Templo Maior, Farsa Ainda Maior PDF Imprimir E-mail

Mário Porto     

INTRODUÇÃO

Causa-me bastante espanto que o discurso da Igreja Universal do Reino de Deus ainda seja aceito pelas massas que são conduzidas a esta pregação.

Os argumentos e as artimanhas são tão evidentes que mesmo considerando o baixo nível cultural da média dos freqüentadores destes cultos é surpreendente que o que existe por trás da pregação da Universal não seja entendido por estas pessoas.

Uma explicação possível é o fanatismo apoiado no cinismo dos líderes e na credulidade das camadas menos cultas da população catalizado pela miséria, a falta de expectativas econômico-sociais e a ausência de senso crítico. Lembremo-nos do nazismo. No caso religioso se acrescenta a fé e o mistério de uma prometida vida após a morte.

Nos dias atuais de julho de 2005 estamos vivenciando uma das campanhas em que a Universal mais se esforça. A chamada "Fogueira Santa do Monte Sinai".

Proliferam nestes dias os testemunhos que dão conta das mudanças de vida nas pessoas que "exercitaram a fé inteligente" com "atitudes de fé" perante Deus.

O discurso na televisão, um dos maiores instrumentos da Universal, obviamente não é inteiramente transparente, pois se fosse teriam que dizer claramente o que significa possuir uma"atitude de fé". Na televisão procura-se o novo fiel da Igreja. Nisto a temática difere bastante do discurso nas Igrejas nas quais as ofertas são solicitadas abertamente pelo menos em três momentos em cada culto quando pregam a necessidade destas atitudes.

E o que significa ter "atitudes de fé" ?

Simplesmente acreditar que Deus vai mudar sua vida e oferecer o melhor dos sacrifícios que você pode sacar. Aquele que vai fazer falta demonstrando assim sua fé inteligente, conceito inventado pelo Bispo Macedo para distinguir o que ele chama de fé emocional da fé sobrenatural.

Observe-se que, criminosamente, os pastores da Universal ensinam aos membros que eles devem doar dízimos com base na renda que desejam receber. E assim acaba sendo ofertado aquele dinheiro do aluguel que você entrega na certeza que Deus vai prover muito mais, aquela poupança que você construiu durante anos. Os bispos e pastores da Universal chegam a afirmar de que nada vale você ser uma boa pessoa, honesta, cumpridora de suas obrigações para com a sociedade e até para o seu Deus. Deus não irá mudar a sua vida se você não tiver uma "atitude de fé".

Neste ponto eles misturam um pouco da controvérsia teológica entre a salvação pelas obras e a salvação pela fé. A apelação é de tal monta que afirmam, para não criar problemas, que ser bonzinho e honesto pode até salvá-lo, mas não vai mudar a sua vida aqui na Terra. De uma certa forma os pastores, provavelmente, sem o saber professam uma das heresias mais condenadas após a reforma, o antinomismo que prega que as obras são desnecessárias em uma salvação providenciada pela fé.

Se trocassemos a palavra ou o sentido de Indulgência por Oferta as 95 teses de Lutero se encaixavam muito bem como libelo contra a orgia de solicitações de ofertas promovida pela IURD.

Como exemplo vejam as teses 43 e 67 com esta substituição implementada:

43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se "ofertassem".

67. As "ofertas", apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça, decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.

Assim, abstraindo-se aquelas que fazem menção específica ao Papa, quase todas se prestam a esta substituição e fazem bastante sentido.

TEOLOGIA UNIVERSAL

Mencionando teologia aproveito para traçar um perfil médio dos bispos e pastores da Universal.

A julgar pelo crescimento da Igreja e da crescente proliferação de seus enormes e suntuosos templos um observador desavisado imaginaria estar diante de uma organização religiosa com forte embasamento teológico.

Ledo engano, a maioria dos bispos e pastores da universal é completamente ignorante em teologia e repete frases da Bíblia quase sempre mecanicamente porque escutou outros as repetindo.

Não demonstram nenhum conhecimento histórico e dos tempos em que estes textos foram escritos e quando se aventuram neste terreno tentando explicar algum comportamento, por exemplo, do povo de Israel, são inteiramente amarrados àquilo que leram, textualmente, na Bíblia.

Nenhum "Doutor da Igreja Universal" conhece o que se vem estudando na moderna pesquisa do cristianismo.

Há no entanto aqueles que afirmam (1997, Leonildo Silveira CAMPOS, Universidade metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP) que a IURD tem sim uma teologia:

A IURD, ao contrário do que alguns pensam, possui uma teologia e tem mecanismos apropriados para inculcar essa teologia nas novas gerações de fiéis e pastores. Porém não se trata de uma teologia sistematizada, tal como aquelas elaboradas por grupos religiosos já secularmente institucionalizados. Por outro lado ela possui, como toda a reflexão pentecostal, um ranço anti-intelectualista muito forte. Macedo propõe uma teologia antiteológica e afirma : « todas as formas e todos os ramos de teologia são fúteis ». A teologia da IURD se articula ao redor de quatro pontos fundamentais:

  • centralidade do corpo, pois ela prega a recuperação do corpo e não o seu desprezo platônico ;
  • exorcismo de maus espíritos e libertação de suas influências negativas ;
  • cura como sinônimo de salvação e prosperidade na vida ;
  • e sucesso material como comprovação da presença de Deus na vida do crente.

Pode-se dizer com certeza que todo o doutrinamento é oriundo da liderança do Bispo Macedo e do seu círculo mais próximo de colaboradores. Isto pode ser comprovado pela vasta produção literária religiosa de sua autoria. No entanto, sua pregação se define exatamente pela condenação à teoria teológica.

Macedo tem aversão à erudição teológica, e mostrou isto claramente quando publicou A libertação da teologia, livro em que critica o "cristianismo de muita teoria e pouca prática; muita teologia, pouco poder; muitos argumentos, pouca manifestação; muitas palavras, pouca fé" (Macedo, pp. 11 e 128). Outro exemplo de suas idéias quanto à erudição foi o cancelamento após algum tempo da iniciativa da Faculdade Teológica Universal do Reino de Deus (Faturd), quando Macedo entendeu que ela afastaria os pastores de sua atividade principal de angariar recursos para o empreendimento da fé. Foi na mesma ocasião que publicou o livro acima.

A sua teologia se resume à produção de interpretações para episódios da Bíblia na maioria das vezes buscando aliar um sentido de prosperidade ao texto bíblico. "Deus deseja o seu sucesso aqui na Terra", "a prosperidade é de Deus" "Deus é o dono do ouro e da prata" e "temos direito à herança divina, mas precisamos buscar."

Na verdade o sucesso da Universal é um sucesso empresarial e ai sim, demonstram saber o que estão fazendo. A rotatividade dos bispos nas funções pastorais a eles delegadas é uma estratégia dentro dos objetivos da Universal. Diferentemente, por exemplo, da Igreja Católica, aonde as funções são mantidas por longos períodos, um bispo da IURD dificilmente fica muito mais de 1,5 anos em uma função.

Isto evita muitos problemas principalmente aqueles ligados à popularidade individual dos membros da Igreja.

Assim nos últimos 5 anos tivemos 3 bispos responsáveis pelos trabalhos no Templo Maior, em Del Castilho, no Rio de Janeiro. Bispo Romualdo Panceiro, Bispo Clodomir Santos e agora Bispo Gerson Cardozo. Assim também ocorre com outro grande programa da Universal, a chamada Nação dos 318, carro chefe das mudanças financeiras nas vidas dos fiéis, no momento tocado pelo Bispo Wagner Negrão que substitui desde cerca de 6 meses o bispo João Leite.

Conforme estudo sobre a Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal, publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o autor RICARDOMARIANO afirma que:

"Apesar de eficiente, o governo vertical e centralizado coíbe inteiramente a autonomia de pastores e adeptos. Tanto que os mais de quinze mil pastores titulares e auxiliares, responsáveis pelos mais de quatro mil templos no Brasil, são remanejados freqüentemente de local de trabalho e não gerenciam os recursos que arrecadam, enquanto os fiéis não escolhem seus líderes locais nem participam da deliberação sobre a aplicação dos dízimos e ofertas."

A igreja Universal aplica com eficiência os melhores instrumentos do marketing moderno como veremos.

TESTEMUNHOS

Testemunhos se bem usados são uma poderosa ferramenta de marketing, se assim não fossem não seriam tão utilizados por todos os gurus de marketing online na Internet. Testemunhos na TV ainda têm um poder maior que na própria Internet.

O que observamos nos testemunhos utilizados pela universal é que seguem um padrão extremamente constante. Indivíduos assolados por vários tipos de problemas sejam de ordem sentimental ou financeira são recuperados para uma vida de prosperidade e felicidade após chegarem à Igreja Universal. Todos afirmam que o processo não ocorreu da noite para o dia, mas sim após perseverarem na fé e, principalmente, atenderem às campanhas da Igreja rigorosamente de acordo como instruído pelo "homem de Deus" (pastores), dentre elas a famosa Fogueira do Monte Sinai.

Recentemente, na madrugada de 02/07/2005, um testemunho prestado no programa Ponto de Luz da TV Record, caracterizou bem a estranha lógica do Deus da Universal.

Uma senhora afirmava que mesmo após 15 anos de convívio dentro da Universal, orando, louvando e sendo uma pessoa cumpridora de suas responsabilidades em todos os níveis inclusive o religioso, não lograva alcançar a graça da felicidade e comunhão com Deus. Isto não acontecia em função dela não usar a "fé inteligente". Como explicava o Bispo Gerson Cardozo, condutor do programa em êxtase com o depoimento, era ela esperando por Deus e Deus por ela. Nada acontecia.

Somente após ela ter se "lançado" na Fogueira Santa do Monte Sinai, as bênçãos que a tornaram uma pessoa feliz e realizada em todos os planos começaram a acontecer. Conforme afirmava o Bispo Gerson ela até poderia ter alcançado com os seus quinze anos de devoção a própria salvação, mas não havia garantido uma vida de felicidade na Terra.

Que estranha lógica esta!

De nada vale uma boa conduta!

Há que se demonstrar a este Deus soberbo que realmente se acredita Nele, se "lançando".

E todos sabem o que significa se lançar, no jargão da Universal.

O perfil das pessoas que se apresentam para testemunhar também não vária muito. Com raras exceções, são pessoas do extrato social mais baixo da sociedade, principalmente, sob o aspecto cultural. A respeito destas pessoas é preciso considerar que para muitos as aparições em entrevistas de programas de televisão caracterizam seu minuto de fama e isto me parece particularmente verdade nos patéticos episódios de exorcismos das seções de descarrego. Pode até parecer estranho, mas na cabeça destas pessoas serem exorcizadas perante a multidão lhes confere um status dentro na comunidade da Igreja.

Um outro aspecto que incentiva os testemunhos encontramos na seção de prosperidade denominada Nação dos 318 Homens de Deus, reunião que a Universal qualifica, sem falsa modéstia, de maior congresso empresarial do pais. Somente a astúcia dos "marqueteiros" da Igreja Universal é que ousaria denominar mais esta histriônica seção de trombetas, 900 horas de jejum e orações, de congresso empresarial.

Afirmam ainda para aumentar as vantagens, que se trata de um congresso gratuito e o único com "cobertura espiritual". Desta maneira, visam convencer aos crentes-empresários que, na sua grande maioria pertencem a um estrato de empresas cujos membros dificilmente teriam acesso a congressos empresariais reais em razão do elevado custo destes congressos, de que a Nação, como é chamado o grupo, é na realidade um congresso empresarial e não um culto religioso. Com certeza, muitas pessoas podem ter comparecido a estas reuniões na ilusão de receberem orientações empresariais. Afinal, a IURD é um exitoso empreendimento empresarial.

A Nação dos 318, propriamente dita e que é denominada de Congresso Empresarial, acontece às segundas-feiras no Templo Maior de Del Castilho, no Rio de Janeiro, segundo dizem os organizadores porque não seria possível juntar 318 pastores no palco, desculpem no altar, de outros templos. No entanto, acontecem nas segundas-feiras reuniões de prosperidade para empresários, com o mesmo intuíto, em todos os demais templos da Universal.

Na verdade, segundo artigo escrito por Diogo Mainardi, que compareceu a uma destas reuniões no templo de Ipanema, publicado na Revista Veja, edição de 19 de março de 2003, página 111,

"Nenhum dos presentes tinha um aspecto propriamente empresarial. Reconheci dois fiéis: a moça do pão de queijo e o rei das embaixadinhas, que apresenta seu espetáculo futebolístico pelas ruas do bairro. Inicialmente, o pastor Wendell explicou que Deus é dono de todo o ouro e de toda a prata do universo, e que é inaceitável que seu povo não possa usufruir plenamente desse tesouro. A miséria, segundo ele, é obra do demônio, que assola a vida econômica do país, fecha as portas do comércio, espalha o olho gordo e incute o espírito de derrota nos vendedores de planos de saúde. Para afastar o ser maligno, o pastor Wendell conclamou seus auxiliares, os obreiros e as obreiras, a formar um túnel de fogo. Imediatamente, os obreiros, de gravata, e as obreiras, com o uniforme da Viação Cometa, dispuseram-se em duas filas, uma de frente para a outra, e entrelaçaram as mãos, como numa quadrilha. "

A estratégia de chamar o culto da prosperidade de congresso empresarial faz convergir para o Templo Maior novos futuros membros que, como veremos em mais uma artimanha de marketing, não são distingüidos por religião e são convidados tanto católicos, espíritas, budistas como os sem religião. Este, é na realidade o objetivo maior de todo o esquema da Nação dos 318 realimentado todas as semanas com os testemunhos de sucesso.

Na Nação dos 318, para se assemelhar às práticas em congressos empresariais, as pessoas são orientadas a colocar seus propósitos escritos em pastas de onde serão lidos e solucionados por Deus. Nestas seções, que acontecem todas as segundas-feiras no Templo Maior em Del Castilho, no Rio de Janeiro, os testemunhos têm mais um atrativo para quem os oferece. Trata-se da propaganda televisiva de seus negócios que é disponibilizada em vinhetas com informações de endereço e telefone para milhares de telespectadores. Estas mesmas pessoas são quase sempre apresentadas em outro programa da rede de programações da Igreja Universal, denominado Empresários Em Foco. Lá a exposição e a propaganda gratuita são ainda maiores.

TRANSE E POSSESSÃO

Como todo culto pentecostal a Universal dá ênfase à pregação do Evangelho, às orações coletivas, feitas em voz alta por todos os fiéis e aos rituais de exorcismos e de curas, realizados em grandes concentrações públicas.

Para evitar problemas jurídicos com as religiões afro-brasileiras a Universal cunhou e popularizou um termo novo para definir os maus espíritos que segundo sua pregação são causa dos males do mundo. Eles os denominam de encostos .

Os episódios de possessão são caracterizados como prova viva da realidade das pregações da Universal e muito impressionam seus fiéis, constantemente, doutrinados de que todas as mazelas da humanidade são oriundas de "problemas espirituais" .

A grande e científica verdade é que não passam de manifestações de histeria patrocinados por pessoas carentes por atenção. Infelizmente, o termo histeria foi popularizado de forma errada escondendo o significado real fornecido pela medicina.

O Texto do Psique Web , reproduzido abaixo, esclarece bem esta confusão:

O termo histeria escapou, há tempos, do âmbito da medicina e passou ao uso popular. Na realidade xinga-se de histérico e não se diagnostica histérico. Essa postura cultural descaracteriza a histeria doença, influindo inclusive no médico não psiquiatra, o qual também acaba vendo o histérico como o "malandro" da medicina.

A maioria dos médicos não psiquiatras costuma adotar duas atitudes diante do paciente histérico; a expressiva maioria deles adota uma atitude de rejeição, achando que os histéricos ... não são doentes de verdade ou são doentes que não têm nada, e uma minoria, infelizmente, podem achar que a ... histeria é uma doença como as outras.

Surpreendo tanto aos médicos quanto aos leigos, essa misteriosa "doença" pode apresentar sintomas sem qualquer substrato físico, sintomas que mudam segundo a época, os costumes e as conveniências, sintomas que podem desaparecer como em um passe de mágica... E se procurarmos os motivos pelos quais os histéricos recorrem a esses sintomas, bem como o sucesso que se consegue com eles, é bem possível nos deparamos com uma inquietante dúvida: "teremos todos somos um quê de histéricos".

A histeria sempre existiu na história humana, sempre acompanhou o ser humano desde sua introdução na vida gregária. Continuando a acompanhar as histéricas através dos séculos, no final da Idade média elas começaram a ser identificadas com as bruxas. A histeria passava a agregar genitália com o demônio. Aquelas criaturas femininas que curavam com poções mágicas, copulavam e faziam pactos com o demônio, entravam em transe e, como castigo, acabavam condenadas à fogueira.

Os estados de transe e de possessão são classificados pela medicina como transtornos do tipo dissociativo da personalidade histriônica. O fenômeno da possessão tem caráter universal e a psicopatologia tenta explicá-lo em termos de sugestão ou auto-sugestão ou como resultado de desdobramentos do eu. Evidentemente a crença cultural em espíritos desempenha papel importante no aparecimento dessas possessões.

Nas Igrejas, o som, o tom e freqüência da voz do pastor ao evocar textos previamente escolhidos e seguidamente repetidos acabam por provocar o estado de transe e de possessão nas pessoas com comportamento histérico. Segundo os psicólogos, a repetição das orações em voz alta, de olhos fechados, conhecida pela medicina como respiração holotrópica, produz um fenômeno de superoxigenação no cérebro. Sobrevém um rebaixamento dos níveis de consciência. Quem está no meio de um agrupamento tomado pela euforia tende a se deixar contaminar pela emoção. Há um mecanismo do sistema límbico do cérebro, o mais básico da área nervosa, que induz a pessoa a se comportar segundo as atitudes da multidão que a cerca.

A questão do transe e da possessão é bastante ampla e não caberia sua discussão em um artigo como este. Só para se ter uma idéia da influência do conceito de demônio em nossa civilização basta fazer uma consulta no Google com as palavras "demônio" em português e "satanism" em inglês. A primeira traz 388.000 resultados e a segunda 1.780.000.

São mais de 3000 anos que estas crenças vêm se enraizando no imaginário popular e seria muito difícil, se não impossível, substituir estas manifestações de caráter mitológico dentro de uma perspectiva de fenomenologia científica. Fica fácil explicar diante de tantas demandas econômico-sociais a prevalência do obscurantismo representado pelo crescimento surpreendente das seitas pentecostais embora estejamos vivendo a era da decodificação do genoma humano e das grandes descobertas da biologia. São os mesmos fundamentos que acabam influenciando os currículos das escolas como fruto do embate entre a Teoria da Evolução e Criacionismo.

Para complicar ainda mais este quadro alguns profissionais de psicanálise e psicologia começam a aliar o trabalho das igrejas ao conjunto de terapias de tratamento de doenças mentais. O psiquiatra Fernando Portela Câmara assim se expressa em seu trabalho denominado, Psiquiatria Popular Brasileira: a Função Reguladora do Transe (ler artigo na íntegra) ao se referir ao trabalho assistencial das seitas religiosas:

O modelo assistencial da saúde mental é extremamente caro e muito se beneficiaria se os órgãos oficiais interagissem com estas seitas que, via de regra, são mantidas pelas próprias comunidades e desempenham um importante papel social. Lideres espirituais poderiam ser treinados nos rudimentos da psicoterapia para aperfeiçoarem o seu trabalho e ampliar o alcance assistencial de seus grupos. O papel regular biopsicossocial que elas desempenham é extremamente significativo, mormente nas camadas sociais menos favorecidas que tendem a crescer mais ainda dentro do atual modelo econômico brasileiro.

Fernando Portela Câmara parece aceitar como normais os exdrúxulos e dantescos rituais de exorcismo da Universal quando afirma que "As culturas ditas "primitivas" têm seus próprios métodos para abordar e lidar com os transtornos mentais e do comportamento."

Evidentemente que a implementação deste tipo de políticas ainda sedimentaria mais a crença nas possessões embora se possa compreender a busca de realização de um trabalho clínico aproveitando a penetração das lideranças religiosas. Apesar da aparente inocência da idéia esta abertura nas mãos do bem articulado marketing da Universal seria mais uma arma a serviço de sua estratégia objetivando atingir maior grau de poder e influência em nossa sociedade.

Outro trabalho interessante, aproximadamente na mesma direção quando tenta conciliar espiritual e mental ao afirmar "para os pacientes, atos rituais são tão eficazes em relação ao que percebem ser o problema espiritual, quanto o medicamentos é em relação a insanidade. Mas os médicos não parecem treinados para distinguir ou compreender a extensão cognitiva do que está sendo trabalhado", é a tese de doutorado de Hulda Stadtler da PUC-SP; Conversão ao pentecostalismo e alterações cognitivas e de identidade - Revista de Estudos da Religião Nº 2 / 2002 / pp. 112-135 , no qual ela apresenta alguns estudos de casos de possessão que são identificados, até pelos próprios grupos de crentes, como histerias.

Apesar de sua aparente posição conciliatória ela, em sua conclusão, assim se expressa:

Sugiro que o ponto inicial das alterações cognitivas é estar convencido por um novo "sistema cognitivo" que além de promover uma identidade forte é mais poderoso para explicar as adversidades da vida cotidiana. Acredito que essas alterações têm origem nas alterações da concepção de pessoa geradas por mensagens religiosas poderosas cuja assimilação desobstrui a cognição na direção do sistema ideativo do grupo. Isto fica demonstrado quando os crentes recorrem sistematicamente as doutrinas para raciocinar sobre problemas formais e do dia-a-dia. Isto, entretanto, não ocorre apenas com os crentes, os dados demonstram que outros grupos fazem o mesmo tipo de raciocínio vinculado. Existe um lado pouco explorado nas mudanças cognitivas que esses movimentos religiosos promovem. Pentecostalismo, por exemplo, trabalha para transformar as mentes das pessoas através da reconstrução, com elas, da realidade (raciocínio), e isto provoca, por sua vez, mudanças nas formas de interação dos seguidores com o mundo ao redor.

Como vemos, na medida em que a ciência não conseguindo convencer os crentes de seus pressupostos ela se alia aos seus métodos, mesmo que com intenções benéficas, jamais nos livraremos destas mitologias de possessão demoníaca que nos nivelam aos nossos ancestrais mais primitivos.

CAMPANHAS CONTINUADAS

Uma grande ferramenta para atrair as pessoas são as campanhas continuadas e perfeitamente coordenadas. Esta coordenação demonstra uma gerência centralizada no planejamento destas campanhas, pois todos os pastores e bispos falam exatamente a mesma coisa, sem deslizes de termos ou conceitos.

Aliados aos pomposos nomes dos templos estas campanhas também ostentam nomes grandiosos como Concentração de Fé e Milagres. A tentativa da Universal é demonstrar que os milagres não são privilégios dos antigos, eles se realizam hoje pelo Deus vivo que habita a Universal.

Conforme afirmei no artigo 2000 Anos do Mito Cristão - Parte 1 a Igreja Universal do Reino de Deus, parte de um crescimento espantoso, para se sentir credenciada na comunidade evangélica a representar um novo Deus Vivo, não o Deus da Bíblia do passado, e assim reivindicar para o seu novo templo no Rio de Janeiro, sede mundial, o título de templo do novo Israel.

De certa forma, a IURD está assumindo uma posição análoga aos primeiros cristãos que rompiam com a antiga tradição, incluindo em seu ritual características únicas dentro das denominações evangélicas. Só que diferentemente dos criadores do cristianismo a IURD não pretende criar nada de novo, apenas valer-se da credulidade das pessoas para sedimentar seu negócio milionário.

Para representar as atitudes são criadas palavras de ordem repetidas amiúde por simpatizantes quase como num coro orquestrado. Assim são repetidas em uníssono: sacrificar, conquistar, lançar, buscar, determinar, perserverar, propósito. Nos testemunhos, estas palavras são utilizadas em discursos claramente ensaiados.

Cada uma destas palavras tem um significado específico na estratégia da prosperidade. Os membros acabam conhecendo claramente o significado destes termos.

É comum nas reuniões os participantes alegarem curas, normalmente problemas nos membros superiores ou inferiores ou dores não especificamente localizadas que as incomodam por longos anos e que somem ao soar das trombetas ou pela imposição de mãos. São curas de doenças cujo diagnóstico é o testemunho da própria pessoa.

Uma grande arma nas chamadas, o que mais uma vez comprova a excelência do marketing da Universal, é a não distinção das religiões. Assim os pastores televisivos clamam pela presença de católicos, espíritas, budistas, umbandistas e até dos sem religião. Esta é uma grande farsa como se fosse possível a um católico comparecer aos cultos da Universal e ainda ser considerado um católico praticante, um budista se valer das práticas da Igreja ou um ateu se deixar levar pela argumentação iurdiana. O discurso pretende separar o cidadão religioso daquele que, simplesmente, busca a Deus independente de religião e não passa de mais uma grande jogada de marketing.

Ao lado do carro chefe da Campanha do Monte Sinai existem inúmeras e freqüentes campanhas continuadas, normalmente, mantidas durante sete semanas e que sempre estão sendo renovadas. Elas são inspiradas às vezes em obscuros textos da Bíblia.

Os compromissos que são apresentados aos fiéis têm a finalidade de provocar a constante presença nos templos e são sempre auxiliados por catalisadores de retorno que veremos a seguir.

CATALISADORES DE RETORNO E SINCRETISMO

A Universal em pródiga em pequenos talismãs que funcionam como catalisadores para prover a volta do fiel nas reuniões seguintes e também o retorno financeiro da produção.

Assim, folhinhas, recipientes com óleo de unção, alianças, correntes, arcas, rosas, cartelas tipo raspadinhas e toda a série de badulaques são manufaturados e distribuídos, gratuitamente, aos participantes do culto sempre com uma instrução de que devem ser trazidos nas reuniões seguintes para que se obtenha uma graça ou se quebre um feitiço ou se cumpram as promessas de Deus.

Acreditamos que embora o custo individual de cada badulaque deste seja pequeno o montante para preparar e distribuir uma enorme quantidade em todos os templos atinja uma soma considerável de dinheiro.

O retorno dos fiéis como também o retorno financeiro certamente é bem grande! Cada templo da Igreja é um ponto de vendas deste imenso "Marketing do Sagrado" ou talvez ainda pior, da "Mercantilização do Sagrado".

A Universal se vale da diversidade religiosa do povo brasileiro para obter vantagens explorando o sincretismo religioso. Não existem limites para angariar fiéis. Assim utilizam uma seção que denominam de seção de descarrego para exorcisar o mal incrustado em seus adeptos, ou melhor, "encostado". Vestidos de branco como em uma seção de umbanda os pastores promovem espetáculos dantescos de expulsão de demônios nos altares dos templos. O texto abaixo extraído de O Dia online, 6/8/2001 e incluído também na obra acima citada de Ricardo Mariano, mostra de maneira sarcástica a apropriação de cultos da Umbanda:

Um homem todo de branco comanda o culto, cercado por pomba-giras, exus e pretos-velhos. Os auxiliares também se vestem do branco mais puro e acreditam nos poderes do sal grosso e do galho de arruda. Que religião é essa? Ihih, se vossuncê, respondeu umbanda, está errado, mizim fio. O culto - bata a cabeça - é da Igreja Universal do Reino de Deus. Saravá. A Sessão do Descarrego - esse é o nome propagado pela própria igreja - faz sucesso às terças-feiras, na Catedral da Fé [...]. É o momento, pregam os pastores, de retirar os encostos dos fiéis.

Nestas seções os pastores ou bispos "dialogam" com os encostos advertindo-os e mostrando à platéia que todos os males do homem provém dos espíritos imundos que são dominados pelo poder de Deus e somente afastados com a perseverança dos adeptos na fé, bem entendida na Igreja Universal, aonde deixarão suas contribuições e doações.

CONCLUSÃO

O que se depreende de tudo isto é que aparentemente existe uma diferença entre a ação dos planejadores do marketing da Universal e sua linha de frente de pastores. Estes, provavelmente, acreditam na mensagem da Igreja e não são partícipes da orientação dos líderes.

Nota-se claramente, com as exceções creditadas aos exemplos de vida, que os bispos são selecionados na população mais preparada dos pastores e entrar neste seleto grupo significa tomar conhecimento das estratégias. Este é um grande desafio da Igreja, pois a grande maioria de seus pastores carece de uma formação mais escolarizada e, por exemplo, quando enviados ao exterior confundem missão evangélica com problemas culturais. Mesmo aqueles que possuem certa erudição acabam por renegá-la. Sobre isto, ler uma notícia no Blog da MPHP relativa ao bispo escolhido para ser presidente do PR (Partido da IURD, recentemente fundado).

Alguns pastores no caminho do bispado já falam a mesma linguagem. Arrisco prognosticar que o pastor Marcos Carotti, responsável até julho de 2005 pelo novissimo e grandioso templo do bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e agora em São Paulo acompanhando o bispo Clodomir Santos é um dos próximos bispos a serem nomeados. No entanto, alguns são promovidos furando esta peneira, pois existem bispos que se expressam mal e não possuem nenhum carisma. Curiosamente, o atual (julho2005) responsável pelo templo da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Bispo Sérgio, se enquadra nesta categoria. Digo curiosamente, pois o bairro é considerado de classe média alta, supostamente mais exigente culturalmente e por isto mesmo deveria merecer um cuidado maior na escolha estratégica de seu bispo.

Os pastores da tropa rasa, com raras exceções, simplesmente repetem as estratégias, sempre acreditando como mencionei anteriormente na mensagem religiosa e desconhecendo os aspectos prioritários do marketing.

Não tenho conhecimento de manuais ou regras internas de conduta, mas elas certamente existem e dependendo do nível devem ser documentos com classificação de sigilo bastante elevada. De outra maneira não seria possível manter a coerência interna nas manifestações públicas e na televisão dos membros da Igreja.

Estas regras visam um objetivo claro.

Sustentar o grande negócio, a grande farsa teológica que se chama Igreja Universal que a revista Veja, já desde1 de dez. de 1997, considerava a "maior multinacional brasileira", cuja renda estimada pela revista teria superado a da Petrobrás.


Leia também sobre o mesmo tema: Sobre As Categorias Universais: Relevantes Aspectos Observados na Igreja Universal do Reino de Deus.

Leia também: Orar? Porque?

Trackback(0)
Comentarios (90)add
Você conhece a IURD?
escrito por Dorival José Freire , 25 março 2007

Discordo com muitas de suas colocações.

Em primeiro lugar, seus argumentos são preconceitusos afirmando que a grande maioria das pessoas que frequentam a IURD são pessoas de baixo nível cultural acho que deveria interagir melhor com os frequentadores e assim se surpreenderia com a quantidade de pessoas sócio econômica e cultural com nível bastante elevado e muito satisfatório dado as circunstâncias que vivemos neste país.

Não sou nenhum defensor de qualquer que seja a denominação,não sou obreiro, pastor ou bispo da Universal e nem de outra igreja, mas sou Cristão e era de outra denominação e houve a oportunidade de participar das reuniões da Universal foi quando realmente minha vida mudou.

Acho que deveria ver quantas vidas foram libertas nesta denominação, quantas pessoas tinham uma vida triste infeliz e hoje desfrutam de perfeita paz, cura e libertação. Naõ devemos criticar o que as pessoas da IURD tem feito e sim parabenizá-las, o que podemos observar são resultados concretos em muitas vidas inclusive na minha, e contra fatos não temos argumentos. E acho que deveria parar de falar mal de qualquer que seja igreja, pois a palavra de Deus nos afirma que a Igreja é a noiva de Cristo e acredito que Cristo como noivo não gostaria de ninguém falando mal de sua noiva. Veja os trabalhos sociais desta denominação também e ai pergunto o que você tem feito para mudar a vida de alguém?

Nota da MPHP: Comentário originalmente postado em 12/03/2007

report abuse
vote down
vote up
Votes: -5
Sim, conheço a IURD
escrito por Felipe Mogan , 25 março 2007
Obrigado por seu comentário.

Falar a realidade dos fatos não é necessariamente falar mal, é falar da realidade. Não pretendo falar mal da IURD, mas sim alertar para evidências irrefutáveis.

Claro que você vai encontrar pessoas de nível cultural na IURD, mas isto é uma minoria.

Sempre existirão crédulos que por força de mandados incutidos em sua educação estarão prontos a aceitar o obscurantismo das idéias independente do estudo que vieram a adquirir ao longo da vida posterior.

Aqueles que foram "ajudados" muitas vezes o foram pela força interior própria que desenvolveram e que realmente pode ser catalizada pela fé. Entre aqueles que acham que alcançaram alguma coisa existem miríades de outros que continuam lá pelo incentivo dos testemunhos que funciona como um marketing poderoso.

O próprio testemunho como afirmei no artigo acima é aquele momento de fama em rede nacional. Pessoas que acreditam que Jesus multiplicou o pão, realizou milagres e ressuscitou podem acreditar em tudo e nunca vão se convencer do que as pesquisas historiográficas nos últimos 600 anos mostraram: Os evangelhos são mitológicos e não representam aquilo que um personagem denominado Jesus disse e realizou há dois mil anos atrás.Se ele próprio aparecesse hoje aqui entre nós consideraria a maioria do que se cultua sobre ele como heresia.

Não neguei que a IURD realize ajuda para muitas pessoas, mas quando esta ajuda passa pelo aproveitamento da ingenuidade de outras muitas pessoas a balança pode estar pendendo para o lado negativo. Sim conheço a IURD, pois se não conhecesse não poderia ter escrito o que escrevi acima e que dificilmente pode ser contestado. São fatos.

Abraços

Mogan


Nota da MPHP: Comentário originalmente postado em 12/03/2007

report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
A IURD mundo afora
escrito por F. Benedittini , 25 março 2007

Sou francês e soube da existência da IURD quando morei no Brasil.

Para mim, o principal "erro" (porque são muitos) da IURD é que ela passa a salvação espiritual e o perdão dos pecados em segundo ou terceiro plano, privilegiando a salvação material de forma imediata e fazendo da fé um poço mercantil sem fundo.

O pais europeu onde se conta mais adeptos é Portugal com cerca de 300 000 pessoas segundo as ultimas pesquisas.

Na França, o numero de adeptos é de 400 pessoas aproximadamente apesar dos esforços da IURD que se implantou no meu pais em 1997. A IURD chegou a ser interditada por ser considerada como seita. Porém, voltou a ativa (se podemos chamar isto de "ação": com 400 pessoas nas 4 ou 5 maiores cidades do hexágono, os pastores não tem muito trabalho). Acredito que dentro de pouco tempo, a IURD será definitivamente interditada na França.

Um bom exemplo para mim é o fechamento da IURD na ilha de Madagascar em 2006 e a interdição para os pastores de voltarem neste territorio! Varias associações anti-seitas estão constantemente de olho nas atividades da IURD em muitos paises europeus...

Nota da MPHP: Comentário originalmente postado em 12/03/2007
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Recolocação de comentários deletados inadvertidamente
escrito por Administrador , 25 março 2007

Aos visitantes

Devido a um problema técnico causado por um erro de operação tive que recolocar alguns comentários que foram, inadvertidamente, deletados por mim. Todos estes comentários recolocados ficaram na data de 25/03/2007, quanto a isto nada posso fazer não ser indicar dentro do próprio texto,em uma nota P.S.,a data em que foi o comentário foi, originalmente, postado. Isto foi feito.

Minhas desculpas

Administrador
MPHP
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Você tem fé?
escrito por Nívea Cristina Souza da Motta , 19 abril 2007

Em primeiro lugar para alguém falar mal, tem que conhecer. Eu já fui muito abençoada na igreja universal do reino de Deus , Fazendo minhas campanhas, crendo que Deus poderia mudar de fato a minha vida. E Deus não tem me decepcionado, por creio no homen de Deus, que está sendo usado pelo espirito santo, passando espirito de mudança pra nosxa vida. Sou dizimista fiel e faço os meus votos e ninguém tem nada ver com isso, porque eu faço voto com Deus não com homen e por isso sou abençoada.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Acredite se quizer !
escrito por Rubens , 20 abril 2007
Sou Teólogo tenho quase meio século de vida na terra, não sou nenhum ignorante, desinformado, me considero um pensador q faz reflexões profundas de tudo q se vê , ouve, lê e experimenta, poderia colocar mnha opinião em cada tópico do que escreveu, porém gostaria sómente de fazer algumas consideraçãoes no tópico: TRANSE E POSSESSÃO .

1) Acredito q muitos casos de manifestações de possessão são histerismo por carencia, são pessoas até fingindo para brincar, se divertir, sabes q tem louco para tudo neste mundo, PORÉM não podemos passar uma idéia generalizada de q tudo é um histerismo denominado pela medicina como "Transtorno dissociativo da personalidade histriônica"
ou transe histérico, depois q vc vê uma pessoa durate um ritual do baixo espiritismo levitar pocima de uma cachoeira, depois q vc vê uma velha senhora q o cancer já havia comido quase todo seu pulmão estava pele e osso não levantava nem um dedo da cama á varios meses e após receber sua chamada "entidade espiritual" se levantou andou pela casa toda e determinou algumas ordens depois deitou-se e morreu, depois q vc vê uma pessoa fraca, de pequena estatura, não pesando mais de 48 kg dominar nos braços 4 homens de quase 1,80mts após ser manifestada em possessão, etc... etc... É DIFICIL CONCORDAR COM ESTA CONVERSA CIÊNTIFICA DE HISTERISMO PROVOCADO POR CARÊNCIA SÓMENTE !

2) A afirmação q apenas rituais ajuda e até substitui remédios psquiatricos em pessoas portadoras de doenças mentais tendo a mesma eficacia, é a afirmação mais tola q já vi destes q assim afirmam ou concordam.
Minha filha era diagnosticada pela psiquiatria como esquizofrenica e posso te dizer que além dos remédios ela buscou tratamento em todo tipo de ritual q possa imaginar: espiritismo Kardecista, ubanda, candoble, exoterismo holistico alternativo, bruxaria, até chegar nos adeptos e servos do próprio satanas (satanismo) e bem sabes q todos estes contextos são repletos de rituais, e nada resolveu ao contrario piorou,
PORÉM na odiada, malhada, denominada seita IURD ela foi curada totalmente por Deus,
não pela igreja, não pelo pastor, não pelo bispo, NÃO PELO RITUAL ! mas por Deus q é pregado neste contexto ! Hoje esta livre dos remédios e sem nenhuma manifestação de surtos pscóticos .
3) Ao longo dos anos tenho observado uma coisa, a ciência e nela podemos especificar principalmente a medicina, engenharia etc sempre tem uma resposta explicativa para tudo, porém nem sempre estas respostas são verdadeiras.
O que eu já vi de erros e contradições na ciencia me faz cada vês mais crêr no sobrenatural de Deus !
ACREDITE SE QUIZER !
Abraços ...

Rubens

report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
Fé Sobrenatural
escrito por Roberto Mendonça , 22 abril 2007
Eu venho observando a muitos anos.. O quanto a IURD vem incomodando aqueles que se dizem doutores, conhecedores da palavra e que tem o dom do conhecimento... que é isso, que é aquilo etc... Bom o que tenho a dizer é que sou Dizimista fiel da casa de Deus, como esta escrito em Malaquias versiculo 10, sou ofertante sim da casa de Deus... e posso afirmar que antes de conhecer a IRUD eu era um dos que atacava, que criticava, que via tudo que lá se faz como heresia... mas foi quando eu recebi um chamado de Deus... e ele me colocou a servi-lo justamente na IURD, posso afirmar, que minha vida estava destruida, juntamente com minha familia.. hj sou feliz, não sou rico, mas tb não passo miséria, tenho uma esposa e uma filha maravilhosa, vivemos em paz e feliz, e tudo o que tenho e tudo o que sou vem de Deus, mas foi na IURD que aprendi a amar esse Deus, a servi-lo da forma correta, e o q tenho hj veio das tão criticasdas Fogueiras Santas, Não dou dinheiro para IURD, nem para pastores e nem para Bispos, o meu compromisso no altar é Com Deus, os meus votos são com Deus, o meu Dizimo eu devolvo para Deus, e posso afirmar que os homens de Deus da IURD tem uma coisa que é maior do que o conhecimento teologico, eles tem o Dom do Espirito Santo... um dom que não é para doutores, um dom que não é PHDS etc... e sim para aqueles que são verdadeiros adoradores de Deus..... fiquem com Deus....

Roberto.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Vai se converter
escrito por Aline , 25 abril 2007

Rapaz, vai se converter e arranjar o que fazer,eu frequento a IURD,e sou muito abençoada.

Foi lá que Deus mudou a minha vida,eu era triste,e hoje sou feliz e tenho uma vida muito abençoada por Deus,eu sirvo a Deus,e Deus deu a vida para cada um cuidar da sua,então cuida da sua vida que você ganha mais,para de criticar a IURD,porque, se você não é feliz, deixa os outros encontrarem a felicidade,um dia você encontrará a Deus como Paulo encontrou,Paulo perseguia os Cristãos,se você lê a biblía você sabe,que ele encontrou a Deus.

Então faça o mesmo tá que você não vai se arrepender.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
CONTESTANDO - INTRODUÇÃO :
escrito por Rubens , 25 abril 2007
A) A tentativa de dar uma explicação possivel do sucesso da IURD atribuindo a razão disto ao fanatismo apoiado no cinismo dos lideres e da credulidade das camadas menos culta e miseravel, diante da realidade da IURD vivida hoje, ela se torna sem peso nenhum, duvidosa e improvavel, porque ?

1) Generalizar uma acusação de cinismo dos lideres da igreja sem evidências especificas e comprovadas contra cada um deles, e lembrem, não são poucos, é leviana, arbitrária e sem conteudo; é como dizer: todo politico é ladrão, todo policial é corrupto, homem nenhum presta etc...

2) Considerar o sucesso da IURD na credulidade das pessoas sem cultura, catalizada pela miséria, demonstra nenhuma visão e compreensão do pais q se vive, porque ?
em um pais onde em uma sala de hotel se consegue reunir os possuidores de 80% da riqueza nacional o q se pode esperar? num pais onde a grande maioria ( 80% ) vive com um salario minimo ou até menos é perfeitamente normal a igreja q consegue durante um dia fazer passar por ela 5.000 á 10.000 pessoas ter no seu bojo a grande maioria desprovida de cultura e recurso, ou não? Há onde estamos ? na Terra ? America do Sul? Brasil?

Sendo assim é perfeitamente normal a população da IURD SERUM UM ESPELHO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ! e esta afirmação de q sómente os desprovidos de cultura, status, acreditam na pregação da IURD para quem pensa e conhece os 20% de pessoas cultas, bem sucedidas q também fazem parte da IURD É UMA AFIRMAÇÃO totalmente sem qualquer força de convencimento.
Para espanto de muitos atualmente a IURD dos USA esta crescendo mais do que no Brasil e como se explica isto? A IURD tem 14 TEMPLOS no Japão, como se explica isto, e esta em mais de 130 paises no mundo, ricos e pobres !

Espero ter sido entendido, abraços a todos leitores participantes deste site!
Até a proxima !

Rubens

report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Contestando o Contestando - Introdução
escrito por Felipe Mogan , 25 abril 2007

Sua contestação não fez mais do que corroborar minhas afirmativas. A única coisa que merece um reparo maior é quando vc. fala do crescimento da IURD nos E.U.A e no Japão. Este crescimento se dá dentro das colonias brasileiras e não por americanos ou japoneses. Desafio a vc. provar que este crescimento tenha se dado com o ingresso de americanos e japoneses.

O Japão e os E.U.A são dois dos países de maior colonia brasileira no exterior.

Além disto, ao contrário do que você parece imaginar, os E.U.A. não são parâmetro para medição de cultura. O americano médio não tem uma elevada cultura geral e o povo americano é muito dado a idiossincrasias oriundas da sua mentalidade voltada para dentro de seu próprio país.

Esta mentalidade nasceu muito presa a conceitos religiosos e foi proporcionada pelos colonos que não eram um grupo homogêneo, mas sim pertenciam à uma variedade de diferentes grupos sociais e religiosos, que instalaram-se em diferentes partes da costa leste dos Estados Unidos no Oceano Atlântico. Os quakers da Pensilvânia, os puritanos da Nova Inglaterra, os assentadores em busca de ouro de Jamestown e os prisioneiros da Geórgia vieram ao novo continente por uma grande variedade de razões, e criaram colônias com diferentes estruturas políticas, sociais, religiosas e econômicas. Embora nada disto importe porque o crescimento que você menciona se deu com imigrantes brasileiros.

Abraços

Mogan
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Contestando - a replica Sr. Felipe Mogan
escrito por Rubens , 26 abril 2007

Sr. Mogan, antes me responda se possivel, qual sua nacionalidade?
Concordo com sua colocação q a IURD trabalha forte nas colonias de brasileiros, latinos, imigrantes nestes paises, porém considerar q todas estas pessoas por serem brasileiras são desprovidas de cultura, conhecimento acha ser um tanto discriminatória da sua parte, ou seja me parece em suas colocações q a IURD cresce no mundo todo as custas dos imigrantes brasileiros desprovido de cultura e miseraveis q vão para lá; Lembrando q a IURD esta na Australia, Nova Zelandia, Inglaterra, etc...
se a igreja tem uma visão interesseira, empresarial sera q valeria a pena ir para estes paises para converter brasileiros sem cultura ?
Já imaginou o custo beneficio disto?

Abraços a todos leitores !

Rubens



report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Fórum da MPHP - Favor mover-se para lá
escrito por Administrator , 26 abril 2007

Sr Rubens,

Posso adiantar que a nacionalidade de Felipe Mogan é brasileira.
No entanto, entrei na discussão apenas para fazer uma solicitação.
Por uma questão operacional seria mais eficaz que esta discussão fosse movida para o Fórum da MPHP que é mais apropriado para uma discussão envolvendo duas pessoas. A facilidade de comentários não se presta para uma discussão continuada.

Peço que compreenda e continue esta discussão livremente em:
http://www.mphp.org/forum/index.php
Lá existirão muito mais recursos para debate além de não prejudicar ou inibir os comentários de outros visitantes.

Pode trazer quem desejar para o debate, a MPHP é um espaço plural sem preconceitos.

Administrador
MPHP
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Gostaria de conhecê-lo pessoalmente
escrito por Dorival Freire , 01 maio 2007

Meu caro amigo administrador,

Sou eu novamente que me apresento conforme contestei sua opinião acima. O que me leva a fazer um novo comentário foi quando lí os seus a respeito da saída do bispo da IURD. Impressiona-me muito como o sr. se dedica tanto a combater, falar mal, denegrir a imagem da IURD e seus bispos, pastores e conforme seu relato, até membros.

Entretando, o que podemos observar no próprio site graças a sua visão bastante democrática e isso é muito bom, em conceder direitos de respostas e comentários observo que o sr. com seus ataques contra esta denominação tem provocado efeito contrário, como apontasse uma arma para o sr. mesmo e puxasse o gatilho. Tenha o bom senso e observe todos os comentários acima de pessoas que viveram os verdadeiros milagres como curas, libertação e tantos outros.

O que impressiona ainda mais, quase não observo defensores de sua proposta e como disse no outro comentário acima "contra fatos não existem argumentos", veja que são pessoas que passaram por problemas dos mais variados possíveis e após baterem em tantas portas encontraram em Jesus Cristo o nome que está sobre todo o nome a definitiva solução de seus problemas.

E eu faço este comentário como disse anteriormente com conhecimento de causa pois já frequentei tudo ou quase tudo que se possa imaginar como: seicho-no-ie(dizem ser filosofia, mas não é assim que vejo), técnicas de auto-sugestão, pensamentos positivos, cristal terapia, catolicismo,ufologia,pirâmide,terreiros de umbanda e candomblé,cartomantes,runas, numerologia, astrologia, kardecismo enfim toda pluralidade de religiões. E eu era infeliz, vazio e sedento de buscar o auto conhecimento e buscando como ser racional, que possuia alguma capacidade de provocar alguma mudança de vida.

Confesso que me dedicava a estas situações e crenças acreditando em uma fé vinda muitas vezes de dentro ou em um plano supostamente cósmico ou extra-dimensional. Mero engano meu caro, simplesmente fui conduzido ao fracasso, ao nada e o pior de tudo a grandes decepções.

Mas um dia conheci o Deus que realiza o sobrenatural, e só ele foi capaz de realmente mostrar no sentido literal da palavra o verdadeiro "sobrenatural" e posso provar, pois enquanto o sr. fala sobre racionalismo, ciência e teorias que não passam de meras teorias e não mudam nada na vida de ninguém; não curam, não libertam, não trazem o filho que se perdeu nas drogas e marginalidade, não restabelecem o clima de paz dentro dos lares, não traz a esposa ou marido que foram embora, não levanta o empresário que faliu, não dá emprego ao desempregado e muito menos curam da depressão, tristezas e medos.

Falo de um Deus que opera estes milagres mas não só falo mostro pessoas que passaram por todos os males citados acima e foram libertas. E quando mencionei que gostaria de conhecê-lo, é verdade gostaria de levá-lo a estas pessoas a lugares que você vê o sobrenatural acontecer perante seus olhos sem contestações ou dúvidas, pois enquanto você tece teorias questionando os milagres do Senhor Jesus, ele continua curando, libertando e salvando. Veja que outros fundadores de religiões e filosofias pregaram as suas e você pode ir até o local de suas sepulturas e encontrará seus restos mortais. Mas apenas um pregou a ressureição e para prová-lo ele mesmo ressucitou dos mortos, basta você se dirigir a Jerusalém que em seu túmulo está escrito " ELE NÃO ESTÁ AQUI ELE RESSUCITOU".

abraço,
Dorival Freire
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Convite
escrito por Felipe Mogan , 01 maio 2007
Meu caro Dorival,

O fato de termos muitos comentários a favor não significa absolutamente nada neste caso, pois são crentes que se sentem movidos a defender suas crenças. Absolutamente não me importo em não estar dentro da unanimidade. Aliás o Cristo que você louva não estava na unanimidade quando iniciou sua pregação. A outra razão para os comentários é que tenho participado de alguns fóruns evangélicos e eles vêm para a MPHP através do link da minha assinatura e seus comentários não poderiam ser diferentes. Tenho a certeza que se postasse em outros tipos de fóruns traria muitas opiniões a favor da minhas idéias, mas não é para este tipo de competição que escrevo.

Como já disse um grande intelectual brasileiro, normalmente a "unanimidade é burra" e sinto me imensamente feliz em pertencer aos 5% da população que não estão inebriados pelas religiões.

Quanto a atitude democrática eu a defenderei e exercerei sempre e apenas comentários ofensivos e contra as leis vigentes terão sua publicação impedida. Ao contrário dos Fóruns de crentes que, sistematicamente, retiram ou sequer publicam meus comentários, mesmo levando em conta que são sempre elaborados com respeito e ética.

Quanto à IURD, não preciso de convite já freqüentei bastante, não como crente, mas como pesquisador. De toda forma, agradeço o interesse em minha conversão. E antes de qualquer suposição de "encostos" na minha vida, não tenho problemas financeiros, pelo contrário, completo 40 anos de matrimônio com a mesma mulher em 2008 e meus filhos (3) todos são bem sucedidos familiar e financeiramente já tendo me dado, por enquanto, dois lindos netos. Portanto, pelo menos para mim, suas teorias não funcionaram.

Conheço a IURD desde os idos da década de 80 quando o seu único programa na mídia era na Radio Copacabana. Naquela época eu vaticinava, analisando a estratégia, que ela cresceria. Informava isto nas rodas de amigos que sequer tinham ouvido falar da Universal.

Depois disto, freqüentei, para estudo, vários cultos (mais de 25) e mantive conversas com pelo menos três bispos e outro tanto número de pastores. Conversas pessoais e por email. Um destes bispos pertence à alta hierarquia da Igreja e comanda, administrativamente, setores importantes do negócio da Universal. Além disto assisti a várias horas da programação televisiva nos últimos 5 anos.

Não escreveria nada que não fosse objeto de minhas próprias observações. São fatos e contra fatos os argumentos se esvanecem. Não são ataques mas constatações tudo feito de forma respeitosa e acadêmica como tudo na MPHP. Por isto mesmo ela tem granjeado prestígio mesmo entre crentes que participam livremente de suas seções, como a seção pesquisa do JesusHistorico.

A única coisa mais forte pode ser o título do artigo, mas não consegui resistir.

Mogan
report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
CONTRA IURD
escrito por ALEX , 01 maio 2007

EM UM PAÍS MAIS SÉRIO, O SR. EDIR MACEDO, JÁ TERIA SIDO INVESTIGADO, CONDENADO, E PRESO, POIS UM HOMEM QUE ERA FUNCIONÁRIO PÚBLICO, ENRIQUECEU ABUSANDO DO DESESPERO DAS PESSOAS CARENTES, POIS AS PESSOAS, QUANDO ESTÃO EM MOMENTO DIFÍCIL, FICAM VULNERÁVEIS, E ACREDITAM EM TUDO, VEJAM A ARTIMANHA DA IURD: ANTES DE PEDIR O DÍZIMO E OFERTA, COLOCAM FUNDO MUSICAL, FAZENDO ORAÇÕES, TOCANDO ASSIM, NO EMOCIONAL DESSAS PESSOAS, LOGO EM SEGUIDA, VENDO ELES, QUE ESSAS PESSOAS, ESTÃO COMPLETAMENTE TOCADAS PELA EMOÇÃO, COMEÇAM A PEDIR, A JOGAR AS PESSOAS CONTRA A PAREDE, FALANDO: "FAÇA UM DESAFIO COM DEUS, VENHAM ATÉ AQUI NO ALTAR, E MONSTREM À DEUS, QUE VOCÊS O AMAM, SE VOCÊ CRÊ, DÊ À DEUS O DINHEIRO QUE VOCÊ COMPRARIA O REMÉDIO, QUE VOCÊ PAGARIA O ALUGUEL OU A PRESTAÇÃO, QUE DEUS VAI TE HONRAR."

ENFIM, ESTE SUJEITO HÁ ANOS SE ENRIQUECE ATRAVÉS DESSAS PESSOAS, COMPROU UM CANAL DE TELEVISÃO, NO QUAL ANTES DE COMPRÁ-LA, DIZIA QUE TV ERA COISA DO DEMÔNIO, NO ENTANTO, AO INVÉS DE USAR SUA EMISSORA P/ FAZER UMA PROGRAMAÇÃO EVANGÉLICA, FAZ PROGRAMAÇÕES MUNDANAS, PASSANDO FILMES E NOVELAS EXTREMAMENTE OFENSIVAS ÀS FAMÍLIAS.

report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
Sempre me divirto
escrito por Osmar Corti , 16 maio 2007
Caros,
Como alguém pode ser tão inocente?
Oooo da Universal, faz assim meu filho, coloca meu nome na macumba lá. Acha q tenho encosto ou vivo mal por usar a racionalidade?
Tenho um emprego ótimo, uma família maravilhosa, sou rodeado por pessoas sinceras e boas, sou feliz pakas e tudo isso só usando a racionalidade.
Se vc acha q milagres existem por favor fala pressa M d igreja construir um hospital.
Não seria mais prático? Tah com câncer vai lá q o Bispo t exorcisa, sofre de depressão? Nada como um bate papo com o obreiro Mor milagreiro da comunidade.
Ahhh tanta gente boa na cadeia..... ¬¬
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
Muito Obrigado
escrito por Antonio Carlos Ribeiro , 17 maio 2007
Eu estou como obreiro na Igreja Universal e posso garantir a você que já deixamos de ser "zé povinho" há muito tempo; não apenas no sentido econômico, mas, sobretudo, na maneira como recebemos mensagens como as que vc vem divulgando. Sabe, amadurecemos e entendemos o porquê a nossa presença notória te incomoda... Mas saiba que o nosso maior trunfo de crescimento não se deve ao "marketing" televisivo, ou outro qualquer, mas se deve a pessoas como vc que, mal ou bem, fala de nós pro "mundo todo" e, movidas pelas curiosidade, pessoas chegam a nós e constatam que a história é diferente e acabam ficando conosco... Então, neste sentido, muito obrigado e que DEUS te abençoe...
report abuse
vote down
vote up
Votes: -5
O que podemos dizer????
escrito por Momat , 18 junho 2007
Sabe caro administrador, em alguns de seus depoimentos vc afirma ter assistido várias reuniões mas sempre como um pesquisador e demonstrando assim não se envolver com a doutrina da IURD, parece que vc talvez não creia em Deus, saiba eu creio e isto que escrevo nenhum pastor ou Bispo me disse,pensei comigo será que Deus conforme diz a i biblia ser zeloso para com seu nome deixaria que Seu nome fome usado por qualquer denominação seja qual for e permitiria tamanho crescimento da mesma.É realmente de se pensar pois com Deus não se brinca e se estivessem brincando já teriam se perdido a muito tempo. Sabe dizer que os pastores são pessoas sem nível de escolaridade e até criticar seu trabalho missionário por isso é estranho pois os homens que por Deus eram escolhidos na bíblia geralmente eram humildes e o menor de seu povo, como o caso de Gideão,Saul,Davi entre outros e lógico que existiram os instruidos como Moisés e o apóstolo Paulo, é Lei de Deus não fazer acepção de pessoas.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
O que acontece então????, Lowly rated comment [Show]
Um bispo milinário!
escrito por Palanque , 24 julho 2007
Amigos, se o bispo Edir Macedo tivesse a chave do paraiso, vocês acham que ele entregaria a alguém por um simples dízimo? Que piada. Ele a venderia por muito dinheiro. Religião é perda de tempo. Vocês não precisam de atravessadores, fanfarrões milionários, para se chegar a Deus. Pensem nisso, bando de otários, pessoas sem inteligência. Até parece que vocês vivem na idade da pedra.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Tal como Omelete..., Lowly rated comment [Show]
Mantenham-se Fieis a vocês proprios
escrito por Tiago , 23 agosto 2007
Se se mantiverem fieis a vocês proprios e aos vossos valores porquê não buscar a fé que essas religioes podem nos dar, têm é que ser fieis aos vossos principios eu por exemplo sou cristão ... nao pratico mas sempre recorri a Deus tanto para o bem como para o mal, cada um tem o que merece bom ou mau depende do que "semearem" ... se tentarem viver uma vida de fé mas sem cair em fanatismos e "extrabismos" obtêm da fé a (força) necessária para se mexerem e fazerem as coisas (tratarem da vossa prosperidade) por vocês mesmos ... mais cedo ou mais tarde encontraremos ou nos uniremos a Deus.
Eu acho que tudo o que é demais "enjoa" , há que ser ou tentar ser comedido e tentar perceber quando é que podemos estrar a exagerar ou não poque todos ou quase todos algum dia tiveram melhor consigo mesmos o que por si só funciona como um motor que proporciona certas atitudes que nos levam a situações melhores mas se mal administradas podem nos conduzir a situações bem piores que desestabilizam o nosso emocional , aí nesse ponto se ainda tiver um minimo de sentido critico sirva-se do que lhe melhor lhe alimenta o "espirito" de forma que possa encontrar um sentido para si e uma base solida como ponto de partida par retomar a sua vida mas sempre tendo o cuidado de apalpar terreno ...
Deus fez-nos inteligentes para queaprendamos e possamos nos governar sozinhos uns com os outros cabe a nos num momento de fraqueza buscar ajuda se nao conseguirmos resolver sozinhos mas não devemos nos deixar levar por tudo até porque acabamos por perdr o nosso sentido de liderança de nos mesmos em direçao a Deus...

Penso que até os mais eruditos tirarao proveito destas minhas palavras se tentarem ver o significado das frases e nao as mençoes de cunho religioso ...

Se estiver errado por favor elucidem-me
smilies/cheesy.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Comentario
escrito por Poliana , 24 agosto 2007
Quando vejo pessoas que afirmam usar a razão e que são lucidas criticando a fé de milhares de pessoas acredito que são ilucidas não ligam a realidade com as escrituras.
A minha pergunta é será que milhares de pessoas estão loucas por seguirem a Deus e desfrutar de tudo que esse Deus oferece estando na igreja universal.
Eu asssim como você não acreditava, mas apartir do momento em que Deus me mudou eu pude comprovar a falta de visão dos que são obsecados pelo dinheiro como você.
Você teria gastado todo o seu tempo em pesquisas e estudos, se a iurd não pedisse oferta o que está escrito na propria bíblia ?
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
O favor de Deus não pode ser vendido
escrito por Profeta do ononimato , 29 agosto 2007
Jesus, não nunca comercializou a graça de Deus, antes sem cobra nada, Ele libertou os oprimidos e não fez canpanhia envendo dinheiro como prova de fé.Jesus perguntou ao cego ; filho que queres que te faça?, e o cego disse: que eu veja Senhor e, Ele disse: VÊ A TUA FÉ TE SALVOU E, NÃO O TEU DINHEIRO. Jesus quer a misericordia entre os homens e, não sacrifício humano. Na verdade a IURD é a igreja universal do rei Edir Macêdo.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
EU ERA CEGA ESPERITUALMENTE.
escrito por dimeia , 29 agosto 2007
A muito tempo,fiz parte da IURD.foi onde tive um encontro com o SH JESUS,e onde minha vida mudou completamente,e por causa desta grande mudança me dediquei mas em prol da obra na IURD,por amor do evglho propagado.Fui feliz na IURD E NÃO tenho motivos para levantar jugamentos,creio Deus tem um proposito na vida de cada um de nós;eu busquei conhecer mais do SHR JESUS,e compreendi que ELE ja tinha feito tudo por mim,e que a cura a libertaçao e a salvaçao me pertencia gratuitamente Jesus queria simplesmente que eu cresce que ELE já tinha pagado o preço,sendo ELE O VERDADEIRO SACRIFICO dado na cruz por mim.por isso não pertenço MAIS a IURD,SOU de JESUS SOU A propria benção tenho crecido em cristo me alimentando da verdade em sua palavra hoje não vivo só de leite esperitual mais de alimento solido,hoje posso ver que eu me alimentava do que me da vão para comer,hoje me alimento do proprio Deus porque tenho buscado revelaçao diretamente da palavra e somente na palavra creio se não está na BIBLIA que é a palavra de DEUS não creio.JESUS É O UNICO CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINQUEM VAI A DEUS SE NÃO FOR POR JESUS não deixei de comgregar mas estou em outra denominaçao mais aprendi que devemos confia mais na palavra e buscar aDEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Façam uma pesquisa séria na porta dos grandes Templos e/ou mais movimentados.
escrito por JOSE FERNANDO , 09 setembro 2007
Acredito na pregação da Universal, pq sou testemunho vivo da Transformação que Deus pode dar a todo aquale que buscar de todo o coração.
Toda Igreja,seja qual for a denominação, tem uma doutrina interna.
Há Igrejas, que dão enfase ao estudo biblico. Há Igrejas que dão enfase a Busca pelo Espirito Santo, outras a milagres, prosperidade, libertação, etc...
A Universal prega que Deus é o dono do ouro e da prata, e que não é justo crer , e viver na miséria. A Universal prega que temos que sonhar com dias melhores e buscá-los com determinação e perseverança, contando com a ajuda de Nosso Senhor.
Mas quem é membro de verdade não só da Igreja, mas como também do Corpo de Cristo (e são muitos), sabe que não se pode ser movido por uma ambição doentia por dinheiro. Todos nós nessa sociedade capitalista precisa de dinheiro, mas ele não pode ser o centro de tudo. E que a riqueza não é só ter luxo na vida material, mas sim ter saúde, familia feliz e fartura.Fartura esta que defino como; não passar necessidades de ordem financeira. Isto, hoje , ocorre comigo com a Graça do Senhor Jesus. Passo por dificuldades como todo mundo, mas não entro em desespero como antes, Graças a Deus.
Quanto o dinheiro das ofertas, o que se pode ver , é o crescimento da Igreja em todo o Brasil e em todo mundo. Só que o Edir Macedo, pelo visto é um bom administrador, pois adquiriu várias redes de radio e Tv, e as mesmas , vem crescendo. Acredito que se a a vida do povo não mudasse a Igreja não conseguiria obter tanto êxito. Afinal na Universal ninguém é obrigado a dar nada. Quem dá oferta é porque busca algo de Deus, e que continua ofertando é porque alcançou através de Cristo a sua busca, e viu que este é o caminho.
Diante disso sugiro aos críticos, duvidosos, ou sei lá oque, que façam uma pesquisa SÉRIA entre os frequentadores da IURD, e verão os resultados. Este é só mais dos sites que criticam a IURD com muita base teórica, sem nenhuma base prática.

report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
comentando
escrito por Fernando , 12 setembro 2007
Gostaria de fazer algumas colocações.

De fato, a maioria esmagadora dos frequentadores da IURD são pessoas de baixa renda e baixo nível de escolaridade. Isso foi publicado em pesquisa pelo IBGE. É um fato, não tem nada de preconceito.

Como evangélico, discordo de muitos pontos do texto, no entanto muitas verdades foram expostas. A IURD tem uma estrutura completamente diferente das Igrejas Evangélicas tradicionais e prega um evangelho completamente deturpado, que pouco tem de cristão. Como exemplo, podemos citar a doutrina do dízimo. O dízimo era um sistema de contribuição ordenado por Deus a fim de suportar e sustentar, na nação de Israel, a tribo dos Levitas, a qual foi encarregada de operar o Tabernáculo em todas as suas funções, e não recebeu qualquer herança de terras.

O dízimo não é uma forma de oferta no Novo Testamento, nem foi sancionado pela igreja, visto que a igreja não é Israel! Paulo dedica o capítulo 9 de sua segunda carta aos Coríntios ao assunto das ofertas e nunca menciona o dízimo. O mesmo acontece em Filipenses 4:10-19.
O princípio cristão encontra-se determinado em 2 Coríntios 9:6-7. ?Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria?.

Existem outras heresias na IURD também, como a fé depositadas em objetos, fitas, cajados, sabonetes, arruda. A superstição condenada pela bíblia é muito usual na IURD, tal como crer em mal olhado, dentre outras coisas.

Mas isso é uma estratégia do bispado da IURD pra atrair o povão, pois são sabedores que o povo traz consigo a maldita herança da idolatria.

A grande maioria dos que buscam essas
denominações que anunciam um evangelho deturpado e viciado, são almas frágeis,
enfraquecidas pelos embates da vida, e ali vão dispostas a fazer o sacrifício
que for sugerido ou determinado. Não têm o conhecimento bíblico para refutar as
heresias.


Minha família também já foi da IURD, mas com o tempo, depois de aprender verdadeiramente a palavra de Deus nos libertamos daquela seita e hoje recebemos bençãos numa verdadeira Igreja do Senhor!!



report abuse
vote down
vote up
Votes: +3
...
escrito por Fernando , 12 setembro 2007
Quanto àqueles que afirmam que o crescimento da IURD no exterior é grande, estão enganados. Na Europa, como já citado, o crescimento da IURD é irrisório, sendo que na Bélgica ou em Portugal, até comissões parlamentares foram criadas pra investigar acusações de envolvimento com tráfico de drogas.
Os poucos membors que a IURD tem na Europa são formados por brasileiros em sua maioria.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +5
heresia
escrito por Fernando , 12 setembro 2007
A grande maioria dos que buscam essas
denominações que anunciam um evangelho deturpado e viciado, são almas frágeis,
enfraquecidas pelos embates da vida, e ali vão dispostas a fazer o sacrifício
que for sugerido ou determinado. Não têm o conhecimento bíblico para refutar as
heresias.
Sabem os promotores do mercantilismo religioso, que o povo brasileiro traz
consigo a herança maldita da idolatria, exemplo das imagens dos santos
falecidos, como algo tangível, visível, capaz de "auxiliar" na comunhão com
Deus. Sabedores disto, procuram preencher a lacuna substituindo os ícones por
outras coisas, seja uma rosa, uma fitinha, um cajado, um manto, uma vassoura. É
realmente uma jogada inteligente. É imperioso que o povo de Deus saiba que
COISAS não transformam vidas, não trazem bênçãos, não afastam as maldições, não
purificam os lares.

report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Fernando , 12 setembro 2007
A verdade é que a IURD nem poderia ser considerada uma igreja evangélica, pois tem doutrinas heréticas, que em nada tem a ver com a palavra de Deus.
A doutrina que eles inventaram em relação ao dízimo é um exemplo, qualquer um que tenha um estudo um pouco mais aprofundado da bíblia não fica dentro dessa seita chamada IURD.
O dízimo era um sistema de contribuição ordenado por Deus a fim de suportar e sustentar, na nação de Israel, a tribo dos Levitas, a qual foi encarregada de operar o Tabernáculo em todas as suas funções, e não recebeu qualquer herança de terras.
O dízimo não é uma forma de oferta no Novo Testamento, nem foi sancionado pela igreja, visto que a igreja não é Israel! Paulo dedica o capítulo 9 de sua segunda carta aos Coríntios ao assunto das ofertas e nunca menciona o dízimo. O mesmo acontece em Filipenses 4:10-19.
O princípio cristão encontra-se determinado em 2 Coríntios 9:6-7. ?Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria?.

O pessoal da IURD não crê no Cristo que nos libertou das ordenanças, das maldições, eles usam Malaquias de forma herética pra justificar o dízimo.

report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
A sinagoga de Satanás do Brasil: seitas brasileiras.
escrito por Leni Lourenço de Oliveira , 17 novembro 2007
Já tive a oportunidade de assistir a vários cultos de uma seita brasileira e através da observação pude chegar à conclusão de que esta seita do Brasil, muito bem estruturada estrategicamente, nada tem de cristandade, no sentido lato da palavra: cheiram a religião, mas zombam de Deus. Uma vez fui convidado por uma tia que sofre de distúrbio bipolar (é muito comum pessoas com problemas de ordem psiquiátrica de se render a cultos sensacionalistas) a visitar um templo de uma seita e para não contrariá-la decidi atendi seu pedido. É claro que já cohecia a história desta sinagoga desde os seus primórdios e, de modo cauto, durante o "suposto" culto não me deixei influenciar por toda a forma de transe a que eles procurariam me induzir, prática muito comum entre os pastores. E olha que eles são especialistas nessa arte psicanalítica: sabem muito bem conduzir pessoas a estados alterados de consciência: seja através daqueles monólogos intermináveis os quais eles institulam de oração, a voz ritmada, o toque incessante do órgão... e o golpe fatal: a cobrança pela mercadoria recebida - em moeda corrente. Não foi sem surpresa que, na hora certa, ouve-se, no ritual da tão conhecida "fogueira santa", o pedido de uma certa importância pecuniária que começou, modestamente, com a importância de 2.000 reais e até chegar à bagatela de 5.00 reais. Como um cão raivoso o pastor, com toda a sua verborragia, incitava o gado ali presente, inclusive eu, a contribuir para receber, futuramente, a graça desejada. Saí da da sinagoga sem reserva e fui seguido por um obreiro que me tentava persuardir a permanecer do recinto. Não dei a menor importância àquele cidadão de voz mansa, gestos e voz à moda macediana (observem aos cultos desta sinagoga e reparem, em especial, aos movimentos da mão dos pastores, bispos, etc. desta sinagoga e verá que eles são treinados para gesticularem e usarem o corpo tal qual o pai da seita, é uma forma de as pessoas se identificarem, consciente ou inconscientemente, com o líder da sinagoga). Fui embora e mais tarde, por meio de mais pesquisas, descobri que toda ritualidade desta sinagoga é muito bem planejada. Os prosélitos e pregadores da seita são preparados a arrancar até o último tostão do incaulto rebanho que, desprovido da racionalidade e do bom-senso, se deixam levar pelo malogro da trupe. Como cristão e pesquisador acredito na máxima bíblica: "descobrireis a verdade e a verdade vos libertará, pregada pelo apóstolo São João". Assim, do ponto de vista filosófico, a verdade não está na extremada busca pela soma dos algarismos, pelas falsas promessas de uma futura prosperidade econômica, pela prática de curas de "eventuais" possessões demoníacas - tão bem interpretadas por atores de pegadinhas, pelos monólogos intermináveis; enfim, pela busca da salvação e redencão terrena. A extrema santificação do corpo e da alma humana não esta no "aqui e agora", mas no futuro, quando iremos dar conta de nossos atos no Dia do Juízo Final. Agora se eu não sou cristão e não acredito nesta vida próspera ao lado de Deus é muito fácil eu fechar os olhos para a verdade e continuar acreditando nas falácias e nos modismos das igrejas modernas que seguem o mesmo ritual de vida de um banqueiro: a busca pelo "bezerro de ouro" aqui na Terra.
Uma outra máxima é a seguinte: "você pode enganar uma pessoa por algum tempo; você pode enganar uma pessoa por muito tempo, mas você não pode enganar a pessoa o tempo inteiro". Isso é ato (você que me lê faça uma avaliação de seus atos praticados ou de outrem para constatar que o que não estou falando não é da boca para fora, deixando a emocionalidade suplantar a racionalidade). Se quiséssemos acaba com a farsa de muitas sinagogas de Satanás e pudéssemos gravar o documentário e expor publicamente o ato, quebraríamos do dia para a noite muitos ólipólios mercadológicos da Palavra de Deus. Senão vejamos um exemplo para a nossa ilustração: coloquemos em um templo 300 pessoas: 100 portadores de doenças visuais, 100 portadores de doenças terminais e 100 tetrapléticos. Peçamos agora que o condutor do culto, em um instante das supostas curas milagrosas, cure todos aquels 300 enfermos. Isto vai acontecer? Claro que não! E aí? ao final do culto, qual vai ser a argumentação utilizada pelos pastores vai explicar o porquê de não poder curar aquelas 300 almas ansiosas por um milagre? Não tem explicação. A farsa termina ali. O engano acaba ali. O resto já de se esperar: são justificativas para encobrir o que não pode ser encoberto. Fique com a graça, a paz, e o discernimento de Deus - que não um produto para ser comercializado como um rolo de papel higiênico.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
Falar sem conhecer...
escrito por Sandra , 11 janeiro 2008
lendo seu cometário e estudos que diz saber sobre a IURD, chamou minha atenção, pois como podes dizer ser uma farça ou afirmar que pessoas de baixo nivel ou escolaridade são enganadas por pastores dentro da IURD sem conhecê-la ? não sou defensora da IURD tanto pq ela não necessita, por si só e com seu grande crescimento mostra isso, mas por anos de minha vida fui uma critica e não aceitava os trabalhos e nem tão poucos as pregações dos pastores da IURD e muito menos a fogueira santa de israel... mas num determinado momento em minha vida, onde perdi tudo, além de bens que isso se torna nada quando perdemos a vontade de viver... esta porta foi a ultima a qual bati... e hoje só tenho a dizer que posso falar de algo verdadeiro pois conheço e foi através das orientações recebidas e participações nos cultos que toda minha vida mudou, a ainda digo com toda convicção que obedeço a palavra de Deus a qual é pregada na IURD, tem sim pessoas e até bp e pastores incorretos no meio , mas com certeza não permanecem por muito tempo...pois é uma obra séria.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Opinião
escrito por Padre Evandro , 29 março 2008
Eu como padre vejo uma inteira falta de respeito quanto a Igreja Universal, denominação essa que mais cresce no mundo, onde pessoas tem alcançado verdadeiros milagres de Deus. Quero aqui expressar minha admiração pelo trabalho da IURD, onde muitas das vezes faz determinados trabalhos onde nenhuma outra denominação evangelica tem a coragem de fazer até mesmo a Igreja Católica.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Sou Obreira e discordo
escrito por Obreira Jéssica , 31 março 2008
Eu discordo totalmente com seus comentarios totalmente preconceituosoa, eu tenho certeza de que ao invés de você estar perdendo o deu tempo falando mal de algo que você não conhece ou até conhece o que é pior, você poderia muito bem procurar uma IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS e fazer umas sessões de libertação.JESUS ESTA VENDO TUDO ISSO QUE VOCÊ ESTADIZENDO SOBRE A CASA E SOBRE OS SERVOS DELE ENTÃO AXO MELHOR VOCÊ SE ARREPENDER PORQUE QUANDO JESUS VOLTAR VOCÊ VAI PAGAR POR CADA PALAVRINHA QUE VOCÊ DISSE. OK? Obreira Jéssica
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
seitas e religioes
escrito por Raimundo, e Dimas , 06 abril 2008
smilies/grin.gifinfezlimente, existem pessoas que ainda andam com os olhos vendados pela mentira do diabo. pessoas que são " conhecedoras " da palavra, fazem de meras pessoas sem nenhum conhecimento da doutrina, alvos infaliveis nas maos do inimigo. são eles, tais responsaveis pelas almas destas pessoas que estão sendo levadas e iludidas ao fanatismo religioso, em nome de um deus,que não é o nosso VERDADEIRO DEUS, o Deus, Todo-Poderoso. por tais atos, tais pessoas irão responder perante Deus.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
ORGULHO
escrito por DANUBIO , 09 abril 2008
OLHA FIZ UMA LEITUA DE TODOS ESTES COMENTARIOS PRICIPALMENTE AS CRITICAS QUE O SENHOR FEZ CONTRA A GENTE,ESSAS OUTRAS PESSOAS QUE POR IGNORANCIA,OU PELA FALTA DE INFORMAÇÃO,OU ATÉ MESMO NÃO SEI TALVES DOR DE COTOVELO OU SIMPLISMENTE OUVIRAM A VERDADE DENTRO DE UM DOS TEMPLOS DA IGREJA E NÃO GOSTARAM POR QUE SÃO ORGULHOSOS CHEIOS DE NÃO ME TOQUE, OU TALVES POR QUE SÃO FUTEIS MESMO, OU SÓ ESTÃO ESPERANDO UM CONVITE PARA IR A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS SE FOR ISSO NÃO PRECISAM FAZER TANTO PARA CHAMAR NOSSA ATENÇÃO EM QUALQUER LUGAR DESSE PAÍS EXISTE UMA IURD VOCÊS TODOS ESTÃO CONVIDADOS A IR EM UMA DE NOSSAS REUNIÕES E FAZEREM PARTE DO POVO DO VERDADEIRO E ÚNICO DEUS MAS SE EM QUALQUER CASO NÃO FOR POR FAVOR NÃO SEJAM SENTIMENTAIS VOCÊS SÓ SÃO "MARIA VAI COM AS OUTRAS" NADA DE IMPORTANDE E COMO ELE DISSE SÃO 5% QUE REJEITAM JESUS ATÉ VOCÊS QUE SE "DIZEM SER EVANGELICOS" POR QUE EVANGELICO TODO MUNDO É EU QUERO VER VOCÊ É SER MESMO CRISTÃO COISA É BEM DIFÍCIL PRA VOCÊS ENTENDEREM POSSO ATÉ OUSAR EM DIZER QUE NÃO SABEM O QUE É E NEM SÃO, MAS VOLTANDO AO ASSUNTO POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODDDDDDDEEEEEEEMMMMMMMMM FALAR MAL NÓS NÃO LIGAMOS PARA ESSA MINORIA QUE FALAM MAL DA GENTE É COMO DIZ AQUELE DITADO "NINGUÉM JOGA PEDRA EM ARVORE QUE NÃO DÁ FRUTOS" E PRA BONS ENTENDEDORES E DOUTORES COMO OS SENHORES SÃO MEI PALAVRA BASTA E TENHO CERTEZA QUE UM DIA VOCÊS RETORNARÃO PRA JESUS ATE VOCÊS ENGANADOS NESSAS IGREJAS SORVETERIANAS FRIAS QUE NÃO FALAM O QUE VOCÊ TEM QUE OUVIR QUE É VERDADE OU JA ESQUECERAM " OUVIREIS A VERDADE E AVERDADE VOS LIBERTARA" ENTÃO JOGA, JOGA PEDRA QUE QUANTO MAIS VOCÊS PERDEM SEU PRECIOSO TEMPO NÓS GASTAMOS O NOSSO EM SALVAR ALMAS PERDIDAS QUE ESTÃO NAS GARRAS DO DIABO PESSOAS QUE ESTÃO AÍ COMO VOCÊS CEGAS,SURDAS E MUDAS SENDO AFLINGIDAS PELO MAL.
SEM MAIS PORQUE TENHO CERTEZA QUE NÃO PERDI MEU TEMPO PORQUE ESTOU LEVANDO NESTE SIMPLES COMENTARIO A PALAVRA A MUITOS PERDIDOS QUE E QUEM JESUS ME UNGIU PRA GANHAR.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Em cima do muro!!!
escrito por Anderson , 28 abril 2008
Frequentei várias "Religiões,me identifiquei com a IURD,onde permaneci alguns meses,porém, não concordando com determinados propósitos, me afastei. Atualmente me encontro "em cima do muro"...
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Quero entender!
escrito por Andréa Duarte , 30 abril 2008
Bom, pra começar eu não li tudo porque, sinceramente, só o começo do texto já deixa claro que quem escreveu está mais por fora que aba de xícara. O negócio é o seguinte: somos fruto do meio em que vivemos, se estamos num meio de fé, procedemos de maneira que, quem não está, vê tudo como maluquice, abuso da boa fé dos outros, tirar proveito, etc e etc. A questão é simples: a Igreja Universal é perseguida como o Senhor Jesus foi e disse que seria quem o seguisse, porque Ele não veio trazer paz, mas espada. Está na Bíblia e eu creio, simples assim! Quanto a generalização de que os membros são incultos e de classe baixa, lamento informar: resposta errada! Há um número considerável de pessoas cultas, educadas, polidas, com cargos importantes, letradas, bem-sucedidas... analise meu texto e veja se há algum erro ortográfico e chegará a conclusão de que sua afirmativa é, no mínimo, preconceituosa. Se a Igreja Universal pede oferta, dízimo, dá quem pode e quem quer, estou na IURD há 13 anos e nunca me senti pressionada ou desconfortável por dar ou não oferta. Eu sou livre. Não se atira pedra em árvore que não dá fruto. É essa a sua verdade, mas a verdade é uma só. Att.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Já tentaram ler os comentário do Danubio (título Orgulho) ?
escrito por Antonio , 26 maio 2008
Tentem ler em voz alta o texto escrito por ele...

O que lí a respeito do crescimento da IURD não indica propriamente que seja positivo. Muitos comentam do aumento da criminalidade, por exemplo. O fato de um conceito crescer em uma população não pode ser necessariamente colocado como positivo. Por outro lado se existem pessoas que querem doar mais e mais para a IURD, na minha opinião, ainda será pouco. Tem que doar é mais! E que todos consigam ser felizes, cada qual por seus caminhos. O fato de um site publicar um ponto de vista é excelente pois nos convida a comentar e, logicamente, trazer a tona comentários contrários também. Parabéns!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
ai,ai
escrito por Kanon de Gêmeos , 26 setembro 2008
a iurD prioriza sim primeiramente a salvação espiritual, caso vcs não saibam.
se vcs não conhecem a iurD fiquem quietinhos não fica repetindo o que os "linguas feridas falam não.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
pastor da iurd
escrito por leonardo , 04 outubro 2008
meu amigo va se converte o que vç presiza e de uma libertaçao eu le recomendo vl fazer uma corrente na terça feira eu sou pastor da iurd e nao e nada disso que esta escrito nos ajudamos as pessoas a mudaren de vida so e vç ver o testemunhos de treansformaçao de vida contra fatos nao a argumentos

_____________
Nota da MPHP: O tipo de redação deste comentário, em péssimo português, emitido por alguém que se diz pastor e portanto, deve conduzir as pessoas, só comprova o cerne da argumentação deste artigo. A massa de seguidores desta seita é composta de pessoas que, infelizmente, não tiveram acesso à cultura e por isso mesmo são presas fáceis para esta argumentação medieval. Felizmente, fomos brindados com a possibilidade de que o projeto político da IURD esteja, definitivamente, enterrado com a contundente derrrota política no Rio de Janeiro.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
se liga
escrito por elias ferreira , 11 outubro 2008
meus amigos desse site que por acaso descobri, se vocês não consseguem ter sucesso na vida, convido vocês a participarem todas as terças-feiras AS 19:00 HORAS EM TODAS AS IURDS, da sessão espiritual do descarrego para que o criador, possa mostrar um pouco do que Ele é capaz de realizar em suas vidas, " A INVEJA QUANDO NÃO MATA ALEJA" o Senhor Jesus os abençoe...
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Deus não é Homem para mentir, muito menos filho do Homem para que se arrependa.
escrito por Priscila Zampieri , 28 outubro 2008
E um dos ensinamentos de Deus é de que a fé, é crer no que não podemos se ver ou tocar. Só que existem dois tipos de fé: A fé natural, que é aquela que todos usam diariamente.
Ex: Acreditando que quando levantarmos da cama pela manhã nossas pernas terão forças para aguentar nosso corpo( fé inconciente).
E fé sobrenatural(que é a que Deus nos ensinou em suas escritura), que é a que usamos na IURD. Deus é omnipotente,omnipresente... Enfim ele é tudo de bom, então se ele assim mandou, assim faremos.
Não sou conhecedora de "teologia", e talvez o rapaz do comentario acima esteja certo. Seria realmente interessante que o pastor tivesse mais conhecimento em nossa lingua.
MAS... a questão é... IURD, certo?
Nós cristãos e frequentadores da IURD, cremos no Deus vivo, no Deus que revelou as palavras para que a bíblia fosse escrita, no Deus verdadeiro, não em um feito de barro e adorado apenas quando coincidir com a boa vontade do "fiel".
Também não temos "doutrinas",uma das inumeras coisas que aprendemos com nossos pastores é;
Não devo satisfação da minha vida pra ninguém desta terra. Portanto, não adianta usar saia, não cortar o cabelo, entre outras. Se o coração estiver podre: cheio de dúvida, mágoa, deseja mental em trair sua (O) esposa(O)... E isso não se define apenas aos chamados crentes e sim a todas as "religiões". Todas tem sua doutrina, ao seu modo mais têm. Inclusive a IURD.
A Diferença é que não somos hipocritas. Não olhamos torto pra um membro quando descubrimos que ele, fuma ou bebe. Muitos de vocês, super inteligente e intelectuais também acreditam que pecado é só roubar, matar, beber se prostituir, enfim essas coisas que desagradam os olhos dos pais ao verem a(O) filha(O) fazer.
Mais infelizmente a vida não é tão fácil. Vai muito além disso.
Os alcoólatras coitados, sempre dão um dedo da sua pinga " pro santo". Esse é um exemplo dentre tantos outros. De que as pessoas reconhecem o dízimo, desde que, não precise ser em dinheiro vivo. Sabe o motivo? O coração apegado nele. E Deus quer ser o único no teu coração.
Os sacrifícios, hum... Se Deus te pedisse em sacrifício a vida do teu filho você daria?
Só que se sua resposta for sim, melhor você ja procurar um advogado.
Nós vivemos na Terra, e as leis dos Homens não vai contra as leis de Deus e ao contrário também. E também para alguns pais não seria sacrifício nenhum, pois é só ligar a TV pra ver que isso é comum.
E ai me pergunto. Cadê a perseguição com essas pessoas ricas que no dia de Iemanjá, pegam carros 0km e jogam no mar como sacrifício? cadê a perseguição?
E sabe qual a diferença entre essas pessoas e vocês tolos intectuais? Elas têm fé sobrenatural, sim, fé sobrenatural como a nossa da IURD. Infelizmente enganadas.
Mas graças ao trabalho da IURD, em rádio e TV. A verdade chegará a elas, pois têm dentro delas um coração muito diferente do que o de quem esta preocupado em denegrir a imagem da IURD.
O Deus adorado em minha igreja, não é o Deus da Universal, ou dessa,ou daquela denominação.´
Ele é Deus pra quem crê, ama e anda conforme a tua palavra. Ah e é Deus justo. Ele sempre faz jústiça.
Então se Deus é justo, por quê uma pessoa que crê, ama e anda conforme as tuas palavras seria enganada? Mas se mesmo assim restar alguma dúvida se Deus aprova o trabalho da IURD, fique calmo. Pois se eles estivessem enganando não daria certo o plano.
A maioria do Brasil é pobre então a ganância é tremenda. Mas temos também pessoas muito ricas, mas com varias doenças. Então quer dizer, normalmente ou a pessoa é pobre, ou têm doenças graves.
O quê é a jústiça de Deus.
E nunca soube que o Bispo ou Pastor com câncer, ou qualquer outra doença.
Os filhos de Deus não serão tocados.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Resposta ao- Contra a IURD
escrito por Priscila Zampieri , 28 outubro 2008
Ah só pra deixar claro uma situação citada acima.
O Bispo Edir Macedo por mais de 10 vezes já foi investigado, julgado e INOCENTADO.
E não adianta vir dizer que foi pago, porque nós sabemos que acima da ganância desse povo. Esta o odio que têm do Bispo Edir Macedo, e acima de tudo: o medo da tal emissora de TV.
Fica com Deus
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Gerson S. Correia , 14 novembro 2008
Vejo aqui muitas críticas a IURD. Algumas até plausíveis e outras puramente ignorante, frequento a IURD a 17 anos, tenho formação, tenho salvação, não sou ignorante nem fraco de mente ou de fé, já vi de tudo na igreja e nas igrejas que já conheci, não rico, mas tenho desfrutado das bençãos de Deus, não sou fanático, muito menos idólatra de bispo ou quem quer que seja. Na igreja, recebi os ensinamentos do Senhor Jesus que me direcionaram ao reino de Deus e não do bispo Macedo. Conclusão, na vida, recebemos o que buscamos, eu aprendi a buscar a Deus, meditar e praticar a palavra de Deus e isso na IURD. A respeito dos dizimos e ofertas, ofereço como gratidão por tudo o Deus (e não o bispo), fez na minha vida. Não quero e não sou defensor de instituição nenhuma, mas na IURD encontrei os caminhos de Deus e não vou deixar de andar com Deus porque falam mau ou bem da igreja. Se vc quer ser feliz, Esqueca igreja, religião, bispo, papa, doutrina. Leia a Bíblia e pratique o que Jesus ensina. Vc viverá feliz e será salvo. Pronto. Sua vida é você e Deus, a IURD é só um caminho que eu encontrei se vc conhece um que julgue ser melhor vá por ele, o importante é chegar a Deus e não perder tempo discutindo religião. Seja feliz com Jesus. Um abraço.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Meu Caro Felipe Mogan
escrito por Amigo , 17 novembro 2008
Meu amigo,

A Iurd é uma igreja onde Deus está Presente, e eu até hoje não vi nada que mude isso, tudo bem que nos temos o livre arbitrio para dar a nossa opinião, mas com certeza nesse mundo cheio de sujeira e podridão tem muito mais para você se preocupar e comentar em suas materias. Com certeza você pesquisou muito para atacar dessa forma a IURD, mas eu entendo que tudo isso não passa de uma atitude de ignorancia de sua parte e que faz você ser pior do que você fala. com Deus o que com conta não o conhecimento Humano, mas sim a comunhão de quem se considera seu filho. Por isso um conselho, cuide da fome, da violencia, da marginalidade, da juventude, da politica, da corrupção, e tantas outras coisas que você pode contribuir para mudar e deixar de pensar que todo povo da IURD e de baixo nivel, "idiotas", sem condições, pobres, e qiue se deixam levar.

Seja mais util pro mundo.

Amigo
(sinto muito ma,s vc não é digno de saber meu nome)
report abuse
vote down
vote up
Votes: -5
Verdadeiro
escrito por Marques , 13 dezembro 2008
A anos acompanho a programação da universal, no rádio e tv, parabens Felipe Mogan, pois tudo que voce colocou é verdadeiro.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
Acorda !!!!!
escrito por Allan Naz , 02 fevereiro 2009
Grande Felipe Mogan, você parece ser um rapaz muito inteligente e bastante capacitado, é só olhar a maneira como você escreve.
Agora eu te pergunto, o que você faz pela sociedade ?? Um rapaz tão inteligente, porém tão inutil, não acrescenta nada na vida de ninguém e duvido muito que se alguém que esteja sofrendo bater na porta da sua casa para te pedir ajuda você irá ajuda-lá. Rapaz.. acorda pra vida, ao invés de escrever um monte de abobrinha porque você não se preocupa em produzir alguma coisa que seja relevante para os que sofrem, acredito que você não atenderia alguém de madrugada querendo dar cabo da sua própria vida??!! ou ousaria colocar a mão na ferida de alguém a fim de ver a manifestação do poder de Deus ??!! Portanto reveja a sua vida, quando começei a ler seu artigo logo tive pena, coitado, você é mais um frustrado que se julga inteligente, porém a sua vida demonstra o quanto tal inteligência não é capaz de transformar a sua própria vida.
Aconselho você a participar terça-Feira 20h em qualquer templo da Igreja Universal do Reino de Deus, corrente de libertação, e não tenha medo se um pastor, ou obreiro colocar a mão na sua cabeça ok ??

Forte abraço,
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
Um breve comentário!
escrito por Verbo amigo , 26 fevereiro 2009
Não desejo defender a IURD em nada, só quero reinterar que, especular que uma pessoa "quer" alcançar status se manifestando com demônio, totalmente ridículo. Além do que muitas pessoas chegam logo na primeira vez e já no primeiro culto manisfestam com tais entidades. No mais lamento pelos demais equívocos, respeito sua visão, porém não precisava exagerar!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Sim Eu conheço a IURD
escrito por Sara Cristina de Azevedo Silveira , 10 março 2009
Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não sou de religião nenhuma , eu acredito em Deus em Jesus e acredito muito na Lei do Retorno; o que se faz em vida se recebe em vida, por isso também não acredito em reencarnação. A IURD assim como todas as outras igrejas evangélicas mantêm-se de doações. Seria muito injusto da minha parte falar de algo ou alguém que não conheço, pois bem, eu fui criada dentro da IURD. Por isso acho que posso dar minha opinião não é verdade!! Nunca em nenhum momento presenciei qualquer tipo de estorção da parte de nenhum responsável da igreja (partores, bispos), como eu havia dito a igreja se mantêm de doações, ofertas, dízimos, fogueira Santa, dá quem tem, quem pode e quem quer dar. Eu nunca fui obrigada a nada, dava por livre e inspontânea vontade. Sendo assim não fiquem difamando , agredindo algo que certas pessoas desconhecem. Todos temos erros falhas, nem por isso nossos pecados estão na internet...Cuidem de sua vida, fazendo isso já fazem muito...Deixem a vida dos outros , como eu disse, existe a Lei do retorno, tudo o que vai, volta e quando volta..........
UM Abraço.....
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
Também Conheço
escrito por Conhecedora , 07 abril 2009
smilies/cry.gifNunca havia frequentado igrejas pq me comunicava com Deus do meu quarto.Estava com muitos problemas existenciais e financeiros por causa de vício de jogo.Cheguei no fundo do poço e assistindo a tv de madrugada via aquele pastor prometer a solução de tds problemas através da iurd.Eu,no meu desespero e já entrando em empréstimos, resolvi aceitar o chamamento daquela criatura.Comecei a frequentar a iurd, no início buscando o financeiro.Como achei muito estranho o método usado e ñ sendo fanática por dinheiro, passei a buscar só os cultos de busca espiritual, eu só queria encontrar o caminho p/chegar a Deus.Aquela repetiçao de certas passagens da Bíblia que só envolvia o financeiro [e é lógico, o gancho p/pedir tudo o que vç tinha e tb o comércio de td -livros,cd,jornal,etc]Eu ñ tinha muito conhecimento da Bíblia mas já tinha lido a passagem de Jesus,irado, expulsando os vendilhões do Templo,ficava pensando se Deus estava presenciando aquilo.Conclusão, ñ encontrei nd do que busquei, estava com o nome no SPC,Serasa e afins e consequi adquirir uma doença incurável. Tentei a cura através de ofertas, corredor dos 70 pastores até que desisti por ñ ter visto ali nd de sincero. Minha opinião sincera é que ali é um teatro e aquele altar ñ passa de um palco onde atores bem treinados atuam p/ pessoas carentes que querem um pouco de atençao, que é o que ñ falta ali. Palavras vazias, foi só o que eu ouvi.Desisti...E entendo tb a passagem da Bíblia que diz:A humanidade jaz no iniquo. Busquem a Deus, mas no lugar certo.
Deus abençõe a tds e Vigiem

report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
SOU PASTOR DA IURD
escrito por PASTOR RICARDO ALEXANDRE , 11 abril 2009
Jesus escolheu apóstolos não intelectuais, porque?



Apesar de não serem pessoas pobres, os apóstolos não eram pessoas ?estudadas?. É possível que Mateus tivesse um pouco mais de estudo.

Foi Jesus quem escolheu Seus apóstolos. Ele dizia: ?Eu te glorifico, ó Pai, ... que escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos?. Nestas palavras podemos entender que sua escolha por pessoas simples foi proposital.

Jesus teve uma preocupação enorme em educar Seus discípulos para que estes entendessem a mensagem e os ensinamentos da Boa Nova que trazia. Foram anos viajando juntos, convivendo juntos. A comunidade que se formou em volta do Mestre se tornou sólida e resistiu mesmo depois de sua morte.

A chave do problema talvez fosse: para quem ensinar primeiro coisas que rompiam tanto com o modo de pensar da época. Como você pode perceber ao ler outras perguntas deste site, Jesus trouxe conhecimentos muito novos para a época. Conhecimentos e atitudes que mesmo hoje em dia são inovadores. Será que os intelectuais da época, pessoas muito mais presas ao modo de pensar, aos valores e aos interesses dominantes estariam dispostos a seguí-Lo, sem adulterar Sua mensagem? Hoje percebemos que não, pois foram poucas as pessoas estudadas que aderiram ao jovem movimento cristão da época.

Será que estas pessoas mais ?bem de vida? (as mais intelectualizadas) seguiriam Jesus e se submeteriam às duras viagens e provações para estarem juntas a Jesus, aprendendo? Será que elas largariam tudo como fizeram os apóstolos? Pedro largou a família para viajar com o Mestre. José de Arimatéia e Lázaro, pessoas mais instruídas e de melhores posições (e ótimos discípulos), não largaram. Será que elas romperiam com seus preconceitos contra pagãos, doentes, leprosos, etc, etc, por amor ao Mestre?

Muitas vezes Jesus afirmou que Sua doutrina seria melhor entendida pelos que estão sofrendo, pelos que são discriminados, pelos mansos de coração. Tanto é que fez o Sermão da Montanha, onde diz: ?Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados. ... Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados ...?.

Jesus buscou um perfil de apóstolo: pessoas simples, que aprenderiam Sua mensagem, sem estarem ?contaminadas? com outras teorias e que viveriam e experienciariam junto Dele esta Boa Nova.

report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
2 frases
escrito por Erivaldo Júnior , 25 abril 2009
Fiuquem com 2 frases para refletir:
1- "As coisas mudam de nome, mas continuam sendo religiões"(desconheço o autor)
2 - "Já não vejo diferença entre a crença e os fiéis" Humberto Gessinger (1987)
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
...
escrito por Marco Fernandes , 31 maio 2009
Respeito a sua pesquisa e reintero que V.Sa. é uma pessoa mui culta. Nós da IURD, em primeiro lugar, não devemos ser preconceituosos com ninguém, sejam homossexuais, lésbicas, espíritas, católicos ou até mesmo crentes de outras denominações. O Senhor Jesus pregou o Seu Evangelho por todo o mundo, financiado pelas esposas dos ricos e mais abastados, inclusive pela mulher do procurador do Rei da Palestina, dominada pelo Império Romano (leiam Lucas 8:1-3). Quero aqui deixar bem claro que muitos aqui comentários pró-IURD são preconceituosos com o autor, assim como há muitas frases "exageradas" nesse postulado. Muitos obreiros e pastores não defendem a sua fé inteligente no Deus Vivo e defendem a IURD, o bispo Macedo ou quem quer que seja.

O próprio bispo Macedo diz que não quer que ninguém advogue em sua causa nem em causa da Igreja, pois ela está aqui na Terra para ser o ponto de encontro com Deus. É apenas uma placa. Portanto, caros irmãos, peço que vocês não caiam na cilada de estudos como esse, como já disse, respeito e reintero a didática do postulante, mas não se deixem levar por tudo que leem. Vocês deveriam se preocupar mais em defender a causa do Evangelho e parar de ficar criticando quem critica a IURD. Já foi o meu tempo que eu ficava parado lendo esses postulados e me indgnava com os escritores dos mesmos. Apenas oro para que o Senhor Jesus me dê forças pra ganhar almas para o Reino de Deus e para que autores como esse senhor sejam levados à IURD e a Jesus não pelo acadêmico, mas pelo amor de Deus.

Não me senti ofendido em nenhum momento com as afirmações do sr. Felipe Mogan nesse postulado, pois não mancham o meu caráter nem minha integração, apesar de reafirmar que muitas frases são "exageros". Como ele mesmo escreveu, foi tudo uma "visão acadêmica", ele não escreveu nada aqui pensando no meu Senhor Jesus, tentando justificar a sua "frustração espiritual" contra nossa denominação. Quero terminar dizendo que, se houverem mais pessoas que façam esses postulados como ele, muitos serão "convidados indiretamente" para acompanhar uma reunião na Universal, como aconteceu comigo em 1995, quando houve o episódio do chute na santa. Fui pra debochar, tirar onda dos crentes, porém Deus falou no meu coração e hoje prego o Evangelho na IURD, por livre e espontânea vontade.

Um abraço a todos e que Deus os abençoe abundantemente, em o nome do Senhor Jesus.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
vida tranformada
escrito por Luneoufall Gallego Marin , 09 julho 2009
frecuente muchas iglesias despues de no querer continuar con la tradicion de mis abuelos y papas, que era el catolicismo, mas cuando llegue a la Iglesia Universal del Reino de Dios y participar de las cadenas como ellos nos lo indican mi vida cambio totalmente, ahora tengo una familia feliz y una vida financiera optima, gracias al Dios vivo que se predica en la Iglesia Universal del Reino de Dios. que Dios bendiga el ministerio de la Iglesia Universal del Reino de Dios. (si ustedes los que hablan mal de ella no pueden hacer nada por los necesitados dejen que la Iglesia Universal del Reino de Dios lo haga como lo han benido haciendo, vigilen para que no queden leprosos), que Dios los bendiga
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Marcos Vasconcelos , 20 julho 2009
Prezado Felipe Mogan

Vi seu comentario no meu blog,e venho pedir desculpa pelo constrangimento.
O que fiz nao foi intencionalmente,foi apenas um descuido meu ao nao colocar o link da postagem original,mas apos ver seu comentario ja o fiz.

Aceite meu pedido de desculpe,e no mais obrigado por ter me alertado.

Deus o abencoe.

Marcos Vasconcelos
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Haaa! se as pessoas usassem a inteligencia
escrito por Verdade Real , 10 agosto 2009
Para começar, respeito a opinião de todos, tolos ou não. Acontece que, quem diz a verdade é tido como encrenqueiro, idiota e outras coisas mais. Porque a verdade incomoda a maioria das pessoas, existem poucas pessoas nesse mundo que diz as coisas sem querer se beneficiar delas. O mundo tem uma sociedade prodre, devido exclusivamente às mentiras e a ganancia, o capitalismo nos leva a sermos desonestos.
A evolução é um fato, só os cegos não a veêm. É provado pela ciência que os humanos aprenderam a escrever muito tempo depois do seu aparecimento (evolução), como se explica escritas descrevendo como se iniciou o mundo, sendo que não tinha ninguém lá p/ ver e relatar. Sabem o porque a biblia dos tempos remotos até hoje não saiu da moda, porque tem milhares de pessoas se beneficiando dela financeiramente, quem iria matar a galinha de ovos de ouro, verdadeiros impérios estão sendo construidos. O que tem de bom é, que se formam comunidades sadias envolvendo a fé, mas encima de uma crença que deixa muitas duvidas. Se não fosse o temor a deus o que seria do mundo, um inferno. A verdade é que quem ousa a questionar a religião, a sociedade o exclui do seu meio, por mais descente e correto que for, conheço muitos porcarias que dizem graças a deus a toda hora, p/ tirar o sentimento de culpa que carrega devido às suas pilantragens; e a sociedade o acolhe, não pelo caráter mas pelo cinismo que fala. A sociedade é totalmente podre, quem fala em nome de deus é tido como pessoa boa, mesmo que seja um calhorda. Queria ver uma resposta coerente a esse comentario, sem fanatismo, hipocresia.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +3
Edir Macedo é acusado de formar quadrilha e lavar dinheiro
escrito por admin MPHP , 11 agosto 2009
por Marcio Aith, da Folha de S.Paulo

A Justiça recebeu ontem denúncia do Ministério Público de São Paulo e abriu ação criminal contra Edir Macedo [foto] e outros nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus sob a acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A denúncia, aceita pelo juiz Glaucio Roberto Brittes, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, resulta da mais ampla apuração sobre a movimentação financeira da igreja já feita em seus 32 anos de existência.

Iniciada em 2007 pelo Ministério Público de São Paulo, a investigação quebrou os sigilos bancário e fiscal da Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus membros com dinheiro dos fiéis, entre 1999 e 2009 -embora não paguem tributos, igrejas são obrigadas a declarar doações que recebem.

Segundo dados da Receita Federal, a Universal arrecada cerca de R$ 1,4 bilhão por ano em dízimos.

As receitas da igreja superam as de companhias listadas em Bolsa -e que pagam impostos-, como a construtora MRV (R$ 1,1 bilhão), a Inepar (R$ 1,02 bilhão) e a Saraiva (R$ 1,09 bilhão).

Somando-se as transferências atípicas e os depósitos bancários em espécie feitos por pessoas ligadas à Universal, o volume financeiro da igreja no período de março de 2001 a março de 2008 foi de cerca de R$ 8 bilhões, segundo informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda que combate a lavagem de dinheiro.

A movimentação suspeita da Universal somou R$ 4 bilhões de 2003 a 2008.

A denúncia foi assinada pelos promotores Everton Luiz Zanella, Fernanda Narezi, Luiz Henrique Cardoso Dal Poz e Roberto Porto.

Reportagem da Folha publicada em dezembro de 2007 revelava o patrimônio da Igreja Universal do Reino de Deus acumulado em mais de 30 anos -o que incluía um conglomerado empresarial em torno dela. Após a publicação, fiéis da igreja entraram com ações por dano moral contra o jornal, no país todo.

O xis do problema, para os promotores, não reside na quantia de dinheiro arrecadado, mas no destino e no uso que lhe foi dado pelos líderes da igreja no período investigado. Um grande volume de recursos teria saído do país por meio de empresas e contas de fachada, abertas por membros da igreja, e foi depois repatriado também por empresas de fachada, para contas de pessoas físicas ligadas à Universal.

Os recursos teriam servido para comprar emissoras de TV e rádio, financeiras, agência de turismo e jatinhos.

Para a investigação, isso fere dois princípios legais.

Empresas privadas pagam impostos porque o propósito de suas existências é o lucro. Igrejas, pela lei brasileira, não pagam tributos porque suas receitas, em tese, revertem para o exercício da fé religiosa, protegida pela Constituição.

Quando o dinheiro oriundo da fé é desviado para comprar e/ou viabilizar empresas tradicionais, que têm o lucro como finalidade, a imunidade tributária está sendo burlada.

O outro problema, com base na denúncia, diz respeito ao direito dos fiéis da Universal a que os recursos revertam para a igreja. O uso de recursos para outras atividades seria um desvio de finalidade, do qual fiéis e a Universal seriam vítimas.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, os recursos da Universal eram transportados em jatinhos e foram depositados em contas definidas pelos bispos, principalmente no Banco do Brasil e no Banco Rural.

Duas empresas que seriam de fachada recebiam o grosso dos depósitos, segundo a denúncia -a Unimetro Empreendimentos S/A e a Cremo Empreendimentos S/A.

"As empresas Unimetro e Cremo não apresentaram qualquer movimentação que indicasse atividade de comércio. De fato, trata-se de empresas de fachada", relata a denúncia. As duas empresas encontram-se instaladas no mesmo endereço, que também consta como sede da Clínica Santo Espírito. Nenhuma apresenta qualquer indício de atividade comercial, dizem os promotores.

Entre janeiro de 2004 e dezembro de 2005, a Unimetro recebeu em duas contas, no Banco do Brasil e no Banco Rural, um total de R$ 19,2 milhões. Em sua grande maioria, a movimentação foi proveniente de transferências eletrônicas.

A empresa Cremo, no mesmo período, totalizou R$ 52,1 milhões em créditos em três contas, no Banco do Brasil, Banco Rural e Banco Safra.

As duas empresas remetiam os recursos, por sua vez, às companhias Investholding Limited e Cableinvest Limited, localizadas em paraísos fiscais (ilhas Cayman e ilhas do Canal, respectivamente).

O dinheiro retornava ao país em forma de contratos de empréstimos a laranjas, usados para justificar a aquisição de empresas e imóveis ligados à Universal, segundo a denúncia.

Descreve o texto da promotoria: "Podemos citar como exemplo a compra da TV Record do Rio de Janeiro. A empresa foi adquirida em nome de seis membros da Igreja Universal do Reino de Deus, que justificaram a origem da transação (avaliada em US$ 20 milhões) através de empréstimos junto às empresas Investholding e Cableinvest".

Outro exemplo usado na denúncia é o da TV Itajaí, também comprada com recursos oriundos da Cremo.
As remessas de dinheiro da Investholding foram feitas de agências do Banco Holandês Unido, em Miami e Nova York.

As remessas da Cableinvest teriam se dado de forma distinta. Os dólares foram levados até a Cambio Val, uma das maiores casas de câmbio do Uruguai, e trocados por moeda brasileira.

Em 1992, a Investholding remeteu ao menos US$ 6 milhões para o Brasil. De 1992 a 1994, a Cableinvest trocou US$ 11,96 milhões por moeda nacional na casa de câmbio Val, no Uruguai. A origem de todo esse dinheiro foram os dízimos dos fiéis, sustenta a denúncia.

A denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo levantou o patrimônio construído pela Igreja Universal em seus 32 anos de existência.

Ele seria composto por 23 emissoras de TV e 42 emissoras de rádio, quatro firmas de participações, uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro de saúde, duas gráficas, uma gravadora, uma produtora de vídeos, uma construtora, uma fábrica de móveis e duas financeiras.
A igreja teria ainda uma empresa de táxi aéreo de nome Alliance Jet, que possui três aviões, um deles adquirido em 2007 por US$ 28 milhões.

A descrição feita pela denúncia confirma a existência do conglomerado empresarial em torno da Universal descrito em reportagem publicada pela Folha em dezembro de 2007.

Segundo a denúncia, há indícios de que a maior parte dos recursos usados para comprar o patrimônio da Record teve como origem doações de fiéis.

Diz a denúncia: "Aproveitando-se da imunidade tributária estabelecida pela Constituição Federal aos templos de qualquer culto, os denunciados passaram a utilizar-se da Igreja Universal do Reino de Deus em benefício próprio, captando os valores dos dízimos, ofertas e contribuições dos membros da igreja e fiéis... e investem em bens particulares, como imóveis, veículos ou joias".

Edir Macedo e os outros dez denunciados também são acusados pelo Ministério Público de São Paulo de falsificação de documentos e de se utilizarem de laranjas para ocultar a titularidade de seus bens.

A denúncia traz o depoimento de Marcelo Nascente Pires, ex-bispo de confiança de Edir Macedo, que, a pedido do líder da Universal, comprara ações da TV Itajaí, emissora da Rede Record em Santa Catarina.
Relata a denúncia que, após Pires romper com a Universal, uma falsa procuração em seu nome foi apresentada na Junta Comercial de Santa Catarina. Nela, Pires supostamente transferia todos os poderes para Edir Macedo.

"Através de exame pericial, foi constatado que os dados estampados entre as 15ª e 18ª linhas do instrumento procuratório foram inseridos em segunda assentada, sendo que os dados incluídos possuíam conteúdo diverso do que deveria ser escrito", diz a denúncia.

"Como resultado da operação criminosa, em 27 de novembro de 2001 foram promovidas as alterações no contrato social da empresa TV Vale do Itajaí Ltda., resultando na exclusão de Marcelo Nascente Pires e na inclusão de Honorilton Gonçalves da Costa."

De acordo com a denúncia, há indícios de que algo semelhante teria ocorrido com outras empresas ligadas à Igreja Universal.

"Há nos autos cópia de contrato particular de cessão de direitos celebrado por Odenir Laprovita Vieira e Edir Macedo, em que Laprovita transfere em caráter irrevogável e irretratável a Edir Macedo todas as ações da Rádio e TV Record S.A. (São Paulo), TV Record de Franca S.A. e TV Record de Rio Preto S.A. O contrato apresenta data em branco e encontra-se assinado tão somente pelo cedente."


report abuse
vote down
vote up
Votes: +3
E aí IURD !!!!!
escrito por Alexandre Salino , 13 agosto 2009
De tudo que existe de podre neste país. Nada, nem a inutilidade e corrupção dos governos, nem tráfico, nem milícias, nem criminosos, ladrões e assassinos. Nada consegue superar a podridão desta igreja, a Universal do Sr. Macedo e seu bando de asseclas. Mais suínos do que a gripe, estão se espalhando, mutando e infectando o Brasil. Contaminando meios de comunicação, elegendo "pastores" deputados e afins. Ganham força e poder e se tornam vírus imunes as leis com o respaldo de advogados, políticos e sua massa de zumbis e desesperados fiéis. Pior que a igreja da Cientologia, ao invés de afundar os adversários em processos judiciais com seus próprios recursos (leia-se dízimos), ordena seus fiéis os fazerem. Tudo em nome de Deus e usando a bíblia como manual do mal. Podre demais! Se não me engano de tudo de ruim que Jesus enfrentou neste mundo, de políticos ao próprio Diabo, a única coisa que o tirou do sério foram mercadores da Igreja.
Senhor, NÃO os perdoem pois eles SABEM o que fazem.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Quanta inutilidade!
escrito por filósofo de boteco , 16 outubro 2009
Um absurdo este tipo de argumento baseado no cristianismo apenas.55 anos depois eu vejo os mesmos argumentos idiotas de um evangélico "malhando o outro".Eu parto sempre do seguinte princípio tem uma organização por trás da fé?Se tem então igual a qualquer outra.Vou usar um argumento do apostólo Paulo.Dizia ele:-"Trabalhai dia e noite pra que não peses ao teu semelhante".Eu como todo ateu odeio Saulo,ele foi o responsável por estas ignomínias todas existentes em nome de Deus,mas concordo com ele que a ninguém deve ser dado o direito de se tornar membro de algo para auferir ganhos,ainda que, como dizem,para "trabalhar" na obra.Argumentam os hipócritas:-"Mas há custos e o dízimo serve para cobrí-los."Qual é o crédulo que precisa de uma organização para crer em Deus?Isso vael pra todos ,incluindo-se aí ,mulçumanos,Maronitas,ortodoxos,etc.Portanto a "malhação" É PURA HIPOCRISIA!
Os da IURD,não são piores,nem melhores que os líderes de outra denominações.Só são mais "cara-de-paus";menos sutís na busca pelo suór alheio.
E tenho dito!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Conhecimento de causa
escrito por Fernando Cardoso , 27 outubro 2009
Eu posso falar com conhecimento de causa, que depois que minha esposa começou a frequentar os cultos desta seita (IURD), acabou com o nosso dinheiro, começamos a brigar muito, começou a mentir pra mim para ir a igreja. Eu como vivenciei isto em casa e não partilho da mesma religião que a dela, sofri na pele a rejeição e o pouco caso que o pessoal da IURD faz com quem não é da mesma denominação, e o esforço que eles fazem para te converter é um absurdo.....
só no Brasil mesmo, para ter um pilantra que nem este arrancando dinheiro do povo e ainda ser tratado como santo...
pra quem frequenta este lugar e deixa seu suado dinheiro, meus pesames.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +5
Infeliz na sua análize!
escrito por joão , 05 fevereiro 2010
Discordo com você plenamente amigo, nao conhece a fundo o trabalho da IURD, muitas vidas tem sido ganha atravez desse ministerio.
ministerio esse que é muito rigido na formação de seus pastores.. tipo um quartel militar. mas vcs aí falando mal ou não não conseguirão fechar essas portas abertas pelo proprio DEUS!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2

escrito por jaidson , 02 março 2010
Obrigado!
Por abrir meus olhos !
Toda vez que vejo comentarios como esse e que tenho certeza que encontrei JESUS
na igreja universal do reino de DEUS.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por :o , 04 março 2010
TRANSE E POSSESSÃO.. isso vão acreditando que são (manifestações de histeria)vão buscando explicaçoes na medicina mesmo isso ai!!!jesus esta voltando,em vez de perder tempo falando,criticando,amaldiçoando etc...DENOMINAÇOES seja qual for.VAMOS USAR ESSE TEMPO PRA FALAR DE JESUS GANHAR ALMAS e conquistar nossa salvação...que deus abençoe a todos!!!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
DEUS E TUDO
escrito por DR...PAULO CARDOSO , 19 março 2010
bem quero falar que na biblia fala que uns tem fe para comer legumes e outros para comecar carne e qeum como legume nao critique quem come carne cada um vai presta conta de tudo com DEUS so falo uma coisa que DEUS mudou minha vida na igreja universal do reino de DEUS so eu sei oque ele fez na minha familia e na minha vida se nao fosse DEUS e a igreja eu estaria morta fico feliz quando tem certos idiotas escrevendo isso ai eu imagino como esta a vida dele? e tudo que bom icomodar e vai icomodar sempre mas graças a DEUS tenho minha fe e nao vai se rnada que vai parar ele pode ate tentar desmorariza-la mas isso nao vai me tirar de la sou grata a DEUS por tudo e ate hoje nunca morri sendo da igreja porque eu nao sou dificil de dar oferta e particupar de campanhas sou dou o dizimo porque e biblico como diz malaquias 3;10 fora isso nunca colocaram uma arma na minha cabeça me obrigando a nada cada....DEUS ABENÇOE A TODOS PRINCIPALMENTE VCS QUE FALAM MAL
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
IURD
escrito por Alessandra Azevedo , 12 junho 2010
Porque e está igreja é tão perseguida,meu Deus,A Igreja Inernacional da Graça,cujo o lider é o RR Soares,a doutrina é a mesma,só não fazem fogueira santa,mas o restante é a mesma coisa,as vezes eu penso que elas tem alguma ligação,eu naõ vejo essa perseguição,esse falatório da mídia e etc.Tem também outras igrejas com a do Valdomiro Santiago,Não vejo essa perseguição.Mas quando se fala de IGREJA UNIVERSAL pronto caem todo mundo em cima dos Bispo Macedo.Nem o casal ESTEVÂO da Igreja Renascer há essa perseguição.
FICA AQUI A MINHA PERGUNTA POR FAVOR ME RESPONDÃO.
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
meus amados
escrito por adriano , 13 junho 2010
smilies/wink.gif se o Deus da universal é falso, não sei, só sei que estou curado...
um abraço a vocês ...
se chamaram de Belzebu o dono da casa , muito mais nos que somos menbros

report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
Meu testemunho
escrito por HELLEN DAYANE , 14 julho 2010
Amigo,

Na IURD existem muitas pessoas que tem estudo faculdades e outra não se precisa nem de estudos para entender a palavra de Deus, vc só precisa ter no coração um profundo desejo de aprender mais de Deus, as pessoas dão porque receberão. se não não dariam...
Cheguei na igreja com minha familia destruida, brigas, separação, desentendimentos, eu desde muito nova eu era uma criança muito pertubada e cheguei até a tentar o suicidio, hoje nossa familia é unida,nossa casa tem paz, eu graças ao Deus da Universal fui liberta de todo mal que estava em minha vida e minha mãe que chegou na igreja sem nada tem seu próprio comércio e nossa vida financeira tem prosperado dia após dia....
Te oriento a buscar esse Deus que mudou a minha vida, pois certamente Ele mudará a sua também!!!
Que Deus abençoe a todos.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
igreja universal
escrito por Ivone Vebber , 05 agosto 2010
dinheiro não é pecado mas sim aforma como é adquirido e como é gasto
se foi adquirido com ética,sem prejudicar ninguém é válido
se é usado pra necessidades e pra minorar sofrimentos também
O igreja de Edir ilude os fieis , hipnotizados , dão o que tem e o que não tem
muitas vezes fazendo falta , isso não é ético.Cura deve ser gratuita ou doação espontânea. A igreja acumula bilhoes lá fora e aqui que deveria ser doada pra obras assistenciais
os bispos e obreiro poderiam ter um salário justo,mas não
exagerado as custas da credulidade do povo
são sepulcros caiados , que não vem a deus e nem deixam o çpovo ver.
estão todos sob forte influência dos dracos ou trevosos
pra libertar seria bom estudar profundamente cultura racional
veja os sites na internet
explica como funciona as energias visiveis e invisíveis
Cultura Racional não é religião, não tem dízimo
www.culturaracional.com.br
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
cultura racional
escrito por Ivone Vebber , 05 agosto 2010
porque roubaram meu comentario?



NOTA DA MPHP: Seu comentário está publicado. Publicamos TODOS,sem qualquer edição, menos aqueles que contém baixarias direcionadas a quem quer que seja. Existe sim, às vezes, uma demora na liberação devido a minha sobrecarga de trabalho.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Fraco
escrito por Marcelo Alves Godingho , 06 agosto 2010
Tenho 3 filhos, dois netos, a mesma mulher a quarenta anos - muito boa essa Mogan, isso mostra uma suspeita que você acha que o que você tem você não recebestes, mas já veio com você a esse mundo no formato de loteria. E ainda usa as 100 teses para "condenar" a IURD, enfraqueceu meuito sua análise, pois o próprio Lutero se corrompeu como Edir Macedo em sua época. O impressionante da IURD, não sou fiel, pois isso não é igreja, é um grande centro psicológico motivador de homens desconhecedores de seu poder intelectual, e que usa a imagem e o prestígio de Jesus em benefício próprio. Mas acredito que o dano moral que a IURD acarreta aos seus fiéis no final compensa na balança para o bem social apenas.

Marcelo Godingho
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Exemplo
escrito por Julianne Lima , 03 janeiro 2011
A sua capacidade de falar "irracionalmente" é realmnte Incrível.
Será se a Igreja Universal fosse realmente tudo o que você escreve , ela estaria em 185 países ?
O maior objetivo da Iurd é pregar o evangelho, levando as pessoas a Salvação.
E ao contrário de um comentario postado por um simples "observador", ele esta enganado, a prova disso é que tem 2 dias da semana para buscar mais a Deus do que a qualquer outras coisas.
A IURD ensina que Deus quer nos dá uma Vida ABUNDANTE, pois é isso que está escrito.
Se fosse uma farça , ela já tinha sido destruída , mas através dos Testemunhos , temos a convicção que não é apenas mais uma "igreja".
Eu sou um Testemunho vivo disso .
Tenho 15 anos e aos 10 já tinha uma vida destruída , aos 11 tentei me matar mais hoje , fui transformada, sou uma obreira e o meu maior objetivo é Salvar pessoas aflitas, sofridas e necessitadas. Por que é isso que a Igreja Universal também me ensina;
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
ESSA É PARA O "MOGAN" E TODOS QUE ACHAM QUE CONHECEM A IURD.
escrito por Alexandre Senna , 17 abril 2011
Você já livrou alguém de cometer suicídio?Já salvou casamentos e famílias da ruína(não falo financeira apenas,mas no geral)?Já ficou a madrugada inteira acordado ajudando pessoas desesperadas?Faço somente estas três perguntas,pois tenho certeza absoluta que a resposta será "NÃO".Então que direito ou autoridade você tem para criticar essa igreja que com suas muitas falhas ou não tem ajudado estas pessoas?Seja mais útil a sociedade ficando calado,pois vários governantes tem reconhecido o trabalho social que a IURD presta para uma sociedade melhor.Você é cheio de cultura e conhecimento,porém sabedoria não tem nenhuma.Achas que é inteligente e nós que somos membros da IURD somos incultos, ou seja,burros,mas está extremamente enganado,pq o Senhor JESUS disse "não julgueis para não seres julgado".Deus ilumine suas mentes!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
CARAS DE PAU
escrito por Milson , 27 abril 2011
O comércio da fé, liderado no Brasil pela IURD, pela Igreja Mundial e pela Igreja do casal Cara de Pau, é um dos setores que mais obtêm lucros. Pudera, qual é o setor que pode vender livremente um produto de péssima qualidade e sem garantia nenhuma?

Estes líderes não têm limites quando se trata de arrecadar dinheiro.
Exibem seus shows de horrores à toda hora, mostrando pessoas ingênuas, que julgam terem obtido cura para seus males através da igreja, quando na realidade, e na maioria das vezes, foram "tratados" pela medicina tradicional.
Agindo de má fé, mostram em seus programas de rádio e televisão apenas os casos que, supostamente, obtiveram resultados positivos, e escondem os casos em que os pacientes morrem ou permanecem com os sintomas das suas enfermidades após as orações.
Sinceramente, só sendo muito tolo para acreditar em uma estatística que não mostra os dados positivos e negativos.
A própria bíblia diz: "Acautelai-vos, para que não vos enganem", mas muita gente não se dá conta que está sendo enganada.


report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
AJUDANDO DE VERDADE
escrito por Milson , 27 abril 2011
Sabe-se lá quantas pessoas cometeram morreram por terem confiado cegamente nestas igreja e se recusado a buscarem um tratamento na medicina tradicional? Sabe-se lá quantos casamentos foram destruídos após os casais perderem suas economias para estas igrejas? Sbese-se lá quantas pessoas passaram madrugadas inteiras deseseperadas em hospitais por terem confiado nas orações destes pastores e buscado tratamento tardiamente? Com que direito estas igrejas enganam as pessoas? Querem realmete ajudar? Então transformem-se em entidades filantrópicas sem fins lucrativos, e o resultado será muito melhor.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
CONHECEREIS A VERDADE...
escrito por Milson , 27 abril 2011
Conforme as pessoas vão ficando mais inteligentes, elas se importam menos com pastores e mais com professores.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Dízimo, a lei que ainda convém.
escrito por Milson , 08 maio 2011
Segundo a fé cristã, Cristo veio para cumprir a lei (ou as leis, já que são inúmeras). Não fosse por sua vinda, os cristãos teriam que oferece sacrifícios constantes (degolando pombas, queimando vacas, bezerros, ovelhas... e outra tantas bizarrices). Pela antiga lei, todos os homens teriam que ter a extremidade do pênis decepada. E as mulheres, coitadas, teriam que se enclausurar durante o ciclo menstrual, pois neste período eram consideradas imundas.
Já imaginou quanta bizarrice?
Mas, para a sorte dos cristãos, com o advento da vinda de Cristo estas obrigações já não são mais necessárias, Jesus, segundo a Bíblia cumpriu a antiga lei e os livrou dessas atrocidades.
Porém, não sei por que cargas d?água, para o azar dos cristãos, ele não cumpriu a lei do dízimo, visto que os líderes religiosos, sem exceção, insistem em cobrá-lo dos seus fiéis.
Pela minha conclusão, a única explicação para isso é que a religião, definitivamente, não se sustenta sem o dinheiro, ou seja, o poder da igreja depende do poder do dinheiro.
Para conseguir arrecadar fundos para suas igrejas, os líderes religiosos se desdobram como podem. Muitos deles não se importam em fazer papel de ridículos, diante de milhares de telespectadores, em programas de televisão. Outros bolam campanhas, nas quais distribuem tijolinhos, toalhinhas, botões de rosas e outras quinquilharias, com o único objetivo de arrancar dinheiro das pessoas.
Na época de eleição, muitas igrejas trocam as pregações por verdadeiros comícios e transformam os seus púlpitos em palanques, quando tentam, de qualquer forma, empurrar seus candidatos no poder, para que estes possam ?trabalhar? (entre aspas) em seu favor junto ao poder público.
A própria Bíblia é um meio de se ganhar dinheiro. Experimente o seguinte: organize um grupo de 100, 500 ou mais pessoas e se dirija a uma igreja para pedir uma bíblia para cada uma delas!

Conclusão: O dinheiro, que a Bíblia tanto condena, na realidade é a base de sustentação da igreja. Sem ele, ela simplesmente não subsiste.

report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
resposta
escrito por tafir , 09 maio 2011
EU ME SURPREENDO COM O NUMERO DE PESSOAS QUE SO GOSTAM DE CRITICAR E FALAR MAL. O AUTOR DO TEXTO JA REPAROU COMO OS MEMBROS DA IURD, CONVERTIDOS À DEUS, SE COMPORTAM QUANTO À ESTAS SITUACOES? NAO JULGAM, NAO FALAM MAL, E RARAMENTE SAEM PARA JUSTIFICAR CERTOS ACONTECIMENTOS OU COMENTARIOS, ENFIM, PORQUE ESSE É O CARACTER DOS FILHOS DE DEUS. OLHA, O MUNDO ESTA DO JEITO QUE ESTA PK SATANAS COLOCA DINHEIRO NAS MAOS DOS SEUS FILHOS PARA PROPAGAREM TODA SUJEIRA QUE A GENTE VE TODOS OS DIAS. MEU CARO, SE O CRISTAO NAO COLOCAR O SEU DINHEIRO NO ALTAR, que tambem so tem pk pok deus lhe DEUS (OU NAO ACREDITA NISSO TAMBEM?), DEUS NAO VAI FAZER CHOVER DINHEIRO DO CEU (VEJA A FINALIDADE DO DIZIMO E OFERTAS EM MALAQUIAS), E CONSEQUENTEMENTE O ENVAGELHO NAO VAI CHEGAR A TEMPO PARA MUITAS ALMAS. SOU MOÇAMBICANO E VIVO EM MAPUTO (SUA CAPITAL), IMAGINE SE NAO FOSSEM OFERTANTES DO BRASIL E DO RESTO DO MUNDO, PK AQUI IGREJAS DE DEUS CONTAM-SE AOS DEDOS, E AS QUE PROCLAMAM JESUS ENTAO ESSAS É QUE SAO RARAS. A ARVORE SE CONHECE PELOS SEUS FRUTOS. LEMBRA-SE DOS SACERDOTES DE ISRAEL, FILHOS DE ELI, O QUE FAZIAM COM A OFERTA? MAS ISTO NAO IMPEDIA QUE O POVO FOSSE ABENÇOADO, POIS A MESMA ERA APRESENTADA À DEUS E NAO AO SACERDORTE. SE EVENTUALMENTE OS BISPOS E PASTORES ANDAM A BRINCAR COM A OFERTA ISSO É PROBLEMA DELES COM DEUS. VÇ COM CERTEZA PAGA OS SEUS IMPOSTOS, E SE OS QUE TEM A OBRIGACAO DE ADIMINISTRA-LOS CORRECTAMENTE NAO O FAZEM, ESTE É OUTRO ASSUNTO, VC JA CUMPRIU COM A SUA PARTE.

MEU CARO, COLOQUE ISSO NA SUA MENTE, A DISPUTA ENTRE DEUS E SATANAS NAO É SO DE ALMAS MAS TAMBEM SERVOS DE QUALIDADE (LEMBRE-SE DE JO). OS FILHOS DO DIABO FAZEM TUDO MAIS ALGUMA COISA PARA AGRADA-LO, DAO TUDO, E VC AI DIZENDO QUE É CRISTAO NAO CONSEGUE DAR UMA OFERTA DE 1.000 REAIS, POIS ACHA QUE DEUS NAO PRECISA.

MEU AMADO, O DIABO NAO SE ALIMENTA DE SANGUE, E NEM PRECISA DE DINHEIRO MAS ELE PEDE, SABE PK? PK NISSO SE REFLECTE A SUA CONSIDERACAO. E PARA DEUS, O K TEMOS FEITO? NADA, SENAO CRITICAR OS QUE FAZEM.

VC ACHA QUE DEUS, NOS DIAS ACTUAIS, DETESTA A OFERTA, O SACRIFICIO REPRESENTADO POR AQUILO QUE, EM TERMOS MATERIAS, TEMOS DE MAIS VALIOSO? MEDITE

NA FE, DEUS ABENCOE
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Vendedores de salvação.
escrito por Milson , 09 maio 2011
O comércio da salvação é um setor que sempre deu muito lucro. Também pudera, sendo um produto abstrato, a salvação não precisa de certificado de garantia e a sua venda não respeita prazo de validade. Na contramão da Bíblia, que declara que a salvação é de graça, muitos charlatães montam igrejas com falsas promessas de cura e salvação, mas o único objetivo é arrancar dinheiro das pessoas fragilizadas, seja por problemas de saúde, emocionais ou, até mesmo, financeiros.
Se estas pessoas lessem a bíblia (a mesma bíblia que os pastores usam em suas pregações)com um pouquinho mais de atenção, descobririam que não precisam de igrejas, e muito menos de pastores, para alcançar a salvação e as bênçãos que tanto buscam.
Aparentemente a grande maioria dos fiéis não leem a bíblia, ou lendo-a não a ententedem, pois ela é bem clara quando, em I Timóteo 2:5, diz: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
Também parecem que não dão ouvidos ao alerta que a própria bíblia dá em Lucas 21.8: "Tomai cuidado; para que não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome."
Falo com conhecimento de causa pois já fui evangélico, como já falei em outros comentários, entretanto, ao ler a bíblia com atenção, pude ver não só as suas contradições, mas também os seus alertas.
Foi graças a isso que me libertei das amarras da religião, que acredito só levar o homem ao atrazo, ao preconceito e à falta de entendimento da realidade das coisas.
Somente quando me livrei dessa máscara, pude ver o próximo de uma maneira mais humana, independente dele ter uma opção sexual ou uma crença diferente da minha.
Somente quando me livrei dos medos que a religião me impunha, com ameaças de condenação eterna por atos praticados em uma vida tão breve, pude aproveitar melhor a vida.

Hoje não acredito mais em salvação ou condenação eternas. Acredito que, quando findarem os nossos dias aqui na terra, voltaremos à mesma situação que nos encontrávamos antes de de sermos gerados. Essa é a minha crença e, acredite, não há nada melhor do que acreditar "apenas" nisso.


report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Milson , 13 maio 2011
Na falsa estatística dos casos de milagres realizados nestas igrejas, nunca aparecem os casos negativos, ou seja, elas nunca mostram os casos em que as pessoas não ficam livres das suas doenças ou em que, depois da encenação de recebimento de cura, as pessoas pioram ou morrem.

Poucas emissoras de canais abertos de TV têm a coragem de exibir reportagens que mostram estes casos negativos, como fez o SBT poucos dias atrás.
A reportagem mostrou apenas dois casos de "simulação de milagre" em uma igreja, mas dá pra concluir, por amostragem, que inúmeros outros semelhantes acontecem.

No primeiro caso, uma senhora, que sentia dores fortes no calcanhar, resultado de uma inflamação óssea, recebeu a imposição de mãos de uma garotinha, filha de um pastor, que, segundo os fundadores daquela igreja, possui poder de cura. No calor da oração, o pastor ordenou que a senhora pulasse e corresse à frente das pessoas presentes, na tentativa de mostrar a todos que ela (a senhora) havia sido curada.
Obedecendo ao pastor, e envolvida pelos gritos da congregação, a senhora correu e pulou diante de todos.

No segundo caso, um jovem rapaz , acometido de Câncer nos pulmões, também foi induzido pelo pastor a correr. E ele, movido pela emoção e alimentado pela falsa esperança de ser curado, obedeceu.

Resultado, não deu outra, uma investigação posterior da emissora mostrou que aquela senhora teve complicações na inflamação do seu calcanhar, agravando ainda mais a sua situação. E o jovem, ao sair da igreja passou mal, foi levado ao hospital e, infelizmente, veio a falecer em poucos dias.

Nada me faz pensar contrário de que muitos casos iguais a estes aconteçam. Mas na ganância por dinheiro, e para ganrantir o seu lucrativo negócio, as igrejas fazem questão de os esconder.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Gustavo Ibraim Ceron , 18 agosto 2011
Meuuuuuuuuu Deuuuussssss! Como se perde tempo discutindo coisas inuteis. O criador da IURD foi paupérrimo e fazia pregações em praças públicas. Tornou-se um dos homens mais ricos do Brasil e continua a aumentar a sua fortuna, agora, também com novas igrejas na África. E daí? O que isso tem a ver com com a evolução espiritual de cada um dos frequentadores da IURD? Quando chegar a hora da "Entrevista" para a entrada no "Céu" , ninguém vai perguntar qual religião frequentou, ou quanto dinheiro investiu para garantir boa vida na nova "Casa". Não sei quem teria dado o título de "bispo" ao Senhor Edir Macedo, talvez ele próprio, mas isso não importa, porque na "entrevista", cargos políticos, títulos de nobreza, patentes militares, doutorados em teologia ou DIPLOMAS DE MINISTROS DE DEUS, lá, não servem de "PASSAPORTE"; são meras palavras ao vento, geralmente
altamente prejudiciais ao entrevistado.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por walma , 16 novembro 2011
trata-se de um texto sem fulcro de conhecimento avançado no que cerne a verdadeira face do ocorrido dia - a -dia, qual seja o trabalho da iurd que é verdadeiramente reagatar vidas, eu testemunha ocular disto, pois Deus através da I. Igraja fez na mimha vida e não sou iletrada, sou advogada me preparando para concurso para magistratura( juíza), portanto deixe de criticar os outros e se entregue verdadeiramente a DEUS, ele sim pode Julgar, teologia é letra e letra mata o Espírito Santo Vivifica é isso que o maior Bispo do Brasil EDIR Macedo disse, que devemos priorizar o Espirito Santo, por isso pare de criticar e vá estudar e trinar interpretação de texto
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Resposta para a "Juíza"
escrito por Felipe Mogan , 22 novembro 2011
Em primeiro lugar está bem claro no texto nos primeiros parágrafos que existem, eventualmente, pessoas cultas na IURD, embora também esteja claro, que essa não é a regra entre os participantes dos cultos.

Por outro lado, nossa candidata a juíza (não sei se estadual ou federal), que se diz letrada, produziu um texto que, certamente, não a credencia a aprovação no concurso que disputa; erros ortográficos de pontuação e concordância. Isso demonstra em parte o que escrevi e dá, infelizmente, uma mostra do ensino em nosso país.

Pobre justiça brasileira, alimentada por candidatos tão mal preparados além de estar sujeita a sentenças que tenham por base, o obscurantismo religioso.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
preconnceito
escrito por alessandro , 15 janeiro 2012
Em primeiro lugar vai se converter ninguem da iurd e burro nao cuidado isso vai dar processo indenizatorio.na iurd tem juiz advogados muitos doutores vamos divulgar que vc escreveu do povo chamando de burros so no brasil sao mais de 10 milhoes de fieis vc tem dinheiro para indenizar todos cuidado .
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Acusação de Preconceito: Ameaça
escrito por MPHP Admin , 16 janeiro 2012
Alessandro
Em primeiro lugar, isso que você escreveu é você que está afirmando.
Ninguém escreveu aqui que os membros da IURD são pessoas "burras" como você se referiu.
Sua afirmação prova em parte o que escrevemos.
Esteja a gosto se desejar processar. Vai perder o seu tempo e seu dinheiro.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Comprovação da farsa.
escrito por Milson , 13 março 2012
Os comentários de vários religiosos com ameaças de processo na justiça secular, só aumenta a nossa convicção de que tudo o que diz respeito às religiões não passa de uma grande farsa, ou ilusão.

Se realmente eles acreditassem que o seu deus promove justiça, por que perdem tempo com ameaças com a através da justiça dos homens?
Sinceramente, ainda dou mais crédito e nutro algum respeito por aqueles que ameaçam com castigo de punição eterna no inferno, pois, pelo menos, põem um pouco de confiança naquilo que acreditam.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Perdidos no ponto
escrito por Jomar Oliveira , 07 agosto 2012
Cada vez mais me convenço que esta humanidade precisará de mais 2000 anos para entender o que somos. UM BANDO DE IDIOTAS jogados em um minusculo asteroide, na sua grande maioria ignorantes,apesar de possuirem "inteligencia" que quando usada, busca unicamente picaretar usando-se o nome de um deus criado para dar esperança aos pobres, de dias melhores nesta ou em outra dimensão. Os pseudos intelectuais, doutores e PHDs, embarcam nessa mentira para obeterem vantagens pois acredito, devem ter conhecimento dos pensamentos dos grandes pensadores, filosofos e oportunistas dos ultimos 5 mil anos, alguns verdadeiros sabios e pacifistas, Confuncio, Jeremias, Buda, Tales, Socrates e Jesus. Outros, picaretas, oportunistas como Anibal, Cesars, Constantino,Papas, e bispos da santa igreja catolica, Felipe II, Napoleão, Mussolini, Hitler e mais recentimente,Edir Macedo e os mensaleiros...Este é o mundo que nos foi imposto, talvez para tomarmos conhecimento do que não se fazer no futuro, nas proximas gerações.
Infelizmente, somos obrigados a assistir a tudo isto.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
A fé em Deus e na sua capacidade q faz mudar nao a IURD
escrito por Angela , 27 outubro 2012
Ja fui lá , acredito que nao precisa se dá dinehiro pra igreja nem como poposito e etc. pra alcançar uma graça economica , fisica etc. vc quer ter um bom emprego? lute , vc quer uma vida financeira equilibrada? se organize ! , quer ter saude ? se cuide ! vc quer ter paz busque a verdade!! axo q aquele discurso psicologico q eles fazem pra os fieis terem iniciativa e auto estima legal mais , nao venha me dizer q q dá dinehiro vai mudar sua vida porque n vai! o q vai mudar é vc fazer as coisas pra mudar , isso é fruto de uma sociedade preguiçosa q axa q colocando dienhiro deus muda.. perceba q eu posso ser ateu , se eu me esforçar concerteza minha vida mudará porqu?! porque eu vou ta fazendo alguma coisa por mim ... e pior esse linha q eles usam de ' somo escolhidos e o resto n é filho de Deus ' naumm q tipo de religao exclui? bom.. gente o q te salva te ajuda é a fé nao essa psicologia barata de enganar as pessoas q as vezes n tem nada pra comer e dá axando q Deus quer isso?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
Sou obreiro e sou feliz com JESUS na IURD
escrito por Trindade , 27 outubro 2014
Só asneiras.
Sou da IURD desde 1985 e estou felissimo com Deus.

report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Enquanto vocês falam, a IURD ajud amais um necessitado
escrito por Alan , 06 agosto 2015
Alertar, instruir, conceituar... É sempre as mesmas coisas, e enquanto isso a IURD abre mais igrejas e mais pessoas encontram a verdadeira felicidade...Sé fosse algo tão ruim como é falado, acho que essa igreja e seus trabalhos sociais já teriam sumido de qualquer canto do planeta... Jesus pode ajudar todos vocês, apenas escute o que ele tem para falar smilies/wink.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: