A Questão Macedônica PDF Imprimir E-mail

 Mário Porto

É conhecida como Questão Macedônica a disputa sobre a descendência dos antigos macedônios e o legado de Alexandre o Grande, entre a nova república da Macedônia, conhecida como F.Y.R.O.M (Former Yugoslav Republic of Macedonia) e a Grécia.

A princípio, parece um assunto distante de nós brasileiros e muito pouco divulgado entre nós, mas de suma importância para todos que se interessam pela história de Alexandre.

Estamos acostumados a reconhecer Alexandre como propagador do helenismo e esta disputa dificilmente deve ter chegado aos bancos escolares de nossos visitantes e membros ou entre as preocupações dos brasileiros estudiosos dos feitos de Felipe II e Alexandre o Grande.

Embora não deseje ainda entrar no mérito desta discussão, encaro alguns argumentos desta disputa como, historicamente, bizarros seguindo numa direção a 180 graus da corrente principal dos estudiosos.

Podemos traçar o início deste revisionismo a partir do final da segunda guerra mundial quando os soviéticos e o general Tito na Yougoslávia  enxergaram interesses políticos no fomento da ideologia macedonista

Os contornos desta disputa chega à contestação das teorias mais aceitas da migração eslava para os balcans que teria se dado no século V de nossa era para encontrar uma descendência dos antigos macedônios nos modernos eslavos que habitam a região central da Macedônia hoje F.Y.R.O.M e portanto deslocando esta migração para bem antes.

As disputas que envolvem o uso do topônimo Macedônia continuam acesas entre gregos e macedônios, mantendo-se a obrigatoriedade de usar a sigla FYROM como nome oficial da nova República Iougoslava da Macedônia.

As contendas também passam pela discussão sobre a existência ou não de um idioma macedônio e estão todas baseadas nas fontes históricas sobre a campanha de Alexandre.

Filigranas sobre se classificar as ações de Felipe II em relação às cidade-estado gregas como união ou dominação é objeto também das controvérsias.

Em suma, um completo revisionismo étnico e histórico é reclamado pela nova república Macedônica (FYROM).

Como estamos abrindo um ramo de discussão sobre este tópico no Fórum da MPHP, não permitiremos o uso da facilidade de inclusão de comentários neste artigo. Todos os visitantes que redigirem comentários serão convidados a se cadastrar no Fórum da MPHP e não terão seus comentários publicados neste artigo. Solicitamos pois aos interessados no tema que se dirijam ao Fórum da MPHP, clicando no link acima, para evitar perda de tempo.

Se conseguirmos sensibilizar os estudiosos de Alexandre para esta discussão esperamos que ela se de em nosso Fórum aonde os recursos são maiores o que favorecerá a discussão.

Trackback(0)
Comentarios (0)add
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: