Kurzweil, The Singularity is Near PDF Imprimir E-mail

Mário Porto 

Gosto bastante das idéias de Ray Kurzweil porque ele é um otimista e assim como eu acredita que só o homem e sua tecnologia resolverão os enormes problemas que afligem a humanidade, mesmo que estes problemas sejam resolvidos numa Sociedade considerada Pós-Humana após o evento da Singularidade Tecnológica.

O que causa certa angústia é saber que este livro não está nas cabeceiras da maioria das pessoas onde, infelizmente, encontramos normalmente um outro que só apresenta pessimismo, fanatismo e obscurantismo.

A sua exposição do desenvolvimento do tripé GNR (Genética, Nanotecnologia, Robótica) demonstra que isto é parte da evolução da espécie e qualquer resistência por parte de governos, considerações éticas ou indivíduos já está calculada nestas previsões.

Os avanços que Kurzweil prediz são baseados em uma visão científica mundial segundo a qual estes avanços são inevitáveis da mesma forma que nossa evolução biológica é inevitável e todo o avanço tecnológico, especialmente nos últimos 100 anos é a prova de que a velocidade do desenvolvimento e adoção de tecnologias dentro de nossa sociedade é sempre crescente a um ponto irreversível segundo a Lei dos Retornos Acelerados estabelecida pelo próprio Kurzweil.

Ray Kurzweil é um tesouro da humanidade, um homem que pensa no nível de Einstein, mas  50 anos depois. Existem outras pessoas como Kurzweil por aí no planeta. Temos que buscá-los. Quando os achamos temos que aprender tudo que for possível de suas mentes privilegiadas. Eles nos guiarão na passagem exponencial para o próximo nível. Ele é um pensador solitário operando nos limites do conhecimento humano.

Li também seus outros livros e de certo modo este livro é um continuação do "The Age of Spiritual Machines". O que Kurzweil escreve neste livro é que estamos nos movendo em direção a uma superinteligência simbiônica (homem e máquina) aonde doenças estarão controladas, o homem viverá por tempo indefinido e os grandes problemas como a poluição ambiental estarão resolvidos.

Em seu primeiro livro em 1990, "The Age of Intelligent Machines" Kurzweil recebeu o prêmio do mais extraordinário livro em Ciência da Computação pela American Publisher em 1990. Foi também vencedor do "Dickson Prize, Carnegie Mellon's top science prize" em 1994. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) o nomeou o inventor do ano em 1988 e ele detém nove doutorados honorários e medalhas conferidas por dois presidentes americanos. O seu livro seguinte cujo prólogo traduzi, parcialmente, "The Age of Spiritual Machines", que aparece na página principal da MPHP é uma versão atualizada das previsões tecnológicas para dez anos do livro de 1990 (The Age of Intelligent Machines) as quais foram quase que integralmente confirmadas e foi publicado em 1999 oferecendo novas previsões tecnológicas detalhadas até 2039 e um resumo em forma de diálogo para 2099.

Agora, em 2006, com "The Singularity is Near" Kurzweil completa o quadro. Imperdível. Infelizmente sem tradução em português.

Trackback(0)
Comentarios (0)add
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: