Brasil, Goiás, Goiânia
Time : 2000-04-14 15:37:18
Comments : Sempre fui uma pessoa que duvidou da existência de uma divindade ou de uma vida após a morte. Ter acesso a pessoas que partilham dessa mesma crença é muito significativo, pois aqueles que são teístas tendem a repudiar os que lhes são diferentes. Até hoje, apenas os satanistas (aqueles que acreditam em Deus, mas o rejeitam e tem como modelo de vida Lúcifer, que foi o primeiro, segundo à Bíblia, a negar as falsas palavras divinas) foram mais condecendentes com minha crença. Infelizmente, apenas na internet consegui encontrar ateus assumidos, pois ateísmo ainda é um tabu. Obrigada por essa oportunidade. Lady Sepulcro
Record 87
Name : Jose Colucci Jr.
Website :
Referred by : NewsGroups
From : Sao Paulo, Brazil, living now in Canada
Time : 2000-06-29 00:44:23
Comments : Mário, Parabéns pelo seu website. Sua página é um oásis de pensamento racional em meio ao deserto de idéias em que o Brasil está se transformando. Em nosso país, os que têm formação intelectual para entender o humanismo não se preocupam em escrever e divulgar os seus princípios. Se uma página como a sua puder fazer um único jovem ler Carl Sagan ou Richard Dawkins em vez de Paulo Coelho, Gurdjieff ou algum livro de misticismo oriental (Segundo Haroldo de Campos, no Brasil o zen-budismo virou zé-bundismo) você já terá deixado uma valiosa contribuição. Um abraço, J. Colucci (um brasileiro no Canadá)

Record 96
Name : Eva Estevez
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Rio de Janeiro
Time : 2000-09-05 08:06:34
Comments: Amei!!! Ainda não acabei de percorrer toda a página, mas acho que esse amor não tem volta. Sou ateista a muito mais tempo, apesar de mais nova. Acho que a formação escolar religiosa é culpada disso. Afinal, só podemos negar com convicção o que conhecemos profundamente. Amei porque voce fez a síntese de tudo o que penso em poucas palavras. Amei porque voce vive o ateísmo de uma forma similar a minha. Se bem que não batizei meus filhos, nem casei na igreja. São ateus graças a Deus!!! Adorei a maneira como conseguiu separar as quetões de moral e ética da religião. Parabens!!!
Record : 102
Name : Bruno Piassa
Website :
Referred by : Just Surfed On In
From : Brazil
Time : 2000-10-04 04:05:44
Comments: Congratulations Estou muito empolgado por ter achado esta página, ela está de acordo em quase 100% com os meus princípios e ideais . É muito bom saber que não estamos sozinhos nesta luta pelo pensamento PURO e a conscientização dos 6 bilhões de mentes que existem sobre a superfície terrestre. Imagina o potencial de 6 bilhões de mentes se todas pensassem como nós !!! Muito Obrigado pelo site e textos interessantíssimos. Bruno
Record : 103
Name : Ópio (baixista)
Website : ópio home page
Referred by : Just Surfed On In
From : Salto SP
Time : 2000-10-04 06:41:37
Comments: Perfeito, há alguns dias venhos procurando textos sobre ateísmo tão bons quanto os desta página. A religão é o ópio da humanidade. A igreja prega idéias sem fundamentos. A igreja impõe barreiras à evolução!!!
Record : 104
Name : eduardo gustavsson
Website :
Referred by : Yahoo!
From : paraiba
Time : 2000-10-22 13:30:08
Comments: Gostaria , primeiramente, parabeniza-lo por manter uma pagina tao esclarecedora sobre um tema muito complexo. Segundo, gostaria que voce me indicasse alguns livros sobre o assunto, pois tudo que sei eh fruto de varios anos de interpretacoes e pensamentos sobre as coisas extra-terrenas, e sinto a necessidade de ter um embasamento mais cientifico. no mais, um abraco e espero resposta
Record : 105
Time : Thursday 10/26/2000 5:47:27am
Name : Marco Aurelio Andrade
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL :http://
Referred By : Yahoo!
Location : Buenos Aires. Argentina
Comments: Gostei muito de saber que você existe. Creio que precisamos de informação como a que você difunde. Não consegui ler toda a página ainda. Tudo o que li foi bom. Espero que siga promovendo sua forma de ver as coisas. Verdadeiramente é um sopro de puro. Desejo que siga em frente. Penso participar em algo para colaborar. Espero não ser inconveniente. Desejo-lhe êxito
Record : 108
Time : Wednesday 11/08/2000 9:11:23pm
Name : FRANCISCO BANDEIRA
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : From a Friend
Location : MANAUS - AM - BRAZIL
Comments : Como todo ser humano inteligente, vivo a me fazer uma série de perguntas quanto de onde vim, para onde vou, etc. Sendo assim passei a me clasificar como um agnóstico. Comecei a minha pesquisa na Internet recentemente e já me deparei com tantas coisa q me fizeram enojar mais ainda a religião. Por isso busco expandir meus conhecimento, por isso, hoje sou ávido por saber mais e mais sobre religiões, sobre deus, cristo, etc, quero achar falhas nessa mitologia chamada cristianismo e combate-la ferrenhamente e livrar as pessoas q possuem uma visão mais torpe disso tudo, quero poder sentar numa rodada de amigos e poder combater abertamente e ter argumetos para dobrá-los e provar q eles estão totalmente equivocados quanto a lavagem cerebral que lhes fizeram. Espero encontrar aqui na sua hp, e até mesmo através de vc esse apoio. Grato
Francisco Bandeira Almeida Designer
Record : 115
Time : Monday 12/18/2000 3:37:04pm
Name : Fernando
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL :http://
Referred By : Search Engine
Location : Florianopolis/ Brasil
Comments : Muito boa a home page. Eu, como poucos , me considero ateu e nem por isso desprovido de ética, compaixão, etc. Alias coisa que vc bem explicou. Só discordo um pouco quando vc diz que ateismo não é uma visão do mundo e não é vinculado a alguma crença expecífica. Acho que a maior parte dos ateus, são em geral anti-sistêmicos, como marxistas e outros. Soa meio arrogante, mas ateus , na minha opinião tendem a ser mais sofisticados intelectualmente que a média, uma vez que procuram explicar o mundo de forma científica. Se bem que os chatíssimos espíritas , atribuem a A. Kardec espírito científico..enfim...Parabens !
Record : 117
Time : Monday 12/18/2000 6:07:15pm
Name : El Rojo
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL :http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Muito boa a sua página. Estava me perguntando como alguém tão "preparado" entra para uma organização tão facistóide destas, quanso me surprendeu a questão do prefácio escrito pelo prestigioso e , já falecido, Barbosa Lima Sobrinho. Mas, eu ouso ter uma explicação, tu es muito inteligente, etc, mas te falta a formação marxista. Nos, que assim nos definimos conhecemos a cara facistóide longe. Mesmo , tu, meu caro, sendo pessoa esclarecida, aquilo que o vulgo chama "gente boa", revelas, de pronto, teus traços conservadores ( e isso não é ofensa, seria se o chamasse de facista ou mesmo facistóide). Assim, quando dizes que a este negócio de atuação do estado é balela ...Claro fazes exceções , ao setor elétrico e nuclear! Também , vc claro, deve saber, que a EDF(Eletricité de France) assim como as grandes hidrelétricas nos EUA (TVA, por exemplo) são estatais. Mas, quem admite exceções para estes setores , fácilmente poderia considerar como estratégico as comunicações e o petróleo. Se não estivesses, algo intoxicado pelo seu conservadorismo, perceberias que as "mamatas" nas estatais poderiam ser evitadas, com um controle pela sociedade. Seria o conceito de empresa pública. Por outro lado, e isso é um traço marcante em muitos conservadores, tua formação foi bastante "estatal"...Marinha, Nuclen...agora os outros...ora os outros...Tua experiência como empresário como dissestes não foi bem sucedida, pois é..Ainda vou escrever sobre o mito da iniciativa privada, mas por hora, após estas ressalvas, volto a te parabenizar, dentro desta nova "era de trevas", páginas de ateistas soam como alimento ao espírito( aquele que não é santo). Abraços.
Record : 118
Time : Thursday 12/28/2000 5:57:22am
Name : Renato Takayuki Hassegawa
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL :http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Caro autor Meus mais siceros cumprimentos por sua clareza de pensamento, certamente voce (nos ) e um dos pioneiros de um novo tipo de ser humano, honesto, bom e realmente livre
Record : 123
Time : Tuesday 01/23/2001 9:36:41pm
Name : Adriana
E-Mail :
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : eu realmente nao tenhu muito oque escrever ja que eu nao li tanto para poder chegar as conclues de que somos apenas carne que pode reajir com propria vontade......... na verdade poderia escrever mais sobre meus pensamentos mas sou muito nova ainda....tenho 15 anos......eu penso mas nao consigo ainda comunicar-me de forma clara....principalmente pelo fato de nao poder falar sobre o assunto com meus colegas de classe........... acho q nao acreditar nessas religioes é totalmente normal..aliais. acho q religiao'foi algo criado para controlar a peble ...algo inventado por pessoas inteligentes......criaram algo de quem os humanos tem medo.......é mais do que dever de qualquer ser humano chegar a conclusoes de que isso é besteira..mas infelizmente a inteligencia adquirida gracas a todas as influencias que nos dao e tbm pela forma que somos treinados pelos nossos pais na maioria das vezes nos torna assim ignorantes...... ......nao quero enrolar.........so apoiar.. .....
Adriana
Record : 127
Time : Sunday 01/28/2001 5:39:49pm
Name : Paulo Henrique M. de Oliveira
E-Mail : Paulo Henrique
Homepage Title: Página do Lux
Homepage URL : Página do Lux
Referred By : Search Engine
Location : São Paulo/SP - Brasil
Comments : Pese embora a minha crença em Deus, não há negar-se extremado valor à sua obra, à sua história e à sua página. O senhor, Dr. Mário, é daquelas pessoas que dão muito trabalho para se discordar delas, dado o inegável preparo e cultura ostentados. Ainda não li todos os textos de sua página. Mas o que li até agora me agradou sobremodo, reservando-me, claro, o direito de discordar aqui ou acolá. Uma única crítica - respeitosa e construtiva, espero - diz respeito ao uso abusivo de estrangeirismos nos seus textos. É preciso velar pelo nosso idioma. Ele é a expressão primeira de nossa nacionalidade. Eu gostaria muitíssimo de poder contar com a honra de me corresponder com o senhor. Parabéns!
Um abraço,
Paulo Henrique

Minha Resposta: Caro Paulo
Obrigado pela sua visita e pelos comentários, eles foram muito generosos.
Obrigado também por sua crítica sobre os estrangeirismos. Você sabe que muitos termos, infelizmente, ainda não possuem tradução adequada em português, principalmente neste tema sobre o qual pouco se escreve. Mas contudo, concordo com o que você disse sobre preservar o nosso idioma e eu gostaria, se possível, que você me ajudasse indicando em que texto(s) você sentiu mais esse problema e também me desse alguns exemplos. Não há nenhum constrangimento e eu apreciaria a ajuda. São com críticas como a sua que vamos atingindo o melhor, neste trabalho.
Dessa forma, iniciamos a nossa correspondência, o que me dará muito prazer.
Um grande abraço Mário Porto

A mensagem acima iniciu um bom "papo"sobre estrangeirismos entre eu e o Paulo, que culminou com uma lista sobre Tautologia que ele me enviou, a qual em breve publicarei no site.
Record : 129 Time : Tuesday 01/30/2001 4:28:08am
Name : Maximiliano Zierer [FCB]
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Web Ring
Location : Brasil, ES
Comments: Esta questao do mal é evidente por si mesma: nao existe nenhum Deus, nenhuma bondade ou justiça divina! Porém o que é evidente para poucos nao é evidente para a maioria, e por que? Por que as pessoas nao sao educadas para julgarem por si mesmas, para raciocinar criticamente! Ha uma citaçao de Voltaire que diz algo assim "preconceito é uma opiniao que repetimos sem um julgamento prévio" Pois as pessoas adquirem preconceitos desde criança, ha séculos e séculos, e ha muito interesse que a maioria continue seguindo assim, sem raciocinio proprio, bombardeadas por propagandas, misticismos e modismos! Talvez seja um tipo novo e mais sutil de escravidao, derivado do modelo antigo: nas democracias atuais, as pessoas creem que sao verdadeiramente livres! Nao percebem as algemas invisiveis das ideologias, e portanto, nunca se revoltarao! Segue manipuladas por religioes, politicos, pela TV... Como poderao sequer desconfiar de sua situaçao se ja se creem livres?
Um grande abraço camarada Mario!
Record : 138
Time : Tuesday 02/20/2001 11:45:44pm
Name : Cristina DumontRecord: 138
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title : Música computadorizada
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location : Altavista
Comments : Parabéns, Mário ! A web brasileira precisava de um espaço assim ! Estou à disposição para colaborar com essa importante e salutar iniciativa.
Um abraço,
Cristina.
Record : 140
Time : Saturday 03/03/2001 12:25:19am
Name : carlos minc
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title : www.minc.com.br
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Muito bem organizada a HP. Discordo que as críticas são por desconhecimento ou idéias pré-concebidas. Gostei das críticas aos panfletos xenófobos. Sou conscientemente contra o submarino nuclear por razões que expus em numerosos livros e artigos. Nâo considero seguras nenhuma das alternativas propostas para o lixo atômico. Como defendi no seminário do MPFed, creio que a CNEN nunca poderá implementar e fiscalizar. E que o nuclear deve passar para o controle total do Min. da Ciência e Tecnologia, em contraponto à atual militarização branca.
Saudações ecológicas e libertárias do Carlos Minc
Record : 145
Time : Saturday 04/07/2001 8:47:42am
Name : Alexandre
E-Mail :
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Em primeiro lugar, parabéns Mario pela ótima página. Queria dizer que concordo com suas opiniões e estou escrevendo para dizer que fiquei perplexo com as mensagens dos cristãos no seu livro de visitas. Li todos eles e percebi que os filhos de Deus, espremendo seus cérebros para ver se saia algum argumento contra o ateísmo, não conseguiram nada. O máximo que conseguiram fazer foi dizer ofensas, como: 'os ateus são megalomaníacos, têm orgulho insuportável' etc. Nem sequer um argumento infantil contra o ateísmo conseguiram. Será que a fé deles não tem base nenhuma ou eles não têm capacidade de raciocinar?
Record : 146
Time : Saturday 04/07/2001 5:59:22pm
Name : Idago
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location : São Paulo
Comments : Quero parabenizá-lo pela sua vontade e atitude coerentes com sua linha de racicínio. Já li bastante a Bíblia devido a minhã orientação cristã-evangélica, pois posso dizer que fui criado em uma denominação bastante conservadora e com uma grande diferença de tantas outras pois é séria, a começar por não haver salário ou qualquer tipo de pagamento a quem quer que seja que trabalhe pela irmandade, sendo do ministério ou outro integrante qualquer. Assim, torna-se, então, uma obra digna de respeito pois tudo que ali é feito é em nome de uma fé não havendo outro interesse que não a fé. Porém é voltada completamente aos desígnios bíblicos e foi extamente na bíblia que eu comecei a achar algumas coisas estranhas como o fato de Ló dar uma mulher para o deleite sexual de homens que estavam perseguindo anjos(simplificando bem) e o cerco Jericó e a destruição de pessoas de todas as idades em nome de Deus. Entre tantas outras coisas que me fizeram sentir um certo repúdio ao que está ali. Então comecei a procurar por textos que me pudessem falar alguma coisa sobre a Bíblia e, lógico, não poderia ser em textos evangélicos ou católicos, aí eu achei este site e depois muitos outros nos quais, digo sinceramente, me identifiquei sobremaneira com as idéias e ainda achei muitos outros absurdos e incongruências bíblicos ficando a cada dia eu mais distante de antigas crenças. Porém alguma coisa ainda falta por ser falada e ser esclarecida seja, filosófica,cientifica ou racionalmente explicada, que é a questão das curas, que, se sabemos que há uma grande diversidade de verdades sobre os mesmos assuntos bíblicos, então quando se tem fé e se alcança alguma coisa, esse alcance tem de ter uma explicação natural. Esse assunto, notei, não é abordado em nenhum texto que achei na WEB(resguardando, é óbvio, o fato de não saber eu o inglês ou outra língua que não o português)Portanto peço, por favor, que se você tem alguma coisa sobre o assunto, publique. Sempre com essa abertura de pensamento sem avançar rancorosamente sobre as idéias alheias para que isto, se acontecer, seja do lado dos que não conseguem argumentar. Deixo aqui um grande abraço e a confissão de um respeito muito grande pela sua iniciativa corajosa e muito educada de se manisfestar com suas idéias. Eu ainda estou um tanto acovardado para me identificar e abrir minhas novas( que não são novas pois desde que tomei conhecimento sobre a religião e seus preceitos e tbém a bíblia, nasceu em mim uma constante força de questionamento) idéias para o outro lado da janela.
Um abraço
Idago
Minha Resposta :
Olá Idago
Obrigado pela visita e pelos comentários gentis. São incentivos como este que dão maior força para continuar. Quanto à questão da cura pela fé, também me intriga e embora tenha lido alguns trabalhos sobre o assunto, na maioria escritos por psicólogos, não tenho ainda uma opinião formada sobre o problema. Prometo que tão logo consiga algo de valor, seguirei sua sugestão e disponibilizarei na HP.
Um grande abraço
Mário Porto
Record : 155
Time : Monday 05/14/2001 10:16:32am
Name : Gibrail waltrick Caon
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location : Lages-SC
Comments : Olá,Mario. Gostaria de te parabenizar pela HP,pois nós precisamos de uma centena em nosso país;foi graças á Internet hoje através destas páginas que me tornei agnóstico e hoje,sou fã de carteirinha destes conceitos.Fui evangélico por 2 anos e só tive decepções e medos,e sem dúvida nenhuma,sem nenhum deus aqui,hoje eu sou livre.
Record : 166
Time : Monday 07/09/2001 3:54:36pm
Name : Carlos Eduardo Rulli
E-Mail : cadu.rulli2uol.com.br
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location :
Comments : Parabéns pelo site, abordagens sempre interessantes, dos mais variados temas.Um dos poucos sites que ainda consigo passar mais de 15 minutos initerruptos! Um outro ponto positivo (pelo menos sob meu ponto de vista) é que concordo com boa parte de suas idéias, venho também de uma família católica com uma pequena parte espírita.Por um longo tempo, parte obrigado e parte por vontade própria, me dediquei à igreja, me descontentando enormemente, passei a procurar outros pontos de vista, mas sempre acreditando em um Ser Supremo. Mas minha conclusão final foi uma que por muito tempo achei absurda: Deus não existe! É extremamente difícil viver sem a esperança de que após a morte, não haja nada, acho que esse deus serve exatamente para que os humanos em geral vivam melhor, e alimentem seu sentimento de superioridade! Apesar de ser difícil, me sinto muito mais aliviado quando "me encontrei", isto é, me assumi como ateu. Muitos no mundo devem estar escondidos por traz de uma cortina invisível com medo de um castigo divino, liberdade é fundamental, sob qualquer aspecto, devem livrar-se para ver o mundo com outros olhos, os verdadeiros olhos.
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Record :172
Time : Sunday 08/05/2001 11:31:51am
Name : Francisco Fernando Veras E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Search Engine
Location:
Comments
: Parabens pela sua página Mario Porto. Parabens pela sua persistência em promover a discussão sobre os submarinos nucleares, e sobre o setor nuclear em geral. Parabens, por denunciar organizações facistóides. Abraços Francisco
Record : 191
Time : Wednesday 10/10/2001 9:17:37pm
Name : Deborah
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title:
Homepage URL : http://
Referred By : Just Surfed In
Location: Sao Paulo
Comments: Eu adorei a pagina mto boa, gostaria de falar q ja fui adepta a cientologia por algum tempo naum cheguei a frequentar igreja alguma, mas concordava com as ideias q, de certa forma, sao bonitas e coerentes, mas naum podemos deixar q essas filosofias nos ceguem assim gostei de ler o alerta contra a cientologia. Gostei tambem dos artigos q li. bjos.
Record :203
Time : Monday 11/19/2001 2:57:22am
Name: Alexandre Paz Garcia
E-Mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Just Surfed In
Location : Porto Alegre-RS
Comments : Caro Mário
Acho muito importante que as pessoas tenham um lugar para expressar suas opiniões e procurar respostas àquilo que julgam ainda sem. Sou ateu e procuro estar sempre informado a respeito de novas discussões sobre religião e coisas relacionadas a ela. Nesse tempo, percebi que as únicas pessoas que defendem suas opiniões com argumentos realmente consistentes somos nós, os ateus. É muito difícil discutir com teístas que, na sua maioria, fogem ao uso da lógica e do raciocínio como tentam diminuir o valor de quem não pensa como eles. Sempre me perguntei que religião seguir, já que cada uma alega ser o único caminho até o céu. Concluí então que todas foram criadas por homens para dominar outros homens, pelo simples fato de pregarem a submissão cega à autoridades "ditas" nomeadas por deus. Sobre isso, aliás, ressalto que para mim é e sempre será "deus" e não "Deus", já que este é usado para dar nome a substantivos próprios "concretos". Um grande abraço, parabéns por sua iniciativa e saiba que tem muita gente ao teu lado, partilhando tuas conclusões e expectativas.
Record: 207
Time: Sunday 12/16/2001 7:23:08pm
Name : Alessandra Sena
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title :
Homepage URL : http://
Referred By : Just Surfed In
Location:
Comments :
Acho engraçado quando falo que sou atéia as pessoas começam a querer justificativas da minha escolha como seu eu fosse o próprio anticristo acho rídiculo esse tipo de fobia como se fossemos obrigados a acretidar sempre em alguma coisa, como se não tivessemos aspirações desejos nada como se a nossa existência não se justifica-se.
Record: 212
Time: Sunday 01/13/2002 5:02:26pm
Name: Mario Cardoso
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title:
Homepage URL: http://
Referred By: Just Surfed In
Location: Rio de Janeiro
Comments: Parabéns, a intenção primordial da internet era justamente essa, disponibilizar o conhecimento. Infelizmente esse conceito foi deturpado e mercantilizado por tantos, porém isso só valoriza as iniciativas como a sua.
Quanto aos crentes que te ofendem, só tenho a dizer: "Perdoai-vos, eles não sabem o que fazem..."
Abraços
Mario Cardoso
Record: 214
Time: Friday 01/18/2002 10:12:31am
Name: M Augusta de Carvalho
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Homepage Title : amagus
Homepage URL: http://amagus.weblogger.com.br
Referred By: Just Surfed In
Location:
Comments: Obrigada!
Sua HP foi o primeiro presente de 2002 para mim.
Há mais de 20 anos tenho profunda admiração (mas pouco sei) por R.G.Ingersoll.
Ao criar meu blog, iniciei-o com uma citação dele. E ao procurar na Net, encontrei sua HP.
Inclusive, tomei a liberdade de colocar um link para sua HP em um dos meus posts.
Permite???
Grande abraço
Gusta




























































































 

 
Se você leu até aqui, accesse nosso GuestBook
 
 
banner1
 
Trackback(0)
Comentarios (5)add
guestbook
escrito por eduardo vaz couto , 28 maio 2007
em 2001 troquei algumas informações com vcs..inclusive meu nome conta no melhro do guestbook..argumento circular usando a biblia...mas cara..tem muitos documentos extra biblicos para comprovação historica..mas aí vem vcs e dizem..esses documentos nao valem...nao sei se vc leu..mas saiu um bom livro aí: em defesa de crsito do lee strobel..vcs conhecem? abraços..eduardo vaz
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
LV antigo
escrito por MPHP _Admin , 18 agosto 2007
Aos visitantes

Este é um artigo congelado e serve apenas como exemplos das entrada no LV antes da mudança do laioute da MPHP. Não está mais sendo atualizado.

Administração MPHP
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
não sofro mais
escrito por Ricardo , 29 abril 2008
já chega de sofrimento, meu livre arbitrio não aguenta mais sofrimento, informo casa Mãe rio de Janeiro... é pelo raciocinio....
cavalo troi e tabaco, não nasci com cigarros mas eles pregam-me mil para fumar 10.
Preciso corpo e da mente para trabalhar.
obrigado
Cumprimentos ao Saba Baba.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Parabens
escrito por Gilberto Costa , 05 setembro 2008
Parabéns, a intenção primordial da internet era justamente essa, disponibilizar o conhecimento. Infelizmente esse conceito foi deturpado e mercantilizado por tantos, porém isso só valoriza as iniciativas como a sua.

report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Portal Shopping Mauá
escrito por Daniel Ferreira de Souza , 28 outubro 2008
Excelente Site, com ótimo conteúdo. Parabéns!
Daniel Ferreira de Souza
Portal Shopping Mauá - Cidade de Mauá
http://www.shoppingmaua.com.br
Movimento pela Mobilização em Defesa da Cidadania
http://www.mmdc.com.br
União Maçônica Brasileira
http://www.unimab.com.br
http://www.unihospabc.com.br

report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: