Navegue para Longe do Submarino PDF Imprimir E-mail
 

Mário Porto

Nunca tive qualquer receio de efetuar compras e realizar pagamentos na Internet, venho fazendo isto desde o alvorecer da Internet no Brasil.

No entanto, sou obrigado a alertar os internautas sobre uma empresa que em função da incompetência de sua administração e da falta de respeito para com seus clientes não merece a credibilidade dos mesmos quando decidirem adquirir livros pela Internet.

Trata-se da empresa Submarino.com.

Em 26 de dezembro de 2007 adquiri através do site do Submarino uma relação de 7 livros e então começou a minha "via crucis" para tentar resolver o simples fato de um dos livros ter vindo em duplicata e, conseqüentemente, outro deles faltando.

Os livros chegaram no dia 29/12/2007 e no mesmo dia enviei e-mail para o Submarino informando-os do engano.

Iniciou-se ai uma interminável troca de emails sempre esclarecendo as mesmas coisas e vários telefonemas interurbanos a meu custo, pois o procedimento da empresa, que desconsidera um cliente cadastrado e com cartão de crédito de filiação Submarino, obriga que antes de que livro correto seja enviado pela empresa o cliente retorne o livro remetido por engano, na embalagem original, através de uma coleta programada pela própria empresa. 

Para isto é preciso agendar e esperar que os correios recolham o livro em sua residência.

Por sorte, nunca desfiz a inteiramente a embalagem original e tinha os requisitos para efetivar a troca.

Por duas vezes alegaram, levianamente, que tinham vindo à minha residência e por não ter encontrado ninguém haviam cancelado a coleta.

Nunca deixou ter alguém na residência e, efetivamente, não estiveram na minha casa quando afirmaram. Não me ausentei neste período e mesmo que não estivesse em casa no momento da entrega possuo caseiros, perfeitamente, habilitados para receber correspondências o que com certeza não ocorreu. Algum agente terceirizado, provavelmente, mentiu, não cumpriu a coleta e deve ter sido ressarcido por isso. Estamos no Brasil.

Após minha ponderação, reativada a coleta, passaram finalmente para recolher o livro e para meu espanto 15 dias mais tarde entregaram o mesmo livro que havia sido coletado. Por duas vezes este fato ocorreu e desta maneira chegamos depois de mais uma série de emails e telefonemas ao mês de maio de 2008 (5 meses), sem que o problema tivesse sido resolvido.

Reclamei, veementemente, informando que irai divulgar isto na Internet como estou fazendo agora.

Destacaram uma pessoa específica para resolver o problema. Este funcionário me ligou algumas vezes sanando dúvidas já, extensivamente, explicadas e mais uma vez foi programada a troca. O problema não foi resolvido e mais uma vez enviaram outro livro da relação que eu comprara, mas que não era o que devia ser trocado.

Mais uma terceira pessoa foi destacada para o problema e desta vez enviariam para mim por email um formulário que permitiria o envio pelos correios do livro a ser substituído, sem quaisquer custos de minha parte. Ainda não me creditavam a confiança e a consideração para me enviar, diretamente, o livro que faltava e que era necessário para uma pesquisa, desde janeiro de 2008.

Preenchi o formulário, compareci a uma agência dos correios próxima à minha residência e para surpresa minha os funcionários desconheciam o procedimento. Como em função disto eu não enviei o livro a ser trocado, embora tenha solicitado instruções sobre quais agências dos correios aceitavam o tal formulário, o Submarino cancelou novamente o processo.

Estamos em meados de julho de 2008, 7 meses após a compra, e até hoje não foi possível efetivar uma simples troca de um livro enviado incorretamente.

Acabo de desistir e estou adquirindo o livro em outra livraria.

Para completar o infortúnio o Cartão Submarino, sob bandeira Áurea, não contabilizou o meu pagamento do mês de junho e embora eu já tenha enviado a carta do Banco no qual foi debitada a fatura com todos os dados do repasse do pagamento, realizado 5 dias antes do vencimento, o cartão foi bloqueado e continuam cobrando uma fatura, comprovadamente, saldada. São dois fatos distintos, mas por coincidência a mesma empresa Submarino está indiretamente envolvida.

Por estes motivos eu definitivamente não recomendo qualquer compra no site do Submarino que é uma empresa com procedimentos complicados e que não privilegia a satisfação do cliente. Enquanto publico este relato estou me preparando para dar entrada em processos judiciais tanto contra o Submarino como contra o Cartão Áurea, por perdas materiais e danos morais.

Este relato prova que misturar livros com eletrodomésticos descaracteriza uma grande virtude dos livreiros que é o amor pelos livros e o respeito por quem os ama. Estas mega-livrarias não têm o espírito dos livreiros. Livrarias não deviam ir além de livros ou no máximo DVDs e CDs.

Trackback(0)
Comentarios (2)add
Absurdos submarinos
escrito por Lisa , 22 julho 2009
É um verdadeiro abuso cometido por empresas desse porte. Fazem de tudo para vender, mas não dão a mínima se o cliente receberá a mercadoria ou não, se estará satisfeito ou não com a compra. Típica empresa mente pequena: acredita que o produto é importante, mas não sacou ainda que o serviço que vem agregado ao mesmo é quem faz toda a diferença!
Previsão de uma consumidora consciente: estamos em julho de 2009, se continuar assim, em 2010 não será mais Submarino, e sim Náufrago!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Ganho de causa na Justiça
escrito por Mario Porto , 14 setembro 2009
Apenas para corroborar tudo que relatei informo que em julho de 2009 recebi a indenização judicial devida relativamente ao problema no Cartão Aura.
Não enriqueci por isso, mas eles tiveram que pagar um valor 5x maior do que o que indevidamente me cobraram.

Quanto ao Submarino, deixei para lá. Vão tropeçar nas próprias pernas com esta ineficiência.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: