O Pão na Idade Média PDF Imprimir E-mail

Mario Porto



Quem gosta de história, especialmente do período medieval, desenvolve uma série de curiosidades relativas ao dia-a-dia das pessoas, não só dos nobres, mas principalmente do homem comum. Tarefa essa bastante difícil de pesquisar, pois não são muitas as informações que chegaram até nós sobre este dia-a-dia

Para nós do século 21, parece impensável a ausência de certas comodidades ou produtos e fica difícil imaginar com precisão a vida das pessoa nestas priscas eras.

Para muitas pessoas que não passam sem um pãozinho em seus cafés da manhã é desalentador saber que nos primórdios o pão era cozinhado na brasa. O uso de fornos, foi introduzido na Europa pelos romanos, que os trouxeram do Egito.

Apesar desta introdução dos fornos, o velho sistema de cozinhar foi empregado ainda por muito tempo. Pela lei feudal, o nobre tinha que preparar o pão para seus vassalos, sobre o qual estes eram taxados, mas os últimos preferiam cozinhar sua farinha em casa, em seus próprios braseiros do que levá-los ao braseiro ou forno público.

Além disso, mais desalentador ainda era o fato de que o costume de fermentar a massa, com adição de fermentos, não era adotado universalmente e como a massa sem fermento apenas pode produzir um pão indigesto e pesado, eles tinham o máximo cuidado em se assegurarem de que as fatias fossem bastante finas para que pudessem ser adequadamente cozidas.

O interessante é que essas fatias serviam como pratos, para cortar outros alimentos em cima e quando eles ficavam saturados com o molho e os temperos, eram cozidos como bolos.

O uso de tortilhas (fatias crocantes) permaneceu na moda até nos melhores banquetes. Assim, em 1336, o Delfim de Viena, Humberto II, tinha, além de pequenas fatias de pão branco, tortilhas na mesa,

Aliás, O pão branco se tornou um privilégio dos ricos, enquanto os pobres comiam pão preto. O custo de produzir farinha branca era muito alto.

É difícil apontar o período exato em que o fermento foi adotado na Europa, mas podemos assegurar que na Idade Média ele não era comum.

 

Pao_Idade_Media

























Fonte: Manners, Customs, and Dress During the Middle Ages, and During the Renaissance Period. por Paul Lacroix

Primeiramente publicado na: https://www.facebook.com/ConversandoSobreHistoria
Trackback(0)
Comentarios (0)add
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: