Ingermanson , Transgression: A Time-Travel Suspense Novel (City of God Book 1) PDF Imprimir E-mail

 Mário Porto

Transgression1.jpg

 

Fiz download deste livro por dois motivos: primeiro a oportunidade de obter um livro gratuito e em segundo lugar por ser um tema que me atrai. Fiquei surpreso ao constatar a coincidência que o roteiro do livro possui ao guardar similaridades, não semelhanças, com um romance que eu mesmo escrevi este ano e que está também disponível na Amazon: Opção Continuum - O Sequestro do Profeta, cujo link, na Amazon, vou deixar ao final desta resenha.

Notando as avaliações na Amazon.com em número superior a 650 notei que mais de 90% aprovam, como eu, a novela. Os 10% que não aprovam integralmente (notas 1 - 3) me parecem leitores avessos à mistura de ciência e religião, que o autor faz muito bem, embora dedicando uma prioridade maior aos conflitos religiosos, que são bem abordados, inclusive do ponto de vista histórico. Mas não há nenhuma dúvida que a história poder ser classificada como ficção científica, fato que alguns críticos negam, reputando-a apenas como um roteiro religioso que ela também é.

O que me surpreendeu no livro foi o grau de especulação de um físico, que certamente possui muito mais conhecimento de mecânica quântica do que eu e por isso mesmo evitei, quando da elaboração da minha novela, estabelecer certezas nesta questão de viagem do tempo, espaço tempo etc.

Para se ter uma ideia o autor apresenta uma comunicação por celular na borda do "wormhole" envolvendo uma separação mais de 20 séculos no tempo, embora distantes apenas alguns metros. Isto, sem contar que os personagens já estavam há mais de 48 horas no passado onde não poderiam carregar seus celulares padrão ano 2000, mas isto é apenas um detalhe contornável, o que impacta é a comunicação, que ocorre em duas ocasiões. Fiz esta pergunta ao autor e sua resposta quanto a este detalhe ser ou não ser uma enorme especulação para um físico resposta realmente não me convenceu, porque ele respondeu:

If I understand your question, you're asking how the phone call could happen across 20 centuries.

The answer is that it can't.  Ari could only place a phone call when he went back through the wormhole into the present day.  And that's what he did.
Na verdade isto não aconteceu exatamente assim pois ele relata no Capítulo 22: "Ary knelt at the far end of the cave almost in the wormhole..." Ou seja, quase no buraco de minhoca, mas não dentro dele.

Embora eu tenha gostado da discussão teológica existem alguns pontos que o autor não deixou muito claros para o leitor que não tenha intimidade com a história da civilização ocidental. Em função disso, a minha avaliação 4.0 está mais para uma aproximação de 3,5, uma opção que não existe. Portanto, conferir avaliação 3,0 seria uma depreciação demasiada para uma novela que eu gostei e li de cabo a rabo. Abaixo, os pontos principais que deviam ter sido melhor esclarecidos.

1. Qual a relação do problema do irmão do Dr, West com sua aversão pela tecnologia e sua adesão ao manifesto do Unabomber? As memórias em flashs de sua relação com o irmão parecem deslocadas, sem conexão com suas atitudes.

2. Embora, equivocadamente, tenha se criado o mito histórico de que a Igreja Católica fosse oposta à ciência, uma ideia inventada pelo Iluminismo, que o autor nitidamente não adere, mas não deixa claro em sua exposição histórica a relação entre a expansão do cristianismo na Europa e o crescimento da ciência e da tecnologia no mundo ocidental o que justificaria a caçada contra Paulo intentada pelo Dr. West. Muitas pessoas sem esta noção não entenderiam o porquê da caça ao Apóstolo.

3. O ódio de Ari contra os cristãos parece um pouco anacrônico e exagerado deixando a impressão que fosse algo irreconciliável. Afinal, as perseguições contra os judeus ao longo da história viéram de vários lados não só de cristãos católicos, mas de protestantes, anglicanos, de islâmicos e pagãos como o citado Hitler, que não perseguiu os judeus tendo como mote apenas a religião em si.

O livro faz parte de uma série e pretendo continuar a leitura da saga, pois a trama é bastante envolvente. No meu roteiro de "Opção Continuum" o personagem principal tenta sequestrar Maomé no tempo, para evitar o islamismo em nosso dias enquanto em Transgression: A Time-Travel Suspense Novel (City of God Book 1) o vilão tenta evitar o cristianismo através da assassinato de seu maior propagador. Se desejar conferir meu próprio romance na Amazon: Opção Continuum: O Sequestro do Profeta

 

Trackback(0)
Comentarios (0)add
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Seguinte >

Recomendar a MPHP

Fala para um amigo Seu nome:

Seu e-mail:

E-mail do seu amigo: